O que fazer em Nova York? Guia completo para todas as estações

Por:
Rogério Bertoldo
24/9/2024
|
Atualizado em
23/9/2024
15 min de leitura

Nova York é uma das cidades mais cosmopolitas e visitadas do mundo, a cidade ainda está em nosso imaginário devido a filmes e séries que se passam por lá. Por isso, a gente sempre tem um lugar que gostaria de conhecer na ponta da língua, concorda?

Mas e quanto às atrações mais incríveis da Big Apple? O que fazer em Nova York e quais os melhores roteiros e dicas considerando as estações do ano? Bom, este texto traz tudo isso pra você. Aí fica mais simples programar sua viagem de acordo com a melhor época para visitar a cidade que nunca dorme.

Pontos turísticos de Nova York: 22 lugares imperdíveis

É óbvio que vamos citar em nossa lista os pontos clássicos, como Central Park e a Estátua da Liberdade. Mas você sabia que a cidade tem jardins secretos e uma galeria que permite ouvir o mais baixo sussurro? Pois é, os arredores de Nova York são incríveis! 

Vem explorar a cidade e saber o que fazer em Nova York com a Nomad!

1. Estátua da Liberdade

Estátua da Liberdade, em Nova York
Foto: Jenny Marvin (Unsplash)

Símbolo de liberdade e um dos monumentos mais icônicos dos EUA. A estátua pode ser visitada por meio de uma balsa que parte de Battery Park. Lembrando que a Ellis faz parte do Monumento Nacional da Estátua da Liberdade e é um símbolo da imigração para os Estados Unidos.

2. Empire State Building

Um dos edifícios mais famosos de Nova York. Oferece vistas panorâmicas da cidade a partir de seus decks de observação. Com seus 443 metros, ele já foi o edifício mais alto de Nova York e há quem diga que ele tem um andar secreto para celebridades.

3. Times Square

Não dá para falar sobre o que fazer em Nova York sem citar a Times Square! Trata-se de uma área vibrante conhecida por seus enormes letreiros luminosos e teatros da Broadway. É um centro de entretenimento e cultura.

A Times Square é tão brilhante que é um dos poucos lugares na Terra que os astronautas conseguem identificar no espaço. Tanto é que a energia elétrica consumida pelos placares daria para iluminar uma cidade de 1 milhão de habitantes.

4. Central Park

Gramado no Central Park, em Nova York, com pessoas sentadas, andando e correndo sobre a grama
Foto: David Vives (Unsplash)

O Central Park é um grande parque urbano no coração de Manhattan, ideal para caminhadas, piqueniques e diversas atividades ao ar livre. Inclusive, tem um lago que funciona como uma ótima parada para se recuperar do agito da cidade.

5. Zoológico do Central Park

É um pequeno zoológico localizado dentro do Central Park, com uma variedade de animais e atividades educacionais.

Aberto em 1935, o zoológico tinha tanto animais de pequeno quanto grande porte, mas, após a renovação, em 1988, o zoológico se concentrou em abrigar pequenos animais, mais adequado à dimensão reduzida do espaço.

6. Museu e Memorial do World Trade Center

O espaço existe em memória aos ataques de 11 de setembro de 2001, com exposições detalhadas e os marcos das Torres Gêmeas, ele tem uma energia forte e está na nossa lista do que fazer em Nova York!

Existe um grande espaço do Museu no subsolo e, na criação do projeto, houve um esforço em preservar os vestígios arqueológicos do World Trade Center. As partes da estrutura das Torres Gêmeas que resistiram aos ataques foram incorporadas ao novo espaço.

Há também a Escada dos Sobreviventes, por onde muitas pessoas conseguiram fugir do prédio no momento do atentado.

7. Ponte do Brooklyn

Ponte do Brooklyn vista entre dois edifícios, em Nova York
Foto: Garin Chadwick (Unsplash)

Uma das pontes mais antigas e icônicas da cidade, ligando Manhattan ao Brooklyn. Ideal para uma caminhada com vistas espetaculares.

Sua construção durou 14 anos e  foi a primeira ponte suspensa por cabos de aço. Seus 486 metros de extensão fizeram dela a maior ponte suspensa do mundo até 1903, quando a ponte de Williamsburg bateu o recorde. 

8. Greenwich Village

Se você é fã de Friends, vale visitar o bairro Greenwich Village. O edifício onde os personagens moravam fica localizado na 90 Bedford Street.

Agora, se gosta de Sex And The City, saiba que o bairro também abriga o apartamento de Carrie, ela supostamente morava em 66 Perry Street.

De toda forma, o bairro é perfeito para uma caminhada em uma tarde de domingo. Há muitos pátios e jardins e, devido à falta de edifícios altos, você vai pegar mais sol aqui do que em qualquer outro lugar na cidade de Nova York.

