Guia completo para conhecer o Vaticano

Por:
Clara Dalanora
22/11/2024
|
Atualizado em
15/10/2024
15 min de leitura

Se você está planejando uma viagem para a Itália, o Vaticano também precisa estar na sua lista de lugares a ser visitado. Conhecido também como Estado da Cidade do Vaticano, o local é o menor país do mundo e muito rico culturalmente.

Neste texto, você vai saber um pouco mais sobre a localização do Vaticano, roteiros de viagem para o local em 1, 2 ou 3 dias, lugares que você pode visitar sem pagar nada e quais são os melhores museus para conhecer por lá. Confira!

Onde fica o Vaticano

O Vaticano é um enclave, ou seja, um território com distinções políticas, sociais e culturais com fronteiras geográficas que ficam inteiramente dentro dos limites de um outro território. No caso, ele fica na cidade de Roma, capital italiana

Com área de 0,44km², o Vaticano é o menor país do mundo, construído em uma colina conhecida como Monte do Vaticano. O local fica próximo à margem direita do Rio Tibre, tendo como ponto mais elevado os Jardins do Vaticano e como ponto mais baixo a Praça de São Pedro, principal ponto de turismo religioso do país.

Mas se você quer saber exatamente onde fica o Vaticano, ele está a aproximadamente 30 quilômetros do litoral da Itália. E a cidade do Vaticano fica bem conectada às proximidades de Roma.

Por isso, é possível ir até o menor país do mundo usando o transporte público ou veículo particular. Além disso, se você gosta de aventura, pode ir caminhando.

Partindo de Roma, o metrô demora, em média, 15 minutos para chegar ao Vaticano. Já o ônibus leva cerca de 30 minutos no trajeto. O trem demora por volta de 40 minutos, e o bonde, cerca de uma hora. De carro, a viagem dura 20 minutos, e caminhando, 30 minutos.

Que tal economizar até 10% na sua próxima viagem para o Vaticano? Com a Nomad, você compra dólar comercial, paga apenas 1,1% de IOF, tem acesso a um cartão de débito aceito em mais de 180 países e ainda ganha descontos e cashback em compras com parceiros selecionados.

Abra a sua conta internacional Nomad sem taxa de abertura e manutenção mensal!

{{cta-component}}

O que fazer no Vaticano em 1 dia

Se você tem pouco tempo para visitar e está se perguntando o que fazer no Vaticano em 1 dia, a dica é: ir até a Praça e a Basílica de São Pedro. Além de lindos, os dois pontos turísticos têm bastante história para contar.

A Basílica de São Pedro é o templo religioso mais importante da Igreja Católica e um dos locais mais visitados do mundo. Ela fica na Praça de São Pedro e foi construída com a participação de artistas como Michelangelo, Rafael Sanzio e Bernini.

As principais atrações são a escultura La Pietà, de Michelangelo, a estátua de bronze de São Pedro e a capela que abriga os restos mortais do Papa João Paulo II. Assim, você conhece um pouco mais da cultura local e se conecta com a religião.

O que fazer no Vaticano em 2 dias

Se você tem mais um dia para explorar o Vaticano, além da Praça e da Basílica de São Pedro, há outros lugares imperdíveis para acrescentar ao cronograma.

Os Jardins do Vaticano são datados da Idade Média e constituem os jardins urbanos de propriedade do Papa. Por lá, além de jardins, parques e uma grande área arborizada, você encontra edifícios e monumentos medievais.

Nesse passeio você encontra lugares como a Rádio Vaticano, o Palácio do Vaticano e o monumento em que ocorreu a tentativa de assassinato do Papa João Paulo II.

O tour pode ser feito a pé e de ônibus aberto, porém, somente o ônibus possui áudio com guia em português. O ingresso pode ser adquirido no site oficial dos Museus do Vaticano. Para fazer esse passeio é preciso um guia oficial credenciado.

O que fazer no Vaticano em 3 dias

Se você dispõe de mais tempo para a viagem, tem muito o que fazer no Vaticano em 3 dias. Além da Basílica de São Pedro e dos Jardins do Vaticano, há vários outros passeios que valem a pena!

A Necrópole Vaticana, por exemplo, é um lugar bastante interessante. Ela é um conjunto de tumbas históricas localizadas a nível subterrâneo no Vaticano.

Na época do imperador Constantino, essa Necrópole era considerada um cemitério a céu aberto, com vários túmulos e mausoléus onde os cristãos e também os pagãos eram enterrados.

Acima da necrópole, há as grutas do Vaticano. Esse é o local onde o apóstolo Pedro e também dezenas de papas da Igreja foram enterrados. A partir da gruta, você consegue pegar uma saída direto na Basílica, sem precisar enfrentar filas.

Para explorar as ruínas é necessário autorização e agendamento através do site da Fabricca di San Pietro, ou pessoalmente, no Escritório das Escavações. O valor do passeio é de 13 euros.

O que fazer no Vaticano de graça

A grana para viajar está curta e você está pensando no que fazer no Vaticano de graça? Fique tranquilo, há vários passeios para explorar sem gastar com isso!

A dica, aqui, é se planejar com antecedência. Um dos passeios imperdíveis é acompanhar uma missa ou a passagem do Papa no Vaticano. Quando ele está na cidade, faz aparições de 90 minutos semanais.

As aparições acontecem, geralmente, às quartas-feiras, e o evento é totalmente gratuito, mas você precisa tirar um ingresso antecipadamente.

Além disso, independentemente da religião, assistir a uma missa na Basílica de São Pedro é uma experiência imperdível. A missa é realizada pelo menos cinco vezes por semana. Mas se você não gosta de grandes multidões, evite os finais de semana.

Outra experiência gratuita na cidade é tirar uma foto com um guarda suíço vestido de uniforme colorido. A Guarda Suíça é o exército oficial que guarda a cidade desde 1506. Com certeza, o registro vale a pena!

O que ver nos Museus do Vaticano

Os Museus do Vaticano são um grupo de museus de arte situados dentro dos muros da Cidade do Vaticano. Eles têm uma coleção com mais de 70 mil pinturas e esculturas, que são exibidas em mais de 54 galerias.

As escadas em espiral são inspiradas na escada de dupla hélice de Bramante no Museu Pio-Clementine. Elas têm duas seções separadas que permitem que as pessoas subam e desçam sem se encontrar, permitindo a passagem ininterrupta.

As Salas Rafael são famosas pelos afrescos pintados por Rafael, marcando o Alto Renascimento em Roma. Os espaços que compõem essas salas são o Salão de Constantino, Sala de Heliodoro, Sala da Assinatura e a Sala do Incêndio de Borgo.

O Museu Gregoriano Etrusco foi fundado pelo Papa Gregório XVI em 1836. Os artefatos incluem vasos, bronzes e sarcófagos. O Museu Egípcio abriga uma coleção de papiros, animais mumificados e reprodução do Livro dos Mortos.

E as artes da Capela Sistina revelam conteúdos do apocalipse e foram executadas por Perugino, Botticelli, Ghirlandaio, Rosselli e Michelangelo. O teto do local revela as histórias do Gênesis, desde a Criação até a Queda do Homem.

Posso usar minha conta Nomad na Europa?

Você pode utilizar o seu cartão Nomad na Europa sem preocupações. Suas compras são convertidas de Euro para Dólar automaticamente, e você confere tudo direto no app. Simples e sem burocracia.

  • Use seu cartão de débito Nomad de forma física ou virtual. Cadastre também na sua Wallet de preferência, como Apple Pay, Samsung Pay ou PayPal.
  • Você pode sacar também dinheiro em espécie em um caixa eletrônico (ATM) que aceite Visa. Faça saques gratuitos na rede MoneyPass e aproveite até dois saques gratuitos por mês em outras redes.
  • Fique conectado durante a sua viagem com o Nomad Chip!
  • Ganhe desconto na reserva de hospedagens e locação de veículos utilizando seu cartão Nomad.

{{cta-component}}

Compartilhe: