Fazer compras internacionais com cartão de crédito parece simples, mas a fatura pode trazer surpresas nada agradáveis. Entre tarifas invisíveis e câmbio mais caro, a taxa dos cartões de crédito vira um detalhe que pesa no bolso sem aviso prévio.
Saber exatamente o que é cobrado em cada transação evita sustos e te ajuda a planejar melhor os gastos. Veja como funcionam essas cobranças e o que pode ser feito para diminuir os custos.
Quais são as taxas dos cartões de crédito em compras internacionais?
Ao realizar compras com seu cartão de crédito internacional, é preciso prestar atenção em alguns custos que têm um grande impacto no valor final da sua fatura. São eles:
Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
O IOF do cartão de crédito é um tributo federal que incide sobre operações financeiras, incluindo compras internacionais com cartão de crédito. Atualmente, a alíquota é de 3,38%. Apesar de inconveniente, o governo brasileiro iniciou uma redução gradual dessa alíquota, com previsão de ela seja zerada até 2028. Porém, até lá, ela continuará sendo cobrada a cada compra internacional que você fizer.
Spread cambial
O spread cambial representa a diferença entre a taxa de câmbio oficial (Ptax) e a taxa aplicada pela instituição financeira na conversão da moeda estrangeira em que você fez a compra para o real. Essa margem varia conforme seu banco ou emissor do cartão, podendo chegar a até 7%.
Anuidade do cartão
Algumas taxas dos cartões de crédito são cobradas com um encargo anual pela sua utilização, conhecida como anuidade. Embora não seja um índice específico para compras internacionais, é um custo que muitas pessoas esquecem de levar em consideração na hora de economizar em compras no exterior.
Encargos e juros
Caso a fatura e a taxa dos cartões de crédito não seja paga integralmente até a data de vencimento, juros e multas geralmente são aplicados, aumentando ainda mais o custo final da compra.
De acordo com dados do Banco Central, algumas instituições financeiras chegam a cobrar o equivalente a 438% de juros ao ano no crédito rotativo.
Quer mais economia e benefícios nas compras internacionais? Com o Cartão de Débito Internacional da Nomad você faz compras e pagamentos na moeda local com conversão automática para dólar e acessa benefícios exclusivos.
Abra sua conta agora!
{{cta-conta}}
Vale a pena fazer compras internacionais com o cartão de crédito?
Usar o cartão de crédito para compras internacionais tem suas vantagens e desvantagens:
Vantagens do cartão de crédito em compras internacionais
- Programas de recompensas: possibilidade de acumular pontos ou milhas que podem ser trocados por passagens aéreas, produtos ou serviços.
Facilidade e comodidade: é amplamente aceito em diversos estabelecimentos ao redor do mundo, facilitando pagamentos e reservas. - Segurança nas transações: em caso de perda, roubo ou fraude, é possível contestar cobranças indevidas e, muitas vezes, bloquear o cartão pelo aplicativo do banco.
Desvantagens do cartão de crédito em compras internacionais
- Variação cambial: o custo de câmbio aplicada pode variar até o fechamento da fatura, gerando incerteza sobre o valor final a ser pago.
- Possíveis cobranças adicionais: taxa em compras internacionais de até 50 dólares já está sendo aplicada, e pode se somar com as tarifas estipuladas pelo cartão.
- Juros altos em caso de parcelamento ou atraso: se a fatura não for paga integralmente, os juros do crédito rotativo são bem elevados, deixando a compra muito mais cara do que o previsto.
Cartão de débito internacional como alternativa
Uma alternativa a taxa dos cartões de crédito é usar um cartão de débito internacional.
Esse tipo de cartão é atrelado a uma conta internacional, com saldo em moeda estrangeira, como dólar ou euro. Ele funciona como um cartão de débito nacional, mas para compras fora do território nacional ou em compras online em sites estrangeiros. Ou seja, sempre que você realizar um pagamento, o valor é debitado automaticamente do saldo usando moeda estrangeira.
Confira as vantagens e desvantagens desse meio de pagamento:
Vantagens do cartão de débito internacional
- Economia em taxas e tributos: muitas das taxas e tributos são cobradas apenas ao adicionar saldo na conta internacional, e não ao realizar uma compra, como no caso dos cartões de crédito internacionais. Isso garente maior economia e previsibilidade de gastos.
- Controle de gastos: como as compras são debitadas diretamente da conta, é mais fácil monitorar e controlar as despesas em tempo real.
- Câmbio no momento da compra: você pode adicionar saldo em moeda estrangeira na conta internacional quando o câmbio estiver favorável. Dessa maneira você evita surpresas com a variação cambial, como ocorre nos cartões de crédito internacionais.
Desvantagens do cartão de débito internacional
- Valores de saque: algumas instituições cobram tarifas para saques em caixas eletrônicos no exterior.
- Aceitação limitada: embora amplamente aceitos, alguns estabelecimentos podem preferir ou aceitar apenas cartões de crédito e dinheiro em espécie.
Como economizar nas taxas do cartão de crédito?
Economizar nas taxas do cartão de crédito em compras internacionais é uma meta alcançável com algumas estratégias inteligentes.
Pesquise diferentes cartões e seus encargos
Nem todos os cartões de crédito são iguais, especialmente quando o assunto são taxas para compras internacionais. Antes de viajar ou fazer compras fora do país, compare as condições oferecidas por diferentes instituições financeiras. Algumas podem aplicar uma cotação do dólar menor ou até mesmo isentar certas tarifas.
Utilize cartões com programas de recompensas
Ao acumular pontos ou milhas, você pode compensar parte dos gastos, seja trocando por passagens aéreas, hospedagens ou outros benefícios.
Opte por uma conta internacional
Abrir uma conta internacional é uma das melhores alternativas para reduzir os custos de compras no cartão no exterior. Com uma conta desse tipo, você pode converter moeda antecipadamente, aproveitando custos de câmbio mais favoráveis e pagando taxas menores.
Pague na moeda local sempre que possível
Ao realizar compras no exterior, sempre que possível, opte por pagar na moeda local do país que está visitando. Isso ajuda a evitar a "conversão dinâmica de moeda", um serviço que muitas vezes resulta em tarifas mais altas.
Monitore os portes de câmbio
Os valores de câmbio flutuam constantemente. Acompanhar essas variações e realizar a conversão de moeda em momentos favoráveis te ajudar a poupar alguns gastos.
Inclusive, algumas instituições financeiras permitem que você trave o tributo de câmbio antecipadamente, te protegendo de oscilações futuras.
Economize com o Cartão de Débito Internacional Nomad
Quer fugir das altas taxas dos cartões de crédito em compras internacionais, sejam elas online ou presenciais? Então abra uma conta internacional Nomad.
Quem é cliente Nomad conta com um cartão de débito internacional físico ou virtual para fazer compras na moeda local em mais de 180 países. Os pagamentos são convertidos automaticamente para dólar americano e você confere tudo direto no app, com total transparência.
Além disso, com a Nomad você pode economizar até 10% em compras e viagens internacionais graças ao dólar comercial e taxas competitivas.
E os benefícios não param por aí. No Nomad Trips você pode comprar passagens aéreas, reservar hotéis, alugar veículos e garantir ingressos para atrações no Brasil e no mundo. Uma plataforma completa para você planejar o seu passeio, monitorar preços e criar roteiros personalizados com o poder da inteligência artificial!
Cliente Nomad também pode contratar o Nomad Chip e acessar a internet com praticidade e velocidade nos EUA, Europa e América Latina. Tudo direto no app e sem complicações!
E na hora do embarque, aproveite para descansar no Nomad Lounge, a sala VIP da Nomad no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O lugar perfeito para uma pausa para o café, recarregar o celular, aproveitar um milk-shake e descansar com conforto.
A Nomad também te ajuda a construir ou fortalecer o seu patrimônio investindo no exterior em ativos de renda fixa em dólar, como bonds e CDS (em breve), ETFs, REITs, ações de empresas globais e fundos de investimento selecionados. Você ainda conta com taxa zero de corretagem (saiba mais) e ainda recebe relatórios completos para declarar seu imposto de renda com facilidade.
Além disso, determinados serviços de investimento nos Estados Unidos são fornecidos pela DriveWealth LLC (“DriveWealth”) e pela Apex Clearing Corporation (“Apex”), membros da Securities Investor Protection Corporation (“SIPC”), que protege os valores mobiliários da sua conta em até U$500.000. Para detalhes, consulte www.sipc.org.
Abra a sua conta agora!
{{cta-conta}}