Ganhar salário em dólar pode ser bem vantajoso, mas sempre traz consigo uma dúvida: é melhor segurar o dinheiro na moeda americana ou trocar por reais? A resposta não é tão simples e depende de alguns fatores que vão além da cotação do dia.
Se você é um Global Worker, precisa entender como variações cambiais, custos e até o uso do dinheiro influenciam essa escolha. E, para te ajudar a decidir o que fazer com seu salário em dólar, preparamos este guia completo. Confira tudo a seguir.
Salário em dólar: vantagens de converter para real
Quando o assunto é o salário em dólar, em alguns momentos será vantajoso converter para o real.
Pagamento de contas no Brasil
Se você vive no Brasil, converter o salário em dólar para reais facilita o pagamento de despesas cotidianas, como:
- Aluguel;
- Contas de serviços;
- Medicamentos;
- Compras.
Manter seu dinheiro em reais evita que você fique conferindo a cotação dólar e realizando transações constantes.
Ao converter o salário, é possível evitar taxas adicionais e variações cambiais que podem ocorrer ao utilizar dólares para pagamentos, sem falar que a maioria dos comércios locais só aceitam o real.
Investimentos e oportunidades locais
Outro ponto importante que você precisa levar em consideração quando o assunto é guardar ou converter o salário em dólar são os investimentos no mercado brasileiro.
Ao converter o salário em dólar para o real, você desvia de muitas burocracias e impostos, agilizando suas aplicações e evitando problemas contábeis.
Evitar oscilações do câmbio
A volatilidade do mercado cambial costuma impactar muito para receber salário do exterior. Ao converter o montante para a moeda local assim que o recebe, você se protege contra possíveis desvalorizações do dólar.
Essa estratégia tende a dar uma maior estabilidade financeira, permitindo que você faça um melhor planejamento com seu salário em dólar e que não será suscetível às incertezas do mercado internacional.
Rapidez nas transações bancárias
Nada mais rápido que um Pix ou uma compra no débito por aproximação. Compras feitas em real não costumam passar por verificações extras e são liquidadas na hora, isso é extremamente útil para os gastos do dia a dia.
Maior facilidade para acesso a crédito
Se você pretende:
- Financiar um imóvel;
- Fazer um empréstimo;
- Solicitar um cartão de crédito com melhores condições.
Ter um fluxo de recebimentos em reais ajuda na análise de crédito. Bancos brasileiros costumam dar prioridade para quem tem renda de fácil comprovação.
Leia também: Confira também algumas dicas financeiras para Global Wokers.
Quer receber transferências de qualquer lugar do mundo sem burocracia para você? Com a Nomad, você tem taxa zero no primeiro pagamento, suporte 100% em português e dólar com cotação comercial, sem taxas escondidas.
Abra sua conta agora.
{{cta-pagamentos}}
Salário em dólar: vantagens de evitar a conversão para real
Apesar de ter suas vantagens, converter o salário em dólar nem sempre será a melhor opção. Abaixo, separamos algumas razões para você considerar saques parciais, seguindo a dolarização de patrimônio.
Proteção contra a desvalorização do real
O real tem enfrentado grandes desvalorizações ao longo dos anos. Em contrapartida, o dólar continua sendo uma moeda forte e que muitos usam para proteger o seu poder de compra.
Ao preservar parte dos rendimentos em dólar, é possível mitigar os impactos negativos das flutuações cambiais, garantindo maior estabilidade financeira. Essa estratégia é muito útil em momentos de crise econômica.
Maior poder de compra internacional
Ao conquistar uma carreira internacional, suas viagens e compras fora do país ficam muito mais simplificadas e, se a dúvida entre guardar ou converter salário em dólar continua presente, considere este fator.
Possuir uma reserva em dólar permite aproveitar oportunidades de consumo no exterior, como compras online em sites estrangeiros ou até mesmo investimentos em produtos e serviços disponíveis apenas fora do país.
Oportunidade de investir no exterior
Manter parte do seu salário em dólar te permite acesso direto a investimentos no exterior, como ações americanas, ETFs e REITs.
Investir em mercados internacionais diversifica sua carteira e pode ser uma chance de aumentar seus rendimentos, aproveitando oportunidades que não estão disponíveis no mercado nacional.
Flexibilidade financeira
Manter parte do salário em dólar te dá a flexibilidade de aproveitar oportunidades financeiras tanto no Brasil quanto no exterior, permitindo uma gestão mais estratégica dos recursos.
Essa flexibilidade possibilita uma adaptação mais rápida às mudanças econômicas e às necessidades pessoais, garantindo maior autonomia na gestão financeira.
Leia também: Como trabalhar no exterior? Tudo o que você precisa saber
{{rt-pagamentos-1}}
{{cta-pagamentos}}