Santiago é a encantadora capital do Chile, e também a maior cidade do país. Circundada pela Cordilheira dos Andes, a cidade tem vistas incríveis e atrações que valem a visita, seja numa primeira vez ou lá pela 12ª vez.
Para que sua viagem seja ainda mais proveitosa, leia com atenção nosso guia. Trazemos todos os pontos fundamentais, como o que fazer, onde ficar e comer, como levar dinheiro, entre outros.
Boa leitura!
Onde fica Santiago
Santiago é a capital e maior cidade do Chile, localizada no centro do país, na região central da Cordilheira dos Andes.
Ela está situada em um vale entre montanhas, o que a torna uma cidade com vistas impressionantes para as montanhas nevadas, especialmente durante o inverno. Santiago é também o principal centro econômico, cultural e político do Chile.
Santiago foi fundada em 1541 pelo conquistador espanhol Pedro de Valdivia, com o nome de Santiago del Nuevo Extremo. A cidade começou como um ponto estratégico para a colonização do Chile.
Não se esqueça: o Chile é conhecido pela sua produção de vinhos de alta qualidade, e Santiago é o ponto de partida para explorar as vinícolas da região central. Algumas vinícolas ficam a poucas horas da cidade, oferecendo degustações e passeios pelas vinhas.
Você sabia que com a Nomad você economiza até 10% na sua próxima viagem para o Chile? Com a Nomad, você compra dólar comercial, tem acesso a um cartão de débito aceito em mais de 180 países e ainda ganha descontos e cashback em compras com parceiros selecionados.
Abra a sua conta internacional Nomad sem taxa de abertura e manutenção mensal!
{{cta-component}}
Como chegar a Santiago
Para chegar a Santiago, a capital do Chile, partindo do Brasil, a opção mais comum e prática é o transporte aéreo.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) é o principal ponto de partida para voos internacionais e tem várias opções de voos diretos para Santiago, com durações que variam entre 3,5 e 4 horas. Companhias como LATAM, Gol e Avianca operam esses voos.
Mas você também pode sair do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, ou do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba.
O preço da passagem, saindo de Guarulhos, é de cerca de R$ 1.600, ida e volta. Esse valor pode baixar quando você compra com antecedência.
No Nomad Trips você garante tudo para a sua viagem e compra passagens aéreas com até 40% OFF! E ainda pode monitorar os voos para garantir as melhores condições de pagamento. Acesse e confira.
Como é o clima em Santiago
Confira o clima de Santiago ao longo das quatro estações.
Santiago no inverno (junho a agosto)
O inverno em Santiago é frio, com temperaturas variando entre 3°C e 15°C. Nas noites mais frias, as temperaturas podem cair abaixo de 0°C e pode haver geadas.
Essa é a estação mais chuvosa do ano, com algumas chuvas ocasionais, embora a cidade receba pouca precipitação comparada a outras regiões.
Santiago no outono (março a maio)
O outono é uma estação amena, com temperaturas variando entre 10°C e 20°C. As manhãs e noites podem ser mais frescas, especialmente em maio.
Embora não seja tão chuvoso quanto o inverno, o outono começa a registrar mais chuvas em comparação ao verão.
Santiago no verão (dezembro a fevereiro)
O verão é quente e seco, com temperaturas frequentemente acima de 30°C, podendo ultrapassar 35°C em dias mais quentes. A cidade não tem grandes variações de temperatura entre o dia e a noite, mas as noites podem ser frescas.
Santiago na primavera (setembro a novembro)
A primavera em Santiago é uma estação de transição, com temperaturas variando entre 10°C e 20°C. Pode ser fresca no início de setembro e vai aquecendo conforme se aproxima do final de novembro.
O que fazer em Santiago do Chile: 15 atrações imperdíveis
Santiago mescla muito bem história, cultura, natureza e modernidade. Confira nossas dicas de atrações!
1. Cerro San Cristóbal
Um dos pontos turísticos mais icônicos de Santiago, o Cerro San Cristóbal oferece uma vista panorâmica da cidade e da Cordilheira dos Andes. Você pode subir de funicular, teleférico ou, para os mais aventureiros, a pé. No topo, está a estátua de la Virgen e o Jardim Zoológico Nacional.
2. Plaza de Armas
Localizada no coração de Santiago, a Plaza de Armas é o marco histórico da cidade. Ao redor, você encontrará importantes edifícios históricos, como a Catedral Metropolitana de Santiago, o Palácio da Real Audiencia e o Museu Histórico Nacional.
3. Museu de Arte Pré-Colombiana
Este museu é um dos melhores do Chile, com uma vasta coleção de artefatos que representam as culturas indígenas da América Latina. O acervo inclui peças de ouro, cerâmica e têxteis de diversas civilizações, como a inca e a mapuche.
4. Cerro de la Virgen
Esse cerro oferece uma das melhores vistas panorâmicas de Santiago. A principal atração é a grande estátua de Nossa Senhora, que fica no topo, mas o local também é ótimo para caminhadas e passeios ao ar livre.
5. La Chascona (Casa de Pablo Neruda)
Uma das casas do poeta Pablo Neruda, localizada no bairro Bellavista, foi transformada em museu e oferece uma visão única sobre a vida do autor e sua paixão pelo Chile. A casa é cheia de objetos curiosos e oferece uma excelente visão sobre a cidade.
6. Mercado Central
O Mercado Central de Santiago é um ótimo lugar para experimentar a gastronomia local, especialmente frutos do mar. A região é famosa pelos restaurantes que servem pratos típicos como o curanto e a sopa de mariscos.
7. Parque Metropolitano
Este enorme parque é um dos maiores áreas verdes urbanas do mundo e inclui o Cerro San Cristóbal, o Jardim Zoológico Nacional, trilhas para caminhadas, e várias opções de lazer ao ar livre.
8. Museu Nacional de Bellas Artes
O Museu Nacional de Bellas Artes possui uma das coleções de arte mais importantes do Chile, com obras de artistas como Diego Rivera, Pablo Picasso e outros grandes nomes do modernismo e do impressionismo.
9. Barrio Bellavista
O bairro Bellavista é conhecido pela sua vida noturna animada, repleta de bares, restaurantes e clubes. É também um excelente local para explorar a arte de rua, com vários murais de grafite e estúdios de artistas.
10. Costanera Center
Este complexo moderno abriga o Edifício Gran Torre Santiago, o prédio mais alto do Chile e da América Latina. No topo, há um mirante que oferece vistas incríveis de 360 graus da cidade e da Cordilheira dos Andes. Precisa dizer que a vista é linda?
11. Parque Bicentenário
Localizado em Vitacura, este parque é ideal para quem busca um lugar tranquilo para passeios ao ar livre. Ele oferece amplos espaços verdes, lagos artificiais e áreas para piqueniques, além de ser bem cuidado e ter uma atmosfera relaxante.
12. Palácio de La Moneda
O Palácio de La Moneda é a sede do governo chileno e um dos edifícios mais importantes da cidade. Ele tem uma arquitetura neoclássica e você pode assistir à troca da guarda que ocorre em frente ao palácio todas as manhãs.
13. Museu de História Natural
Este museu é ótimo para quem se interessa por ciência, arqueologia e biologia. A coleção do museu inclui espécimes de fauna e flora chilena, além de fósseis e exposições sobre os povos indígenas do país.
14. Vinícolas nos arredores
Santiago está cercada por algumas das melhores vinícolas do Chile, como a Concha y Toro e a Viña Undurraga. Muitas dessas vinícolas oferecem tours com degustações e a oportunidade de conhecer os processos de produção do vinho.
15. Pueblito Los Dominicos
Este é um centro de artesanato tradicional chileno, onde você pode comprar produtos como joias, cerâmicas e tecidos. O Pueblito Los Dominicos é um ótimo local para conhecer mais sobre as tradições chilenas e levar lembranças autênticas.
Roteiro de viagem para Santiago
Com as atrações em mente, veja nossas sugestões de roteiros para sua viagem ao Chile.
O que fazer em Santiago em 1 dia
Em um dia, o ideal é focar nas atrações principais, que podem ser visitadas em um circuito central e fácil de explorar. Vale a visita aos seguintes locais: Plaza de Armas, Palacio de la Moneda, Mercado Central e Bairro Bellavista.
O que fazer em Santiago em 3 dias
Com três dias, você consegue explorar mais profundamente tanto a cidade quanto algumas áreas próximas. Para o segundo dia, visite La Chascona e a Gran Torre Santiago. Depois, jante em um dos ótimos restaurantes de Providencia ou Vitacura.
Aproveite o terceiro dia para visitar o Cerro San Cristóbal, incluindo um passeio ao zoológico!
