A Inglaterra é um destino muito procurado por turistas. A terra do Rei Charles e da família real tem diversos atrativos, seja para quem gosta de história ou atrações cosmopolitas. Mas qual é a moeda da Inglaterra? É possível usar dólar ou euro nas compras pelo país?
A seguir, a gente conta se a Inglaterra aceita dólar e qual a melhor forma de levar dinheiro para a sua viagem. Confira!
Qual é a moeda da Inglaterra?
A moeda oficial da Inglaterra é a libra esterlina, que também é a moeda do Reino Unido como um todo. O código ISO para a libra esterlina é GBP (Great British Pound), e seu símbolo é o £.
A libra esterlina é uma das moedas mais antigas do mundo e desempenha um papel fundamental no sistema financeiro global. Também é bem valorizada, o que torna o custo de vida mais alto, comparando com o real, sobretudo o custo de vida em Londres.
Moedas da libra em circulação
As moedas em circulação na Inglaterra são de diferentes valores e têm uma variedade de tamanhos, cores e design. São elas:
- 1 pence, com o valor de £0,01
- 2 pence, valendo £0,02
- 5 pence, ou £0,05
- 10 pence, moeda com o valor de £0,10
- 20 pence, no valor de £0,20
- 50 pence, com o valor de £0,50
- £1, valendo £1,00
- £2, no valor de £2,00
Cédulas de libra em circulação
As cédulas de libra existem nos seguintes valores:
- £5, com a figura de Winston Churchill, ex-primeiro-ministro britânico
- £10, com a imagem de Jane Austen, famosa autora inglesa
- £20 mostra a imagem de Michael Faraday, o importante cientista e físico
- £50 tem a imagem de Alan Turing, matemático e um dos pioneiros da computação moderna
Apesar da ascensão do dólar dos EUA, a libra esterlina ainda é amplamente usada em mercados financeiros como uma das principais moedas de reserva e de comércio internacional. Isso tem a ver com sua estabilidade para países e investidores que buscam proteger seus ativos em um mercado global volátil.
O comércio na Inglaterra aceita euro e dólar?
A Inglaterra não aceita dólar ou euro no comércio em geral. Pode ser que, em áreas de turismo mais intenso, você consiga comprar utilizando essas moedas, mas essa não é a regra.
Caso você tenha euros ou dólares, pode trocá-los por libras em casas de câmbio ou bancos. O câmbio, no entanto, pode não ser muito favorável, dependendo de onde você fizer a conversão.
Por isso, para evitar perrengues, o melhor é ter libras esterlinas com você ou então um cartão internacional, seja de débito ou de crédito, para ter mais liberdade nas compras.
Como levar dinheiro para a Inglaterra?
Ao viajar para a Inglaterra, existem várias formas de levar dinheiro para o país, e a escolha da melhor opção depende de fatores como segurança, custos de conversão e praticidade. Entenda no detalhe:
1. Dinheiro em espécie
Levar dinheiro em espécie (libras esterlinas) é uma opção tradicional, mas com algumas desvantagens. Entre elas estão o risco de perda e roubo (sobretudo com grandes quantidades), a taxa de câmbio nem sempre favorável, além de você pagar a comissão nas casas de câmbio.
Além disso, muitos lugares podem preferir o pagamento com cartão, especialmente em áreas urbanas e turísticas. Para sua viagem à Inglaterra, você pode levar um pouco de libras esterlinas em espécie para pequenas compras, mas não precisa exagerar.
2. Cartão de crédito internacional
Cartões de crédito são amplamente aceitos na Inglaterra, mas há algumas considerações a serem feitas ao usar este método.
A primeira é que alguns cartões podem cobrar uma taxa adicional por transações em moeda estrangeira (geralmente entre 2% e 5%). Além disso, o câmbio utilizado pelo banco emissor do cartão pode ser menos vantajoso do que as taxas que você conseguiria ao fazer uma conversão em casas de câmbio ou ao usar um cartão de débito internacional.
Em compensação, ele é bastante aceito e é um método mais seguro que o uso de dinheiro em espécie. Além disso, alguns cartões de crédito oferecem benefícios como programas de fidelidade, cashback e outros.
3. Cartão de débito internacional
O cartão de débito internacional vem ganhando popularidade por ser uma forma segura e prática para compras e viagens. Esse cartão está vinculado diretamente à sua conta bancária e permite que você faça pagamentos e saques em caixas eletrônicos (ATMs) no exterior.
Muitos cartões de débito internacionais oferecem taxas de câmbio mais vantajosas do que cartões de crédito tradicionais. No caso da Nomad, toda sua compra é processada em dólar comercial, que é mais barato que o turismo, e você paga 1,1% de IOF somente ao colocar saldo em sua conta internacional.
Como o cartão de débito está vinculado à sua conta corrente, você pode controlar facilmente seus gastos. Não há risco de endividamento, como pode ocorrer em cartões de crédito.
Em caso de perda ou roubo, você pode bloquear o cartão e solicitar uma nova via diretamente pelo app.
E tem mais, o Cartão Nomad é aceito em mais de 180 países e todos os pagamentos são processados na moeda local, com conversão automática para dólar. Assim, você não precisa se preocupar em comprar moedas diferentes ao viajar para o exterior.
Quanto dinheiro levar para a Inglaterra?
O valor de dinheiro que você deve levar para a Inglaterra em uma viagem depende do estilo de viagem, das atividades planejadas, e se você vai usar mais dinheiro em espécie ou depender de cartões. Inclusive, se já pagou ou não sua hospedagem.
Se você planeja uma viagem de 5 dias e vai usar um cartão de débito internacional para a maioria das despesas, o dinheiro em espécie pode ser usado apenas para pequenos gastos, como transporte público, lanches ou compras pequenas. Então, para gastos diários médios, calcule entre £60 e £120.
Assim, em 5 dias, podemos prever:
- £300, considerando gastos mais econômicos
- £450, com um pouco mais de conforto
- £600, para um pouco mais de conforto e tranquilidade
Leve dinheiro para a Inglaterra com a Nomad
Por mais que seja interessante ter um pouco de dinheiro em espécie em sua viagem à Inglaterra, o cartão de débito internacional é a forma mais econômica e segura de pagar suas despesas.
O cartão de débito internacional Nomad é aceito na Inglaterra, em todo Reino Unido e em mais de 180 países. Você faz pagamentos em libra esterlina, com conversão automática para dólar americano, conferindo as transações direto no app, com total transparência.
Caso precise de dinheiro em espécie durante o passeio, não tem problema. Você pode realizar saques em qualquer caixa eletrônico (ATM) na Inglaterra que aceite a bandeira Visa®. E você ainda tem direito a dois saques gratuitos em um período de 30 dias. Após os dois saques gratuitos será cobrada uma taxa de US$ 5 por transação, que será debitada diretamente da sua conta.
Na Nomad você ainda compra dólar comercial, mais barato que o turismo, e paga 1,1% de IOF somente ao adicionar saldo na sua conta. Ou seja, sempre que usar o cartão de débito para pagar compras e realizar pagamentos, não pagará IOF adicional por isso!
Para ter mais segurança, no app da Nomad você consegue criar cartões virtuais para realizar pagamentos e adicionar o cartão de débito na sua carteira digital preferida, como Apple Pay, Google Wallet, Samsung Wallet, entre outros.
E as vantagens não param por aí. Com a Nomad, você garante descontos e cashback no Nomad Shop, planeja a sua viagem dos sonhos no Nomad Trips, fica conectado durante a viagem com o Nomad Chip e recarrega as energias antes do embarque no Nomad Lounge.
E para construir e fortalecer o seu patrimônio, com a Nomad, você tem acesso ao mercado acionário norte-americano na palma da mão com uma conta de investimentos 100% digital e sem taxa de abertura e manutenção mensal. E com apenas US$ 1, você já pode começar a construir o seu patrimônio em uma moeda forte.
Abra sua conta internacional e garanta esses e outros benefícios exclusivos!
{{cta-component}}