O que fazer em Punta Arenas? 7 atrações imperdíveis

Por:
Marcos Pereira
7/1/2025
|
Atualizado em
7/1/2025
15 min de leitura

O Chile é um dos países mais bonitos da América do Sul, o que muito se deve à sua diversidade natural e paisagens incríveis. Saber o que fazer em Punta Arenas, considerada a capital da Patagônia chilena, permite explorar a região e viver uma grande aventura.

Neste conteúdo, você confere tudo sobre esse destino portuário que cada vez mais atrai viajantes do mundo inteiro. Continue lendo e veja o que há de bom para fazer na cidade.

Onde fica Punta Arenas

Distante cerca de 3.000 km da capital Santiago, Punta Arenas está localizada na Península de Brunswick, região do Estreito de Magalhães. Nas proximidades, estão a Patagônia chilena e a impactante Cordilheira dos Andes.

Com pouco mais de 125 mil habitantes, é considerada grande para os padrões chilenos, sendo uma importante cidade portuária de Magalhães, passagem marítima de conexão entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

Você sabia que, com a Nomad, você economiza até 10% na sua próxima viagem para Punta Arenas? Com a Nomad, você compra dólar comercial, tem acesso a um cartão de débito aceito em mais de 180 países e ainda ganha descontos e cashback em compras com parceiros selecionados.

Abra a sua conta internacional Nomad sem taxa de abertura e manutenção mensal!

{{cta-component}}

Como chegar em Punta Arenas

O acesso pode ser feito por via aérea, terrestre e marítima. O aeroporto mais próximo da cidade é o Aeroporto Internacional Presidente Carlos Ibáñez del Campo (PUQ), localizado a uma distância de 20 km do centro da cidade.

Os voos regulares partem de Santiago e de outras cidades importantes do país, operados por companhias nacionais e internacionais. Para quem viaja do Brasil, por exemplo, os voos incluem escalas na capital – o tempo estimado é de 3 horas e 25 minutos.

O acesso por terra é mais demorado, porém, uma aventura que pode valer a pena, considerando o espetáculo que as paisagens patagônicas oferecem pelo caminho. A viagem de 30 horas é longa, mas a natureza colabora para uma experiência inesquecível.

Importante destacar que para dirigir no Chile é preciso ter o Soapex, o seguro obrigatório para cobertura de acidentes pessoais compulsórios causados por veículos a motor com registro estrangeiro.

Pelas águas, o cruzeiro operado pela Cruceros Australis, no estilo expedição, proporciona momentos indescritíveis na passagem pelo Ushuaia na Argentina e pelas Ilhas de Hornos, a última porção de terra antes da Antártica.

Como é o clima em Punta Arenas

Uma das características do clima de Punta Arenas é sua variação ao longo do ano, o que permite ao viajante escolher a melhor época de acordo com seu perfil e gosto, para uma mesma região.

Embora com ventos intensos e céu praticamente encoberto, o verão é ameno, com temperatura média de 14°C nos dias mais quentes.

o inverno é frio e seco, de ventos fortes, com mínima abaixo de zero e máxima média de 4°C. Nas outras estações, o clima se equilibra, mantendo uma média variável de -5°C a 18°C.

Para quem deseja aproveitar as atividades ao ar livre e passear pelas ruas em um clima agradável, overaneio, de dezembro a fevereiro, é ideal. Os dias são mais longos e as noites mais curtas, ou seja, mais tempo de luz solar para explorar os atrativos da cidade.

Se a intenção é curtir o inverno patagônico, o clima esfria e muito entre junho e agosto, com temperaturas quase sempre negativas. A neve pode deixar a paisagem tão diferente do Brasil, incrivelmente encantadora e cenário propício à prática dos esportes de aventura.

O que fazer em Punta Arenas: 7 atrações imperdíveis

Entre tantos destinos no Chile, Punta Arenas é, certamente, um lugar para se colocar na lista, considerando seus atrativos. Veja alguns destaques para compor seu roteiro de viagem:

1. Plaza de Armas

As construções antigas e a Catedral de Punta Arenas formam o cenário da praça que é o eixo histórico da cidade. Portanto, um ponto turístico tão indispensável quanto necessário para compor o seu álbum de memórias. 

Sua arquitetura é datada do século XIX e, por lá, nativos e turistas se misturam para aproveitar momentos agradáveis. Muitos apenas passeiam em silêncio pela praça, enquanto outros preferem interagir para conhecer mais da história ou fazer novos amigos.

2. Museo del Recuerdo

As exposições interativas e os artefatos legítimos mostram a cultura patagônica com profundidade, retratando o cotidiano e os passos dos primeiros colonizadores. A visita é uma viagem no tempo, em que habitações, ferramentas, utensílios e objetos pessoais da época podem ser vistos durante o tour. 

Das tradições aos costumes e modos de vida, o museu conserva a memória do passado, reiterando a importância da preservação para manter a história viva e fortalecer a identidade local. 

3. Monumento El Ovejero

Na via central da Avenida Bulnes, uma das principais de Punta Arenas, um imponente monumento chama a atenção. Trata-se da El Ovejero, ou Cão Pastor, uma escultura composta por 12 figuras de tamanho real que apresenta a seguinte cena: 

Um pastor, segurando as rédeas de seu cavalo em uma das mãos e um chicote na outra, para guiar as nove ovelhas, acompanhado do cão de pastoreio. A obra retrata parte da história em memória à riqueza da pecuária e às tradições rurais da região de Magallanes, no Chile.

4. Cervejaria Austral

Mesmo que você não goste de cerveja, não deixe de fazer um tour guiado por essa cervejaria artesanal chilena. A experiência sensorial é indescritível e, se você for um apreciador, poderá participar das degustações e atestar o sabor das lagers refrescantes a ales encorpadas. 

Todo o processo de fabricação é visto de perto durante a visita, desde os grãos maltados até os barris de fermentação. A fábrica fica no centro de Punta Arenas e a visitação com tudo incluso custa 10 mil pesos (cerca de 62 reais).

5. Cemitério Municipal Sara Braun

Uma das necrópoles consideradas mais bonitas do mundo, o Cemitério Municipal mais parece um museu a céu aberto com seus túmulos majestosos e estrutura bem-cuidada rodeada por jardins e muito verde. 

O lugar é tido como ponto turístico oficial e descanso permanente de figuras importantes da Patagônia, como Sara Braun, seu marido português José Nogueira, seu cunhado acusado do extermínio dos Índios da região e outras relevantes figuras.

6. Humedal Tres Puentes

O santuário das aves é um convite para apreciação da natureza em todo o seu esplendor, e passeios por trilhas em uma jornada repleta de descobertas. A riqueza da fauna encanta, com a contemplação de aves migratórias como flamingos, cisnes e mais de 90 espécies nativas.

Uma área de quase 50 hectares, focada na preservação da biodiversidade da Patagônia Chilena, localizada ao norte de Punta Arena e que merece ser visitada.

7. Isla Magdalena

Para completar a lista de opções de atrativos, a ilha acessível por barco é oportunidade ímpar de interação com a vida selvagem da região. Não deixe de levar uma câmera ou celular com bateria durável para registrar a colônia de pinguins, as focas, gaivotas e cormorões que habitam a Isla Magdalena.

Roteiro de viagem para Punta Arenas

O que não falta é o que fazer em Punta Arenas com possibilidades para 1, 3 ou 5 dias de viagem. Trouxemos algumas sugestões de roteiro com evolução de acordo com a quantidade de dias.

O que fazer em Punta Arenas em 1 dia

Com apenas um dia disponível para explorar Punta Arenas, concentre sua programação na visitação aos museus, Plaza de Armas, Cemitério Municipal e Cerro de la Cruz, que possui um incrível mirante do qual se pode apreciar uma vista panorâmica da cidade com seus telhados coloridos.

O que fazer em Punta Arenas em 3 dias

No segundo dia, não deixe de assistir ao magnífico nascer do sol na Avenida Costanera e depois ir às compras na Zona Franca. As roupas de frio, mesmo que inverno não seja a época da sua viagem, têm um preço bastante acessível. 

Entre almoço e lanche, experimente a culinária chilena nos restaurantes e cafés da cidade, apreciando iguarias e sabores. Reserve o terceiro dia para o passeio de barco até a Isla Magdalena ou escolha um cruzeiro para ver as baleias, o que pode levar o dia todo.

O que fazer em Punta Arenas em 5 dias

Dependendo da sua disposição para a aventura e vontade de conhecer o Parque Nacional Torres del Paine, faça um bate-volta. Cada trajeto leva em torno de 4 horas, mas saindo bem cedo é possível explorar o parque e chegar quando estiver anoitecendo em Punta Arenas. 

No quinto e último dia, deixe para voltar em algum atrativo preferido, se alimentar e fazer as malas com tranquilidade, sem pressa. Esteja atento aos horários de voo para não perder o prazo de check-in e embarque.

Onde ficar em Punta Arenas

Você pode escolher hospedagens no centro da cidade, o que facilita a locomoção e chegada nos principais atrativos ou se instalar nas proximidades do Estreito de Magalhães e receber de presente, pela manhã e ao entardecer, as belas paisagens, com vistas espetaculares. 

Conte com os serviços do Nomad Trips, a plataforma de viagens da Nomad para encontrar e reservar hospedagem em Punta Arenas. Por lá, você encontra as melhores condições de pagamento e ainda pode configurar alertas para garantir os preços mais baixos.

E ainda garante tudo para a sua viagem em um só lugar, desde passagens aéreas, hospedagem, ingressos para passeios e aluguel de carros. Ah, e com ajuda da inteligência artificial, você consegue montar roteiros de viagem personalizados!

Acesse o Nomad Trips e garanta sua viagem dos sonhos.

Posso usar minha conta Nomad no Chile?

Você pode utilizar o seu cartão Nomad no Chile sem preocupações. Suas compras são convertidas de peso chileno para dólar automaticamente, e você confere tudo direto no app. Simples e sem burocracia.

  • Use seu cartão de débito Nomad de forma física ou virtual. Cadastre também na sua Wallet de preferência, como Apple Pay, Samsung Pay ou PayPal.
  • Você pode sacar também dinheiro em espécie em um caixa eletrônico (ATM) que aceite Visa, com direito a dois saques gratuitos a cada 30 dias!
  • Fique conectado durante a sua viagem com o Nomad Chip!
  • Ganhe desconto na reserva de hospedagens e locação de veículos utilizando seu cartão Nomad.

{{cta-component}}

Compartilhe:

No items found.