O que fazer em Santiago em 5 dias
Acrescente ao roteiro de 3 dias uma visita a uma vinícola nos arredores de Santiago, como a Viña Concha y Toro. No retorno, visite o Parque Bicentenário para um passeio tranquilo.
Use o quinto dia para um passeio até o Cajón del Maipo (aproximadamente 1,5h de Santiago), uma área montanhosa com atividades ao ar livre e natureza deslumbrante.
O que fazer em Santiago em 7 dias
No sexto dia, visite a Viña Undurraga ou outra vinícola da região e passe o resto da tarde em Santiago, visitando museus ou praças. Jante em um restaurante gourmet em Las Condes ou Vitacura.
Já para o sétimo dia, suba no Cerro de la Virgen para vistas deslumbrantes de Santiago e das montanhas ao fundo. Faça um último passeio relaxante pelo Parque Metropolitano.
Onde ficar em Santiago
Santiago é uma cidade diversa, com diferentes bairros que oferecem opções variadas de hospedagem, dependendo do tipo de experiência que você busca. Conheça nossas sugestões.
Providencia
Providencia é um dos bairros mais populares e centrais de Santiago, com uma boa mistura de áreas residenciais e comerciais. Ele é famoso por sua infraestrutura moderna, ruas arborizadas, shopping centers e uma grande variedade de restaurantes, bares e lojas.
É uma área muito bem conectada ao transporte público, com acesso fácil ao metrô e várias opções de transporte. O bairro também é conhecido por sua segurança e ambiente agradável.
Lastarria
Lastarria é um bairro boêmio e cultural, conhecido pela sua atmosfera charmosa, com ruas estreitas e cheias de cafés, galerias de arte e lojas independentes. Ele está situado ao lado do centro histórico de Santiago e é muito procurado por turistas que buscam uma experiência mais autêntica.
É próximo do Museu de Artes Visuais, do Teatro Forestal, da Plaza de Armas e do Mercado Central, fora diversos eventos artísticos e culturais ao longo do ano.
Bellavista
Bellavista é famoso por sua vida noturna animada, com muitos bares, restaurantes e clubes. Está localizado perto do Cerro San Cristóbal, o que oferece aos visitantes fácil acesso à natureza, além de atrações urbanas.
A área tem uma grande variedade de bares e restaurantes, com um toque boêmio, mas também há muitas opções de arte, como murais de grafite e ateliês de artistas locais. Bellavista é também um excelente ponto para quem gosta de gastronomia, com restaurantes variados.
Quer garantir as melhores hospedagens em Santiago com até 40% OFF? Acesse o Nomad Trips e tire sua viagem dos sonhos do papel.
Onde comer em Santiago
Santiago oferece uma grande variedade de opções gastronômicas, desde restaurantes sofisticados até cafeterias acolhedoras. Aqui estão 5 sugestões de lugares:
Boragó
Considerado um dos melhores restaurantes do Chile, o Boragó é famoso pela gastronomia de vanguarda com foco em ingredientes locais e pratos que refletem a identidade chilena.
La Vega Central
Quer experimentar a culinária tradicional chilena? A La Vega Central é o seu lugar. O mercado é uma verdadeira experiência, oferecendo comida de rua, como empanadas, sopaipillas (uma espécie de bolinho frito) e mariscos frescos.
Café de La Candelaria
Localizado no boêmio bairro Bellavista, o Café de la Candelaria é um lugar aconchegante e tranquilo, ideal para tomar um café ou lanche. Eles servem sanduíches deliciosos, tortas e bebidas quentes, e é um ótimo lugar para relaxar depois de explorar as ruas do bairro.
La Fuente Alemana
Famosa pela gastronomia alemã e chilena, a La Fuente Alemana é uma ótima opção para quem gosta de sanduíches grandes e recheados. A especialidade da casa é o sanduíche de pernil (carne de porco), servido em um pão crocante e com molhos saborosos.
Café Colonia
O Café Colonia é uma charmosa cafeteria com um toque de influência europeia, oferecendo cafés artesanais, pães frescos e bolos feitos com ingredientes locais e importados.
Localizada em Providencia, é uma ótima escolha para quem busca um lugar tranquilo para tomar café e se deliciar com opções de brunch ou lanches rápidos.
Onde fazer compras em Santiago
O Costanera Center é um dos centros comerciais mais famosos de Santiago, localizado em Providencia, com uma grande variedade de lojas de marcas internacionais, roupas de grife e tecnologia, além de restaurantes e um mirante no topo da Gran Torre Santiago.
