Tudo o que você precisa saber para usar o metrô de Barcelona

Por:
Rogério Bertoldo
19/8/2024
|
Atualizado em
8/4/2024
15 min de leitura

Se você vai viajar pela Europa e pretende passar pela Espanha, precisa conhecer os detalhes do metrô de Barcelona para se locomover pela cidade com mais tranquilidade, e também ter autonomia para fazer suas visitas. Afinal, a cidade é cheia de atrações e festivais.

Ao todo, são 11 linhas que se cruzam, sempre identificadas pela letra L. Se você quer conhecer bem a cidade, com certeza vai passear pelo Parque Güell ou pelo Camp Nou, e a missão fica bem mais simples usando o metrô de Barcelona

A seguir, a gente traz todos os detalhes. Continue lendo!

Como usar o metrô de Barcelona: um guia para turistas

O metrô de Barcelona é uma forma eficiente e popular de transporte na cidade. Seja a sua primeira vez na Europa ou não, algumas informações são sempre importantes pra ter em mente. Vamos lá?

Horário de funcionamento

O metrô de Barcelona funciona das 5h às 00h, de segunda a quinta-feira. Já nas sextas-feiras e vésperas de feriados, o serviço é estendido até 1h da manhã.

Aos sábados, o metrô funciona sem interrupção durante toda a noite para que turistas e nativos possam aproveitar ainda mais a vida noturna agitada da cidade.

Aos domingos, assim como de segunda a quinta-feira, o serviço de metrô tem início às 5h e finaliza à meia-noite.

De qualquer forma, é sempre bom se precaver consultando informações dos sites oficiais por garantia, combinado?

Placas indicativas

As placas no metrô de Barcelona quase sempre são bilíngues, em catalão e espanhol, facilitando a compreensão para os visitantes.

As linhas são identificadas por números e cores, tornando fácil a navegação. Por exemplo, a Linha 1 é identificada pela cor vermelha.

A boa notícia é que existem mapas detalhados disponíveis em todas as estações e dentro dos trens para ajudar os passageiros a planejar suas rotas.

Não esqueça: sempre que identificar uma grande letra M em branco dentro de um losango vermelho é o sinal de uma estação de metrô.

Em Barcelona, o metrô é operado pela TMB, um consórcio público responsável pelo transporte público da cidade.

Acessibilidade

As estações do metrô de Barcelona são equipadas com elevadores e rampas para facilitar o acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Outra iniciativa que facilita a inclusão é que existe sinalização tátil para auxiliar passageiros com deficiência visual.


Bilhete para o metrô de Barcelona: opções e dicas para economizar

O custo unitário do bilhete de metrô em Barcelona é um pouco mais caro, seguindo o custo de vida na Espanha. Por isso, vale a pena ter um card de viagem, proporcional aos dias que for viajar. Saiba mais detalhes a seguir.

Quanto custa um bilhete de metrô em Barcelona

Você pode comprar tanto bilhetes unitários de metrô quanto um cartão válido para mais dias — o que compensa muito na questão custo-benefício.

Enquanto um bilhete único sai por 2,40 euros, os cartões da Hola Barcelona! Travel Cards valem por dias de viagem, e os preços variam conforme aumentam os dias:

  • 2 dias: 16,40 euros
  • 3 dias: 23,80 euros
  • 4 dias: 31 euros
  • 5 dias: 38,20 euros

Lembrando que o ticket de metrô para o aeroporto tem preço diferente: ele custa 5,15 euros.

Como comprar bilhetes

Você tem diferentes maneiras de comprar os bilhetes, e tudo gira em torno de quanto tempo pretende passar em Barcelona. Conheça as melhores opções!

Máquinas de bilhetes nas estações

As estações de metrô em Barcelona estão equipadas com máquinas automáticas de venda de bilhetes. Essas máquinas oferecem opções em vários idiomas, incluindo inglês.

É só seguir as instruções na tela para selecionar o tipo de bilhete desejado, inserir o dinheiro necessário ou usar um cartão de crédito/débito para efetuar o pagamento. Nesse caso, vale o cartão de débito internacional!

Bilhete único

O bilhete único, também conhecido como T-10, é uma opção popular para quem planeja usar o transporte público com frequência ou já mora na Espanha.

Esse bilhete permite 10 viagens e pode ser compartilhado por várias pessoas. Pode ser adquirido nas máquinas de bilhetes ou nos guichês das estações.

Guichês nas estações

Algumas estações também têm guichês de atendimento ao cliente, onde você pode comprar bilhetes diretamente de um atendente. Essa opção pode ser útil se você tiver dúvidas específicas ou precisar de assistência.

Aplicativos móveis

Barcelona também conta com aplicativos móveis que permitem a compra de bilhetes de transporte público.

Você pode baixar o aplicativo oficial de transporte público da cidade e comprar bilhetes diretamente no seu celular, o que acaba sendo uma opção para quem vive na Espanha.

Cartões de transporte público

Além do T-10, há outros tipos de cartões disponíveis, como o Hola Barcelona Card, que oferece acesso ilimitado ao transporte público, incluindo metrô, ônibus e trens, por um período específico.

Lojas e quiosques autorizados

Além das estações de metrô, você pode encontrar bilhetes em algumas lojas e quiosques autorizados na cidade.


Mapa do metrô de Barcelona: rotas e dicas

Se você já andou no metrô em São Paulo, consegue se virar em qualquer metrô do mundo — tamanha a complexidade das linhas da capital paulista. Mesmo assim, o metrô de Barcelona tem suas peculiaridades, e a gente revela quais são a seguir.

Rotas e mapa

Antes de andar no metrô da cidade espanhola, vale a pena tirar uns minutos para ler o mapa. Essa é a melhor ferramenta para entender e aproveitar as possibilidades do metrô de Barcelona. Ao conseguir ler o mapa, você consegue chegar facilmente aos lugares.

O bom é que o mapa do metrô está disponível em todas as estações, tanto nas plataformas como na zona das bilheterias, assim como em folhetos e guias turísticos de Barcelona. A maior parte das bilheterias também cede mapas gratuitamente, é só pedir!

O mapa do metrô de Barcelona é entrecortado e cruzado por 11 linhas de cores diferentes. A grande maioria das linhas atravessa o centro da cidade, e muitas estão conectadas, permitindo inúmeras combinações e baldeações.

Linhas do metrô

Relembrando, são 11 linhas ao todo. A seguir, citamos cada uma delas, incluindo a parada inicial e final.

  • L1, vermelha. Hospital de Bellvitge até Fondo
  • L2, lilás. Paral·lel até Badalona Pompeu Fabra
  • L3, verde. Zona Universitària até Trinitat Nova
  • L4, amarela. La Pau até Trinitat Nova
  • L5, azul oscuro. Cornellà Centre até Vall d’Hebron
  • L6, violeta. Plaza de Catalunya até Reina Elisenda
  • L7, marrom. Plaza de Catalunya até Avinguda Tibidabo
  • L8, cor de rosa. Plaza Espanya até Molí Nou | Ciutat Cooperativa
  • L9, cor de laranja. La Sagrera até Can Zam e Zona Universitária até o aeroporto
  • L10, azul celeste. La Sagrera até Gorg
  • L11, verde claro. Trinitat Nova até Can Cuiàs

Abaixo, você confere o mapa ilustrado com todas as linhas do metrô de Barcelona para te ajudar a se orientar.

Fonte: Transports Metropolitans de Barcelona (TMB)


Dicas de segurança e etiqueta no metrô de Barcelona

O metrô de Barcelona é seguro e traz certa tranquilidade às pessoas, assim como boa parte dos metrôs da Europa. Mesmo assim, algumas dicas são sempre importantes.

Primeiro, as dicas de segurança

Cuidado com pertences pessoais

Mantenha seus pertences pessoais, como bolsas, mochilas e carteiras, próximos a você e sempre esteja ciente do ambiente ao seu redor para evitar furtos.

Atenção às escadas rolantes

Opte por parar à direita nas escadas rolantes para permitir que as pessoas que desejam subir possam passar pela esquerda.

Respeite as sinalizações de segurança

Observe e respeite todas as sinalizações e avisos de segurança presentes nas estações e trens. Se não entender algum aviso, peça informação nas bilheterias ou aos seguranças.

Evite bloquear portas

Ao entrar e sair dos trens, evite bloquear as portas. Aguarde até que os passageiros tenham desembarcado antes de entrar.

Não force as portas

Evite tentar manter as portas abertas ou forçá-las, pois isso pode causar danos e atrasos.

Cuidado extra com crianças

Se estiver viajando com crianças, mantenha-as próximas e supervisionadas o tempo todo para evitar acidentes.

Use corrimãos

Ao subir ou descer escadas, use corrimãos para evitar quedas. Depois, limpe as mãos com álcool gel para evitar possíveis contaminações.

Agora, as dicas de etiqueta

Ceda seu lugar

Se você está sentado em um assento reservado para idosos, gestantes ou pessoas com mobilidade reduzida, ceda o lugar a quem precisa. Sempre que possível, evite sentar nos assentos reservados, a menos que você se enquadre nessas categorias.

Volume do dispositivo de áudio

Se estiver ouvindo música ou utilizando dispositivos de áudio, mantenha o volume em um nível que não incomode os outros passageiros ao seu redor.

Faça fila para entrar e sair

Forme filas ao entrar e sair dos trens para manter uma ordem organizada.

Não bloqueie passagens

Evite bloquear corredores e passagens dentro dos vagões para permitir a livre circulação dos passageiros.

Evite falar alto ao telefone

Caso precise atender uma ligação, fale em um tom de voz moderado para não perturbar os outros passageiros.

Descarte certo seu lixo

Utilize as lixeiras disponíveis nas estações e trens para descartar seu lixo de maneira adequada.

Cumprimente educadamente

Ao interagir com outros passageiros ou funcionários, seja cortês e educado. Se for pedir informações, "obrigado" e "por favor" são expressões sempre bem-vindas.

Gostou das nossas dicas para usar o metrô de Barcelona? Então aqui vai uma dica extra: caso não fale tão bem espanhol, aproveite para aprender algumas frases que possam ajudar sua mobilidade e a conquista de informações mais precisas.

O cartão Nomad é aceito com tranquilidade em Barcelona, sabia? Aproveite para saber mais detalhes de como usar a Nomad na Europa lendo este artigo.

Compartilhe: