Bariloche é um dos destinos mais procurados por brasileiros que querem ter o primeiro contato com a neve. E não é pra menos! Além de ser relativamente perto do Brasil, a cidade argentina tem várias opções de passeios no inverno e no verão.
Continue lendo e descubra o que fazer em Bariloche durante todo o ano, monte a sua lista com os principais pontos turísticos da cidade, saiba o que levar na mala e aprenda a economizar na viagem para a Argentina!
Onde fica Bariloche e como chegar
Para explicar onde fica Bariloche, especificamente, é a cerca de 1.600 quilômetros de Buenos Aires, capital da Argentina. A cidade fica no norte da Patagônia do país, na província de Río Negro, às margens do Lago Nahuel Huapi.
Colonizado por alemães e austríacos, o município tem cerca de 130 mil habitantes e é marcado por um relevo acidentado e vários lagos. O nome Bariloche, inclusive, vem da palavra “vuriloche”, que significa “povo de trás da montanha”.
Atualmente, a cidade também é conhecida como a “Suíça Argentina”, por causa da arquitetura alpina e das paisagens deslumbrantes.
Então, o que fazer em Bariloche? A cidade é famosa pelas montanhas e pela neve. Por isso, passeios envolvendo atividades ao ar livre, principalmente no inverno, são os mais concorridos. Mas também há opções de muitas aventuras no verão.
Os meses de inverno e verão em Bariloche são os mesmos do Brasil. Dessa forma, entre dezembro e fevereiro as temperaturas ficam mais altas, enquanto entre junho e agosto é possível apreciar dias mais frios e se esbaldar na neve!
O que fazer em Bariloche no inverno
A temporada de neve em Bariloche, geralmente, se estende de junho a setembro, com o pico entre julho e agosto. Nesses meses, as montanhas ao redor da cidade ficam cobertas por uma manto branco e são um convite para atividades ao ar livre.
Por isso, se você quer saber o que fazer em Bariloche no inverno, já se prepare para muita aventura e adrenalina nas pistas de esqui e snowboard. Mas também há outros passeios convidativos nessa época do ano. Abaixo, listamos alguns deles.
Faça um tour panorâmico pela cidade
Um passeio panorâmico pela cidade é uma boa dica para quem quer conhecer melhor a região e desfrutar das belezas de Bariloche. O tour, geralmente, passa pela região do Lago Nahuel Huapi, com uma vista deslumbrante da paisagem.
Da costa, é possível ver o Cerro Campanario, um dos marcos mais famosos da região. Do cume, a vista dos lagos e das montanhas é simplesmente inesquecível.
Visite San Martín de los Andes
Se você procura por um destino deslumbrante e com um visual de tirar o fôlego, uma visita a San Martín de los Andes é uma ótima opção. A cidade montanhosa é uma porta de entrada para algumas das mais belas maravilhas do país.
O vilarejo fica do lado de Bariloche e tem diversos lagos glaciais com águas cristalinas e cercadas por picos cobertos de neve. Vale a pena visitar!
Abra sua conta Nomad e aproveite as facilidades de uma conta internacional nas suas viagens ao exterior.
{{cta-component}}
Conheça o vulcão Cerro Tronador
O vulcão Cerro Tronador é um dos pontos turísticos mais conhecidos e bonitos da Patagônia Argentina. Os picos cobertos de neve são um convite para contemplar a natureza e explorar as belezas naturais da região.
O vulcão tem esse nome por causa do som estrondoso, como um trovão, produzido pelas quedas de gelo das encostas. Os três picos distintos são prova da longa história de atividade vulcânica na região, que continua ativa até os dias de hoje.
Pratique atividades ao ar livre no Cerro Catedral
O Cerro Catedral é considerado como um dos melhores lugares para esquiar na América do Sul. Com montanhas de mais de 100 quilômetros de pistas de esqui, o local atrai visitantes de várias partes do mundo e é um destino imperdível.
A estação de esqui também oferece uma variedade de acomodações, restaurantes e lojas, garantindo que os visitantes tenham uma estadia confortável e agradável.
Se divirta em Piedras Blancas
Piedras Blancas é uma estação diferente de outras de Bariloche, já que não é voltada somente para o esqui e o snowboard, mas também para atividades mais simples, como esquibunda ou descida de trenó.
Por isso, é uma ótima escolha para quem quer fazer um passeio mais leve, brincar com a família e se divertir montando um boneco de neve, por exemplo. Além disso, a vista na parte alta do centro é linda e mostra o que Bariloche tem de melhor.
O que fazer em Bariloche no verão
Ao contrário de outros destinos da Patagônia Argentina, como Ushuaia e El Calafate, o verão em Bariloche costuma ser de baixa temporada. A exceção fica para o mês de janeiro, quando os argentinos estão de férias e vão para a região.
Mas, mesmo não sendo o período mais visitado, há várias opções sobre o que fazer em Bariloche no verão. Abaixo, separamos mais algumas delas para você.
Percorra o Circuito Chico
O Circuito Chico é uma rota que percorre diversos pontos turísticos de Bariloche, como o Cerro Campanário, a Colônia Suíça, o Punto Panorâmico, a Bahia Lopez, o Hotel Llao Llao e o Puerto Pañuelo.
Pelo caminho, é possível admirar os lagos e as montanhas e ainda aproveitar o clima especial e as paisagens vivas da cidade no período mais quente do ano.
Visite o Cerro Campanário
O Cerro Campanário é uma das principais atrações da cidade e subir no teleférico para apreciar a vista dos mirantes é uma das melhores atividades da cidade.
Do alto, é possível ver a natureza local refletindo no Lago Nahuel Huapi e, se o céu estiver sem nuvens, também dá pra ver as cidades vizinhas. No local tem uma cafeteria para repor as energias, seja descansando ou somente apreciando a vista.
Navegue pelo Lago Nahuel Huapi
O Lago Nahuel Huapi é um dos protagonistas da cidade e há vários tipos de navegações disponíveis. As mais famosas são o passeio para a Isla Victoria, o tour para Puerto Blest e o passeio de veleiro pelo Lago Nahuel Huapi.
Aproveite as praias de Bariloche
Bariloche não tem mar, mas as praias de lago com águas cristalinas são um convite para o refresco e a contemplação dessa cidade maravilhosa. Mesmo com águas um pouco mais geladas, é possível curtir as praias sem correr o risco de adoecer.
A mais famosa é a Playa Bonita, que tem uma ótima infraestrutura. Mas o Lago Moreno é o local com as temperaturas mais agradáveis. Não perca!
Conheça o vulcão Cerro Tronador
No verão, assim como no inverno, uma visita ao vulcão Cerro Tronador é uma das atividades imperdíveis de Bariloche. Por isso, a dica é desfrutar das belezas da montanha com mais de 3.400 metros de altitude em qualquer época do ano.
O que levar na mala para Bariloche
Seja no inverno ou no verão, uma mala de viagem para a Argentina precisa conter roupas e sapatos confortáveis. E para conhecer Bariloche não é diferente!
Porém, no período mais frio, casacos, toucas e gorros são indispensáveis. Se você pretende esquiar ou praticar atividades ao ar livre na neve, pode alugar as roupas e os equipamentos nas estações, o que garante mais espaço na mala durante o voo.
Use a Nomad ao viajar à Argentina
Agora que você já sabe como chegar em Bariloche, o que fazer na cidade no inverno e no calor e o que levar na mala, aprenda a economizar na sua viagem!
Com a conta internacional da Nomad, a sua viagem para a Argentina pode ficar até 10% mais barata! Além de comprar dólares com a cotação comercial, bem mais barato que nas casas de câmbio, você ainda paga IOF de apenas 1,1% na operação.
E com o cartão de débito internacional, você tem mais tranquilidade nas suas compras, com conversão automática para pesos argentinos. E se precisar de dinheiro, pode realizar saques em caixas eletrônicos (ATM) da MoneyPass.
Ah, e cliente Nomad ainda conta com descontos exclusivos no Nomad Shop para reservar hospedagem, comprar passagens aéreas, contratar seguro de viagem, comprar ingressos para atrações turísticas e muito mais!
E na hora do embarque para a Argentina, aproveite para descansar no Nomad Lounge, a sala VIP da Nomad no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Abra a sua conta internacional Nomad agora!
{{cta-component}}