Já o Paseo Ahumada e a Plaza de Armas abrigam lojas mais acessíveis, perfeitas para quem quer comprar souvenirs, roupas e itens típicos chilenos. Se você busca por produtos exclusivos e de design local, o Barrio Lastarria oferece lojas de arte, moda e decoração de designers independentes.
Para quem prefere uma experiência mais autêntica, o Mercado Central e a La Vega Central são ótimos locais para comprar alimentos frescos, como frutas, legumes, temperos e produtos típicos, além de itens artesanais.
E, para quem deseja encontrar preços mais acessíveis, o Barrio Meiggs, conhecido como o "mercado popular" de Santiago, oferece uma infinidade de produtos a preços mais baixos, desde roupas a eletrônicos.
Quer saber o que vale a pena comprar no país? Confira nosso artigo completo com dicas de produtos e centros de compra no Chile.
Onde curtir a vida noturna de Santiago
Para aproveitar a vida noturna de Santiago, o bairro Bellavista é um dos principais pontos de diversão da cidade, conhecido por seus bares, restaurantes e boates. O Paseo Pio Nono, em Bellavista, é particularmente famoso pela quantidade de bares e restaurantes ao longo da rua, sempre animados, com uma mistura de turistas e locais.
Outro bairro popular para curtir a noite é Providencia, especialmente ao redor da Avenida Manuel Montt e da Plaza Italia, onde você encontra opções de bares e cafés que se transformam em locais animados durante a noite.
Para quem busca uma experiência mais exclusiva, Vitacura oferece bares e clubes sofisticados, com música de qualidade e ambiente moderno.
Quanto custa uma viagem para Santiago
O custo de uma viagem para Santiago pode variar bastante dependendo da época do ano, do estilo de viagem e das escolhas pessoais. Uma média segura é de R$ 8 mil, veja mais detalhes abaixo!
Passagens
Passagens de ida e volta do Brasil para Santiago variam de R$ 1.600 a R$ 3.500, dependendo da época do ano (alta temporada tende a ser mais cara) e da antecedência com que você compra.
Hospedagem
A hospedagem depende muito do perfil escolhido. Considere os seguintes valores:
- Hotéis econômicos, de R$ 200 a R$ 350 por noite para opções simples, como hostels ou hotéis 3 estrelas
- Hotéis de médio porte custam entre R$ 400 e R$ 600 por noite, oferecendo mais conforto e localização central
- Hotéis de luxo saem a partir de R$ 700 por noite, chegando a R$ 1.500 ou mais
Alimentação
Assim como na hospedagem, as refeições variam de acordo com o tipo escolhido. Refeições baratas, em restaurantes simples ou fast-food, variam entre R$ 20 e R$ 40.
Já uma refeição em um restaurante de melhor qualidade pode custar entre R$ 50 e R$ 100, enquanto em um local mais requintado fica em torno de R$ 250 por pessoa.
Para economizar, você pode optar por restaurantes com café da manhã e fazer compras em supermercados para petiscos ao longo do dia.
Transporte
O metrô é a forma mais econômica e prática de se locomover pela cidade. Para distâncias mais curtas, táxis e aplicativos como Uber são boas alternativas. Confira uma média de preços:
- Metrô: a tarifa de metrô em Santiago é de aproximadamente R$ 4,50 a R$ 6,00 por trajeto
- Ônibus: também custa cerca de R$ 4,50 por trajeto
- Táxis e aplicativos de transporte: as tarifas começam em torno de R$ 10 a R$ 15 para viagens curtas. Viagens mais longas podem custar entre R$ 30 e R$ 60.
Lembrando que só é possível usar o metrô em Santiago utilizando a tarjeta BIP (cartão de acesso), que custa cerca de R$ 10 e pode ser compartilhada por mais de uma pessoa.
Passeios
Os passeios em Santiago variam de acordo com o tipo de atividade e, sim, tem muita coisa gratuita para ser feita. Mas, em relação aos pagos, por exemplo, tours guiados pela cidade, vinícolas e montanhas podem custar entre R$ 100 e R$ 300 por pessoa.
Para quem quer esquiar ou fazer passeios na neve, o custo pode ser mais alto, com pacotes de R$ 500 a R$ 1.000 por dia.
Seguro-viagem
O seguro-viagem para o Chile geralmente custa entre R$ 100 e R$ 300 para uma viagem de uma semana. O valor depende da cobertura, da idade do viajante e do tipo de seguro escolhido.
Vale o lembrete: clientes Nomad conseguem um preço mais camarada comprando o seguro de viagem AssistCard.
Chip internacional
O Nomad Chip, uma opção popular de chip internacional, custa em média entre R$ 120 e R$ 200 para planos de dados móveis, sendo que há planos gratuitos para quem for cliente, sabia?
Considerando todos esses valores, uma viagem de 7 dias para Santiago, com refeições mais baratas e caras e até mesmo passeio de ski, fica em torno de R$ 8 mil — já com passagens e hospedagem.
Quanto levar para Santiago
Considerando que a passagem, a hospedagem, alguns passeios e até mesmo chip e seguro-viagem você contrata antes e pode pagar parcelado, é recomendado levar cerca de R$ 4 mil à sua viagem a Santiago.
Como levar dinheiro para Santiago
Ao viajar para Santiago, considere levar uma parte do dinheiro em espécie, especialmente para pequenas compras, transporte público ou emergências. A moeda oficial do Chile é o peso chileno (CLP), e é recomendável fazer uma troca de reais para pesos antes de viajar ou ao chegar na cidade, em casas de câmbio.
Evite trocar grandes quantidades de dinheiro no aeroporto, pois as taxas de câmbio geralmente são menos favoráveis. Você pode também utilizar casas de câmbio em Santiago, que oferecem boas taxas, mas sempre fique atento às variações cambiais.
Além do dinheiro em espécie, o cartão de débito internacional é uma forma conveniente e segura de acessar sua conta bancária enquanto viaja. Os principais cartões de débito internacionais, como o cartão de débito internacional da Nomad, são amplamente aceitos em lojas, restaurantes e caixas eletrônicos em Santiago.
Com o cartão, você pode retirar pesos diretamente dos caixas eletrônicos (ATMs), mas esteja ciente de que algumas taxas podem ser aplicadas tanto pelo seu banco quanto pela instituição chilena que opera o caixa eletrônico.
Usar o cartão de débito também oferece maior segurança, já que você não precisa carregar grandes quantias em dinheiro, além de possibilitar pagamentos em lojas e para serviços de forma prática e eficiente.
Viaje para Santiago com a Nomad
Quem é cliente Nomad tem muitas vantagens quando vai a Santiago, sabia? Com a conta internacional Nomad, você pode economizar até 10% em compras e viagens internacionais.
Na Nomad, você compra dólar com a cotação comercial, mais barato que em bancos tradicionais e casas de câmbio.
E com o cartão de débito internacional, você faz compras e realiza pagamentos em peso chileno, com conversão automática para dólar. E você confere tudo direto no app da Nomad, com segurança e facilidade. E se precisar de dinheiro em espécie, pode realizar saques nos caixas eletrônicos da rede MoneyPass.
E os benefícios não param por aí. Clientes Nomad têm acesso a descontos e cashback na compra de passagens aéreas, reserva de hospedagem, aluguel de veículos, contratação de seguro de viagem, ingressos para atrações e muito mais no Nomad Shop.
E para deixar a sua viagem perfeita, no Nomad Trips você pode comprar passagens aéreas, reservar hotéis, alugar veículos e garantir ingressos para atrações no Brasil e no mundo. Uma plataforma completa para você planejar o seu passeio, monitorar preços e criar roteiros personalizados com o poder da inteligência artificial!
Quer ficar conectado durante a sua viagem? Quem é cliente Nomad pode contratar o Nomad Chip e acessar a internet com praticidade e velocidade nos EUA, Europa e América Latina. Tudo direto no app e sem complicações!
E na hora do embarque, aproveite para descansar no Nomad Lounge, a sala VIP da Nomad no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O lugar perfeito para uma pausa para o café, recarregar o celular, aproveitar um milk-shake e descansar com conforto.
A Nomad também te ajuda a construir ou fortalecer o seu patrimônio. Com apenas US$ 1, você já pode começar a investir no exterior em ativos de renda fixa em dólar, como bonds e CDS (em breve), ETFs, REITs, ações de empresas globais e fundos de investimento selecionados.
Além disso, a conta Nomad é assegurada por órgãos americanos de proteção ao investidor, garantindo mais segurança para você. E você economiza nas suas movimentações com taxa zero de corretagem e ainda recebe relatórios completos para declarar seu imposto de renda com facilidade.
Abra a sua conta internacional Nomad agora!
{{cta-component}}