Se você tem uma viagem marcada para Paris, na França, tem que incluir o Museu do Louvre no roteiro. Considerado um dos maiores e mais importantes museus do mundo, o Louvre é imperdível!
E para te ajudar a programar o passeio, separamos as principais informações: onde fica o museu, qual o valor do ingresso, quem tem direito à gratuidade, quanto tempo dura uma visita e o que tem no Museu do Louvre. Continue a leitura e confir
Onde fica o Museu do Louvre?
O Museu do Louvre é um dos locais mais visitados de Paris, a capital da França. Ele fica no primeiro distrito da cidade, na margem direita do Rio Sena.
É possível chegar ao museu a pé, de bicicleta, carro e transporte público. Partindo da Torre Eiffel, a distância é de 10 minutos. Mas para não se perder e chegar direitinho ao Museu do Louvre, a dica é consultar um mapa.
E um mapa também é muito útil para se localizar dentro do museu, que é um dos maiores do mundo! São três entradas ao todo, considerando a famosa Pirâmide de Vidro e todos os corredores, saguões e jardins.
Que tal economizar até 10% na sua próxima viagem para Paris? Com a Nomad, você compra dólar comercial, paga apenas 1,1% de IOF, tem acesso a um cartão de débito aceito em mais de 180 países e ainda ganha descontos e cashback em compras com parceiros selecionados.
Abra a sua conta internacional Nomad sem taxa de abertura e manutenção mensal!
{{cta-component}}
O que tem no Museu do Louvre?
O Museu do Louvre é um verdadeiro templo da arte, guardando obras de arte egípcias, islâmicas, gregas, romanas e muitas outras. Abaixo, separamos 10 atrações imperdíveis para quem quer saber o que tem no Museu do Louvre.
Mona Lisa
O quadro da Mona Lisa é, sem dúvidas, a peça mais famosa do Museu do Louvre. Pintado no século XVI, ele retrata Lisa Gherardini, uma mulher pouco conhecida e que serviu como inspiração para a mais notável obra de Leonardo da Vinci.
Louis XVI
O quadro de Louis XVI é uma das obras mais conhecidas de Hyacinthe Rigaud e celebra a ascensão do Rei Sol ao trono francês. Além de fazer parte da cultura, a peça também é um registro histórico da França e uma das atrações do museu.
A Balsa da Medusa
A Balsa da Medusa é um ícone da pintura ocidental e também está exposta no museu. O quadro faz referência ao acidente sofrido pela embarcação Medusa, no verão de 1816, e consagrou o pintor francês Théodore Géricault.
A Liberdade Guiando o Povo
Uma das pinturas mais clássicas da França, A Liberdade Guiando o Povo representa a população do país lutando contra a monarquia e seus impactos na vida dos franceses. A peça também é mais um marco histórico que está no museu.
Vênus de Milo
A Vênus de Milo é uma estátua em tamanho real que representa o ideal estético de beleza, graça e feminilidade de Afrodite, a deusa do amor. Datada de três séculos antes de Cristo, a peça é mais um dos ícones do acervo do museu.
Mural do Alívio
O Mural do Alívio é um monumento de quatro metros de altura que representa uma criatura mitológica da antiga Mesopotâmia, responsável por proteger os humanos.
A Coroação da Virgem
A Coroação da Virgem é um quadro sacro idealizado por Fra Angelico e mostra Maria sendo enaltecida entre os povos. No centro da pintura, ela está com Cristo.
O Escriba Sentado
O Escriba Sentado é uma das peças mais antigas do Museu do Louvre, datada de cerca de 2.600 anos antes de Cristo. Ela representa um homem egípcio durante o trabalho e é uma das obras mais peculiares e interessantes do museu.
Santa Maria Madalena
A escultura colorida da Santa Maria Madalena foi feita pelo escultor alemão Gregor Erhart na época da Renascença. Ela se encontra sustentada por anjos e suspensa no teto por uma estrutura oval metálica visível de todos os ângulos.
Diamante Regente
O Diamante Regente é uma das pedras valiosas do patrimônio de Philippe d’Orléans e também está exposta no museu. Ele é reconhecido mundialmente por ter feito parte de diferentes joias reais da França ao longo dos anos.
É possível visitar o Museu do Louvre de graça?
Sim! O acesso ao Museu do Louvre é gratuito no dia 14 de julho — dia da Festa Nacional Francesa — e no primeiro sábado de cada mês, a partir das 18h. Vale lembrar que a entrada também é gratuita para crianças menores de 18 anos.
Além disso, quem tem entre 18 e 26 anos, pode entrar de graça no museu às sextas-feiras a partir das 18h, mediante apresentação de documento de identificação com foto.
Quanto tempo dura a visita ao Museu do Louvre?
O Museu do Louvre é gigantesco, e seriam necessários vários dias para visitar todo o seu acervo. Mas como isso é praticamente impossível para qualquer roteiro de turismo, o ideal é reservar cerca de duas horas para conhecer as principais obras do lugar.
O museu fica aberto regularmente, exceto às terças-feiras e nos dias 1º de janeiro, 1º de maio e 5 de dezembro. Nos dias de funcionamento, ele abre às 9h e fecha às 18h, exceto às quartas e sextas-feiras, quando fica aberto até às 21h45.
É permitido levar lanche para o Museu do Louvre?
Para garantir a segurança das obras, não é permitido entrar com comida ou bebida no Museu do Louvre. Mas o espaço conta com restaurantes, cafés e quiosques na área externa, e é possível saborear um petisco, fazer um lanche ou até mesmo ter uma refeição completa. A maior parte das opções fica perto do Jardim de Tuileries.
Quanto é o ingresso do Museu do Louvre?
O ingresso do Museu do Louvre custa 17 euros (€17) por pessoa e dá acesso a todas as obras disponíveis no espaço, incluindo as exposições temporárias. O ticket pode ser adquirido pelo site — sem tarifas extras — ou na entrada do museu.
E há casos em que o visitante não precisa pagar o ingresso. É o que acontece quando se trata de uma pessoa com deficiência, alguém que acompanha crianças, e também jovens de até 18 anos, estudantes e residentes da União Europeia.
Também têm direito à gratuidade os trabalhadores da imprensa e professores de artes. Lembrando que é sempre necessário apresentar um comprovante para isso.
Mas também é possível comprar ingresso para o Museu do Louvre com desconto ou cashback. O Nomad Shop oferece 5% OFF, desconto exclusivo para clientes. E na compra do tíquete pelo site parceiro Tiqets, quem ainda não é cliente garante 3% OFF.
Posso usar minha conta Nomad na Europa?
Quer conhecer o Louvre e os outros destinos imperdíveis de Paris? Você pode utilizar o seu cartão Nomad na Europa sem preocupações. Suas compras são convertidas de Euro para Dólar automaticamente, e você confere tudo direto no app. Simples e sem burocracia.
- Use seu cartão de débito Nomad de forma física ou virtual. Cadastre também na sua Wallet de preferência, como Apple Pay, Samsung Pay ou PayPal.
- Você pode sacar também dinheiro em espécie em um caixa eletrônico (ATM) que aceite Visa. Faça saques gratuitos na rede MoneyPass e aproveite até dois saques gratuitos por mês em outras redes.
- Fique conectado durante a sua viagem com o Nomad Chip!
- Ganhe desconto na reserva de hospedagens e locação de veículos utilizando seu cartão Nomad.
{{cta-component}}