9. Upper East Side

O Upper East Side é um bairro de Nova York, localizado no lado leste de Manhattan, entre o Central Park e o Rio East. É considerado um dos bairros mais luxuosos e valorizados da cidade, e é conhecido por abrigar famílias ricas e celebridades.

Ele abriga várias marcas de luxo, como Missoni, Vera Wang, Louboutin, Valentino, Céline, Prada, Tom Ford e Kate Spade.

10. Museu Americano de História Natural

Esqueleto de dinossauro em exibição no Museu Americano de História Natural
Fonte: Aditya Vyas (Unpslash)

Conhecido por suas exposições sobre ciência e história natural, incluindo um famoso esqueleto de dinossauro. O Museu Americano de História Natural foi o cenário para o filme Uma Noite no Museu.

11. Museu Metropolitano de Arte (MET)

Um dos maiores e mais renomados museus de arte do mundo, com uma vasta coleção que abrange diferentes períodos e culturas.

12. Bar de Jazz

Uma noite clássica em Nova York inclui um bar de jazz, fato! Nova York tem uma rica cena de jazz, com locais famosos como o Blue Note e o Village Vanguard, onde você pode ouvir apresentações ao vivo.

13. High Line Park

O High Line Park é um parque urbano elevado construído sobre uma antiga linha férrea, oferecendo trilhas paisagísticas, jardins e vistas únicas da cidade.

14. West Village

Um charmoso bairro em Manhattan, conhecido por suas ruas sinuosas, lojas boutique, cafés e atmosfera boêmia. É famoso por seu estilo arquitetônico pitoresco e vida noturna vibrante.

15. Elevated Acre

Um oásis verde elevado localizado no Distrito Financeiro, oferecendo um espaço tranquilo para relaxar, com jardins e vistas da cidade.

16. Whispering Gallery

Localizada na Grand Central Station, esta galeria possui uma característica acústica peculiar em que sussurros podem ser ouvidos claramente em pontos específicos.

17. Smallpox Memorial Hospital

São as ruínas de um hospital histórico no Roosevelt Island, construído para tratar pacientes com varíola. É uma estrutura interessante para aqueles interessados em história médica e arquitetura. O local já foi cenário do filme Homem Aranha, de 2002.

18. Old City Hall Station

Uma estação de metrô histórica, desativada e arquitetonicamente impressionante, acessível através de passeios especiais organizados pelo NYC Transit Museum.

19. Grand Central Station

Uma das estações de trem mais icônicas do mundo, conhecida por sua impressionante arquitetura, o grande salão com teto estrelado e a vibrante cena de compras e restaurantes.

20. Pomander Walk

Uma charmosa e pitoresca rua residencial no Upper West Side, com casas no estilo Tudor e um ambiente que lembra uma vila europeia. Você vai até ficar na dúvida se está nos Estados Unidos ou na Europa.

21. Wave Hill

Trata-se de um jardim e centro cultural no Bronx, com vistas deslumbrantes do Rio Hudson, jardins bem cuidados e programação cultural, ideal para uma escapada tranquila da cidade.

22. 5ª Avenida

A Fifth Avenue ou 5ª Avenida é uma das ruas mais importantes e conhecidas de Nova York. Ela já foi endereço de luxuosos casarões de pessoas ricas que viviam na cidade, mas hoje é mais ocupada por edifícios comerciais e lojas.

Um endereço na avenida vale uma fortuna e, por isso, ela abriga edifícios exclusivos e lojas das melhores marcas do mundo. Em alguns feriados, a avenida fica enfeitada e é fechada para desfiles, como os que ocorrem na Páscoa e no Dia dos Veteranos.

A 5ª Avenida também é cenário de muitos filmes, como Bonequinha de Luxo, quando a personagem de Audrey Hepburn toma um café admirando a vitrine da Tiffany 's. 

O que fazer em Nova York no inverno, verão, outono e primavera

Nova York é uma ótima pedida em qualquer estação do ano. Nossas dicas para aproveitar melhor cada estação são:

Inverno em Nova York (de dezembro a fevereiro)

O inverno é ótimo para aproveitar as paisagens esbranquiçadas de neve e a decoração de Natal. Você pode patinar no gelo em pistas icônicas na cidade, como a do Rockfeller Center, a Wollman Rink, no Central Park, e a pista do Bryant Park.

Durante o Natal, Nova York está repleta de mercados encantadores, como o do Bryant Park, Winter Village e o da Union Square, perfeitos para comprar presentes e saborear comidas festivas. Além disso, os museus são sempre ótimas pedidas!

Primavera em Nova York (de março a maio)

Entre abril e maio, o Brooklyn Botanic Garden organiza o Sakura Matsuri, o Festival das Cerejeiras, que é um espetáculo de cores.

A primavera também é perfeita para explorar Nova York de bicicleta, seja no Central Park ou ao longo do Hudson River Greenway.

Tem também o Easter Parade na 5ª Avenida, um evento peculiar, em que as pessoas desfilam com chapéus extravagantes, numa tradição que remonta ao século XIX.

Verão em Nova York (de junho a agosto)

O Central Park é um destino popular no verão nova-iorquino, onde é possível fazer piqueniques, andar de bicicleta ou até mesmo assistir a eventos gratuitos, como o Shakespeare in the Park.

Outra opção é o High Line, um parque suspenso construído numa antiga linha de comboios, que oferece belas vistas da cidade, especialmente quando a vegetação está em pleno florescimento.

Durante essa estação, há muitos festivais de rua, como a Feast of San Gennaro em Little Italy, além de feiras de comida como o Smorgasburg, no Brooklyn.

Outono em Nova York (de setembro a novembro)

Os parques da cidade, como o Central Park, o Prospect Park e o Brooklyn Botanic Garden, ficam lindos com as cores outonais. Ideal para tirar muita foto!

Caso esteja na cidade em outubro, o Village Halloween Parade é um evento obrigatório. O desfile é animado, com trajes extravagantes e muita diversão.

Ainda tem o Brooklyn Book Festival e vários festivais de arte e gastronomia ao ar livre são comuns no outono. Também há muitos festivais de cerveja artesanal nessa época.

Roteiro para 3 dias em Nova York

Se sua passagem é rápida, vale a pena usar muito o metrô de Nova York para agilizar.  Nossa sugestão é passar um período do dia no Central Park, visitar a Estátua da Liberdade e, à noite, e curtir a Times Square.

Caso tenha mais um tempinho sobrando, visite o Upper East Side e use outra noite para aproveitar os bares de jazz.

Roteiro para 7 dias em Nova York

Sete dias em Nova York já são bem interessantes. Além do que sugerimos no tópico de 3 dias, conheça o Museu e Memorial do World Trade Center, visite a Brooklyn Bridge e também a Grand Central Station.

Você pode usar uma noite para assistir a uma peça na Broadway e também fazer um passeio pela 5ª Avenida, que tal?

Roteiro para 15 dias em Nova York

Viajar por 15 dias em Nova York permite que você praticamente se sinta um nativo da cidade, afinal, é tempo suficiente para conhecer boa parte das atrações.

Então, separe três dias para ver os principais museus com calma e intercale as idas aos museus com passeios pelos principais bairros, como Greenwich Village e Upper East Side.

Aproveite também a cena noturna, além de Broadway e bares de jazz, faça das suas refeições nos restaurantes de Nova York um acontecimento!

E tem muita opção, tanto as mais elegantes como o Manhatta, assim como os fast-food famosos, como o hot dog do Gray's Papaya. Um passeio pelo Chelsea Market também deve estar na sua lista — por lá, você encontra de sushi a massas, incluindo sobremesas.

Tire um dia, ao menos, para se perder pela cidade, conhecendo detalhes de bairros, da 5º Avenida e até mesmo mercados de pulga famosos, como o Artists & Fleas, que fica no Brooklyn.

Use a Nomad ao viajar para Nova York

Sabia que ter uma conta na Nomad torna a sua viagem para Nova York ainda mais vantajosa? Com a conta internacional Nomad, você economize até 10% na viagem para a Big Apple.

Na Nomad, você compra dólar com a cotação comercial, mais barato que em bancos tradicionais e casas de câmbio. E você só paga 1,1% de IOF nas operações. E com o cartão de débito internacional, você faz compras e realiza pagamentos com segurança e facilidade. E se precisar de dinheiro em espécie, pode realizar saques nos caixas eletrônicos da rede MoneyPass.

E os benefícios não param por aí. Clientes Nomad têm acesso a descontos e cashback na compra de passagens aéreas, reserva de hospedagem, aluguel de veículos, contratação de seguro de viagem, ingressos para atrações e muito mais no Nomad Shop.

E na hora do embarque para a Argentina, aproveite para descansar no Nomad Lounge, a sala VIP da Nomad no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Abra a sua conta internacional Nomad agora!

{{cta-component}}

Bom, tem muito o que fazer em Nova York! A cidade é tão vista em filmes e séries que até mesmo os aeroportos de lá já se transformam em uma atração. Ou seja, ao desembarcar, já dá para começar o tour. Então, garanta que seu passaporte esteja em dia, assim como seu visto americano para aproveitar ao máximo a aventura!

Dica bônus: se precisar renovar o visto, aqui tem o passo a passo completo!

Compartilhe: