Planejar uma viagem é sempre uma mistura de sensações. Entre passagens, hospedagem e documentação, qualquer detalhe esquecido pode virar um problemão lá na frente. E quando o destino é outro país, como a Colômbia, essas preocupações só aumentam.
Mas nem tudo precisa ser complicado. Para te ajudar a preparar sua viagem para a Colômbia, fizemos este guia completo que te ajudará em cada detalhe. Vamos lá?
Como chegar na Colômbia
Viajar para a Colômbia saindo do Brasil é bem tranquilo, e o que não faltam são opções de voos que conectam os dois países.
Principais companhias aéreas e rotas
Atualmente, a melhor maneira de chegar até a Colômbia é por via aérea. A LATAM faz voos diários e sem escalas partindo de São Paulo. Além dela, a Copa Airlines também é uma opção, embora seus voos geralmente incluam uma conexão no Panamá.
Lembrando que o Panamá não está entre os 9 países para viajar sem passaporte. Então, caso você faça uma conexão por lá, será preciso apresentar o documento com pelo menos 90 dias de validade.
Aeroportos de destino na Colômbia
Existem diversos aeroportos que recebem voos internacionais no país, tanto na capital Bogotá como em outras cidades e destinos mais famosos. Confira os principais aeroportos de destino para a Colômbia:
- Aeroporto Internacional El Dorado (BOG): recebe todos os voos para Bogotá. É o principal aeroporto do país e um do mais movimentados da América Latina;
- Aeroporto Internacional José María Córdova (MDE): serve a cidade de Medellín e é uma porta de entrada para a região noroeste;
- Aeroporto Internacional Rafael Núñez (CTG): já para os voos para Cartagena, este será o seu aeroporto, especialmente se quiser explorar o litoral caribenho;
- Aeroporto Internacional Gustavo Rojas Pinilla (ADZ): localizado na ilha de San Andrés, um dos destinos mais famosos do país.
E que tal descansar em um espaço exclusivo antes do embarque para a Colômbia? Quem é cliente Nomad tem acesso ao Nomad Lounge, a nossa sala VIP no Aeroporto Internacional de Guarulhos, para recarregar a bateria, fazer um lanche e se preparar para a viagem!
Abra a sua conta e aproveite esse e outros benefícios.
{{cta-component}}
Como é o clima na Colômbia
Uma das coisas mais importantes na hora de planejar uma viagem internacional é considerar o clima do país. Afinal, saber quando faz frio ou calor é fundamental para arrumar a mala de viagem com os itens corretos!
Mas afinal, o que esperar do clima da Colômbia?
Por estar perto da linha do Equador, o clima da Colômbia é tão diverso quanto sua geografia. O país não tem estações definidas, alternando entre períodos secos (dezembro a março e julho a agosto) e chuvosos (abril a junho e setembro a novembro).
As temperaturas variam bastante de acordo com a altitude:
- Cartagena e Santa Marta: nessas regiões costeiras, prevalece o calor intenso, com temperaturas médias acima de 24°C;
- Medellín: conhecida como a "Cidade da Eterna Primavera", possui um clima mais ameno, variando entre 17°C e 24°C durante todo o ano;
- Bogotá: situada a 2.640 metros de altitude, a capital é fresca, com temperaturas médias entre 12°C e 17°C, ideal para quem prefere climas mais frios;
- Regiões Andinas: acima de 3.000 metros, nos Andes, as temperaturas despencam e podem chegar a níveis de congelamento. Sem contar o ar mais rarefeito.
Como escolher o melhor pacote de viagem para a Colômbia
Os pacotes de viagem para a Colômbia variam bastante, e definir o certo para sua viagem vai depender muito do tipo de experiência que você busca. As principais opções incluem passagens, hospedagem e, em alguns casos, passeios guiados.
Preste atenção à logística: Bogotá, com o Aeroporto Internacional El Dorado, é a principal porta de entrada para o país, e muitos pacotes partem ou fazem conexão por lá. Se seu foco for o litoral ou as regiões montanhosas, escolha pacotes que combinem voos internos ou traslados.
Outra dica importante é verificar a época do ano. Entender quanto custa uma viagem para a Colômbia vai depender muito da temporada. E se você gosta de viajar no seu ritmo, procure pacotes mais flexíveis, que tendem a ter um valor mais elevado.
Se ainda estiver em dúvida, considere dar uma olhada no Nomad Trips, nossa plataforma de viagens. Por lá você encontra os melhores pacotes para a Colômbia e garante as melhores condições para voos, hospedagem e passeios.
O que fazer na Colômbia
Se sua dúvida é o que fazer na Colômbia, temos uma boa notícia: o que não falta no país são pontos turísticos e opções de passeios para todos os gostos e bolsos. Confira as principais abaixo:
1. Conheça a Cidade Murada de Cartagena
Em um roteiro de viagem para a Colômbia precisa ter um passeio pelas charmosas ruas de paralelepípedos, as coloridas varandas coloniais e o Castelo de San Felipe de Barajas da Cidade Murada de Cartagena das Índias.
2. Visite a Catedral de Sal em Zipaquirá
Descubra esta impressionante catedral subterrânea esculpida dentro de uma mina de sal, considerada uma das maravilhas da engenharia colombiana.
3. Se aventure no Parque Nacional Natural Tayrona
Relaxe em praias paradisíacas cercadas por florestas tropicais e trilhas que levam a sítios arqueológicos da antiga civilização Tayrona.
4. Vá até o Eixo Cafeeiro
Visite as tradicionais fazendas de café nas regiões de Caldas, Quindío e Risaralda, aprenda sobre o processo de produção e deguste os famosos cafés colombianos.
5. Suba ao Cerro Monserrate em Bogotá
Pegue o teleférico ou funicular até o topo deste monte, que oferece uma vista deslumbrante da capital colombiana e abriga um santuário religioso.
6. Explore a Ilha de San Andrés
Aproveite as águas cristalinas do Caribe, pratique snorkel nos recifes de coral e conheça a cultura raizal única desta ilha paradisíaca.
7. Visite o Museu do Ouro em Bogotá
Admire uma das maiores coleções de artefatos de ouro pré-colombianos do mundo, que narram a rica história das civilizações indígenas da Colômbia.
8. Faça uma Trilha até a Cidade Perdida
Enfrente uma caminhada desafiadora pela selva até as ruínas da Ciudad Perdida, uma antiga cidade indígena situada nas montanhas da Sierra Nevada de Santa Marta.
9. Explore Medellín e o Bairro Comuna 13
Conheça a transformação urbana de Medellín, visite a vibrante Comuna 13, famosa por seus murais de arte de rua e história de resiliência.
10. Navegue pelo Rio Amazonas em Letícia
Embarque em uma aventura pela Amazônia colombiana, observe a fauna e flora únicas e interaja com comunidades indígenas locais.
Roteiro de viagem para a Colômbia
Por se tratar de um país tão vasto e com opções diferentes de passeios, às vezes fica até difícil definir o que fazer. Por isso é tão importante ter um roteiro de viagem para a Colômbia.
Abaixo, preparamos uma sugestão de até 15 dias no país.
O que fazer na Colômbia em 5 dias
Comece sua viagem com um dos diversos voos para Bogotá e visite o charmoso bairro de La Candelaria e o Museu do Ouro. Não deixe de subir ao Cerro Monserrate para apreciar uma vista panorâmica da cidade.
Reserve um tempo para conhecer a Catedral de Sal em Zipaquirá, um dos pontos mais impressionantes da região. Depois, siga para Cartagena, onde você pode caminhar pela Cidade Murada, se encantar com o pôr do sol nas muralhas e conhecer a rica história local no Castelo de San Felipe de Barajas.
O que fazer na Colômbia em 6 dias
Inclua Medellín no roteiro! Após chegar na cidade, descubra como ela se reinventou ao longo dos anos visitando a Comuna 13, conhecida por seus murais coloridos e história de resiliência.
Aproveite para conhecer o Parque Botero e o Museu de Antioquia, onde a arte e a cultura da região estão em destaque. À noite, curta os bares e restaurantes do bairro El Poblado.
O que fazer na Colômbia em 7 dias
Seguindo nosso roteiro de o que fazer na Colômbia, reserve um dia para conhecer Guatapé, uma pequena cidade próxima a Medellín. Suba a Pedra do Peñol, uma formação rochosa icônica com vistas inacreditáveis. Este é um passeio que combina aventura, cultura e paisagens incríveis.
O que fazer na Colômbia em 8 dias
Siga para o Eixo Cafeeiro, a região que representa o coração da produção de café na Colômbia. Visite uma fazenda de café para aprender sobre o processo de cultivo e provar os melhores grãos do país. Se possível, se hospede em uma fazenda tradicional para viver uma experiência autêntica e conectada com a cultura local.
O que fazer na Colômbia em 9 dias
Explore o Vale de Cocora, um cenário único com palmeiras de cera gigantes e trilhas ideais para caminhadas. Depois, passe pelas charmosas cidades de Salento e Filandia, onde você pode aproveitar o artesanato local, a gastronomia típica e a hospitalidade acolhedora dessa região tão especial.
O que fazer na Colômbia em 10 dias
Adicione um dia para aproveitar as praias paradisíacas das Ilhas do Rosário, próximas a Cartagena. Um passeio de barco até essas ilhas é perfeito para relaxar e mergulhar em águas cristalinas. Finalize o dia no bairro de Getsemaní, com suas ruas repletas de arte urbana e bares charmosos.
O que fazer na Colômbia em 15 dias
Para finalizar sua viagem para a Colômbia, inclua em seu roteiro a paradisíaca ilha de San Andrés, um dos melhores lugares para viajar no carnaval 2025. Relaxe em praias de areia branca e águas cristalinas, faça snorkeling nos recifes de coral e descubra o charme das ilhotas Johnny Cay e El Acuario.
Documentos necessários para entrar na Colômbia
Ao planejar sua viagem para a Colômbia, é preciso ficar atento aos documentos necessários para você entrar no país. Por sorte, o processo de migração é bem simples.
Precisa de passaporte para entrar na Colômbia?
Todos os brasileiros podem entrar na Colômbia usando apenas sua carteira de identidade (RG), desde que esteja em bom estado e com uma foto recente. Entretanto, não são aceitas carteiras profissionais como OAB, CREA, etc. E a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) também já é válida para entrar no país.
Precisa de visto para entrar na Colômbia?
Por ser um membro associado do Mercosul, a Colômbia faz parte da lista de países não exigem visto para brasileiros, mas tem um detalhe! Esse benefício só se aplica em viagens a turismo com no máximo 90 dias. Mesmo assim podem ser solicitados comprovantes de passagem de retorno e meios financeiros suficientes para sua estadia.
Precisa de seguro viagem para entrar na Colômbia?
Não! Você pode fazer sua viagem para a Colômbia sem contratar um seguro viagem, mas recomendamos ter um, nem que seja o mais básico disponível. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil deixa bem claro que a Colômbia não oferece sistema público de saúde, o que pode resultar em custos bem altos em caso de emergências médicas.
Quem é cliente Nomad tem até 80% de desconto nos planos de seguro viagem da AssistCard para a Colômbia e em mais de 190 países. Quer garantir uma viagem mais segura e tranquila? Abra a sua conta Nomad e faça já a cotação do seguro viagem.
O que vale a pena comprar na Colômbia
Em uma viagem internacional é sempre bom levar alguns souvenirs para casa, e é claro que você não pode deixar de fazer algumas compras na Colômbia. Aqui estão alguns itens que valem a pena adquirir durante sua visita:
Café colombiano
Entre os itens da sua lista de compras na Colômbia, é claro que o café não pode ficar de fora. Marcas como Juan Valdez garantem grãos selecionados que capturam a essência das montanhas andinas. Além disso, visitar uma fazenda no Eixo Cafeeiro permite uma experiência autêntica e a oportunidade de comprar produtos diretamente dos produtores.
Esmeraldas
A Colômbia é uma das maiores produtoras de esmeraldas do mundo. Em Bogotá, especialmente na região da Avenida Jiménez, você encontrará diversas joalherias especializadas nessa pedra preciosa.
Artesanato local
O artesanato colombiano é bem diversificado. Se você gosta de itens feitos à mão, considere as mochilas Wayuu, tecidas à mão pela comunidade indígena Wayuu. Outros produtos incluem cerâmicas de Ráquira, cestas de vime e tecidos tradicionais. Feiras de artesanato em cidades como Bogotá e Cartagena são ótimos locais para encontrar essas peças.
Produtos de couro
Juntamente com o café, a qualidade do couro colombiano é reconhecida internacionalmente. Bolsas, sapatos e jaquetas de couro são encontrados com bons preços em cidades como Bogotá e Medellín. O bairro de Usaquén, em Bogotá, é conhecido por suas feiras que oferecem uma variedade desses produtos.
E na hora de fazer compras na Colômbia, use o cartão internacional Nomad para ter mais economia, segurança e comodidade. Na Nomad você paga em peso colombiano, com conversão automática para dólar. E esqueça o IOF nas compras! Você só paga a taxa ao adicionar saldo na sua conta.
{{cta-component}}
Quanto custa uma viagem para a Colômbia
O custo de uma viagem para a Colômbia pode variar bastante de acordo com o que você deseja fazer no país e a duração de sua estadia. Abaixo, você confere algumas estimativas dos principais gastos para te ajudar com o planejamento.
Passagens aéreas para a Colômbia
O preço dos voos para a Colômbia podem variar muito, dependendo da cidade de origem, época do ano e antecedência da compra. Vale a pena acessar nosso guia sobre como comprar passagens aéreas baratas e economizar na viagem internacional para garantir os melhores preços.
Em média, os valores oscilam entre R$ 1.500 e R$ 3.000 para voos de ida e volta.
Hospedagem na Colômbia
As opções de hospedagem na Colômbia são variadas e atendem a diferentes orçamentos:
- Hostels: diárias entre R$ 50 e R$ 100;
- Hotéis 3 estrelas: valores entre R$ 150 e R$ 300 por noite;
- Hotéis 4 e 5 estrelas: diárias a partir de R$ 400.
Os preços sempre irão mudar conforme a cidade e a localização do estabelecimento. Reservas antecipadas geralmente garantem melhores tarifas.
Alimentação na Colômbia
A gastronomia colombiana é muito vasta e tem um valor relativamente acessível
- Refeições em restaurantes locais: custam entre R$ 20 e R$ 40;
- Restaurantes de padrão médio: valores variam entre R$ 50 e R$ 100 por refeição;
- Estabelecimentos de alto padrão: assim como no Brasil, podem ultrapassar R$ 150 por pessoa.
Transporte na Colômbia
Como na maioria dos países da América Latina, os valores do transporte variam bastante, sendo que o transporte público será a opção mais barata:
- Transporte público: passagens de ônibus urbano custam entre R$ 2 e R$ 5;
- Táxis: corridas dentro das cidades variam de R$ 10 a R$ 30;
- Voos domésticos: podem custar entre R$ 200 e R$ 500, dependendo do trecho e da antecedência da compra.
Você também pode alugar um carro, mas é importante considerar o trânsito local e os custos adicionais, como combustível e estacionamento. Lembrando que com a CNH, você pode dirigir na Colômbia sem necessidade de conseguir uma licença local.
Passeios turísticos na Colômbia
Os custos com atrações turísticas variam conforme a atividade:
- Museus e atrações culturais: os ingressos podem variar entre R$ 10 e R$ 30;
- Passeios guiados: tendem a custar de R$ 50 a R$ 200, dependendo da duração e do destino;
- Atividades de aventura: trilhas ou esportes aquáticos, custam entre R$ 100 e R$ 300.
Algumas atrações dão descontos para estudantes ou grupos; vale a pena verificar antecipadamente.
Seguro viagem para a Colômbia
Os custos variam conforme a cobertura e a duração da viagem, geralmente entre R$ 200 e R$ 600. O seguro garante assistência médica e cobertura para imprevistos, o que dá aquela tranquilidade extra durante a viagem.
Quanto de dinheiro levar para a Colômbia
Como você viu acima, os seus gastos vão variar conforme seu estilo de viagem, caso esteja em dúvida de quanto levar para a Colômbia, tome os seguintes valores como média:
- Econômico: R$ 210 por dia, incluindo hostels (R$ 50 a R$ 100), alimentação simples (R$ 20 a R$ 40) e transporte público (R$ 10 a R$ 20);
- Confortável: R$ 270 a R$ 540 por dia, com hotéis 3 estrelas (R$ 150 a R$ 300), refeições medianas (R$ 50 a R$ 100) e passeios guiados (R$ 50 a R$ 100);
- Luxuoso: R$ 700 a R$ 1.400 por dia, incluindo hotéis de luxo (R$ 400 a R$ 800), refeições de alto padrão (R$ 150 a R$ 300) e tours privados (R$ 100 a R$ 200).
Como levar dinheiro para a Colômbia
Agora que você já sabe quanto custa uma viagem para a Colômbia, é preciso planejar como levar dinheiro para o país, mais uma vez você terá algumas opções diferentes:
1. Dinheiro em espécie
Levar pesos colombianos em espécie é uma opção prática, especialmente para pequenas despesas e locais que não aceitam cartões. No entanto, carregar grandes quantias pode ser arriscado devido a possíveis perdas ou furtos. Além disso, a conversão de reais para pesos em casas de câmbio no Brasil ou na própria Colôbia pode não ter as melhores taxas.
2. Cartão de crédito
Os cartões de crédito internacionais são amplamente aceitos na Colômbia. Contudo, é importante considerar que as compras realizadas no exterior estão sujeitas ao IOF de 4,38% e à variação cambial até a data de fechamento da fatura, o que acaba acarretando alguns custos a mais do que o necessário. Sem contar possíveis taxas adicionais cobradas pela operadora.
3. Cartão de débito internacional
Os cartões de débito internacionais são uma opção de pagamento bastante interessante. Algumas opções, como o cartão de débito internacional da Nomad, permite realizar pagamentos na moeda local, realizar saques e outras vantagens, como:
- Taxas de câmbio mais favoráveis: ao usar a cotação comercial, você consegue economia de até 10% em compras e pagamentos;
- Segurança: em caso de perda ou roubo, é possível bloquear o cartão imediatamente pelo aplicativo, minimizando riscos;
- Facilidade de uso: as transações são debitadas diretamente do saldo em conta, permitindo melhor controle financeiro e evitando surpresas na fatura.
- Benefícios adicionais: usar o Cartão Nomad te dá acesso a outros benefícios exclusivos, como entrada no Nomad Lounge, descontos e cashback em compras no app, chip internacional para se manter conectado durante a viagem, opções de investimento em dólar e muito mais!
Viaje para a Colômbia com a Nomad
Sabia que ter uma conta na Nomad torna a sua viagem para a Colômbia ainda mais vantajosa? Com a conta internacional Nomad, você pode economizar até 10% em compras e viagens internacionais.
Na Nomad, você compra dólar com a cotação comercial, mais barato que em bancos tradicionais e casas de câmbio. E você só paga 1,1% de IOF nas operações.
E com o cartão de débito internacional, você faz compras e realiza pagamentos em peso colombiano, com conversão automática para dólar. E você confere tudo direto no app da Nomad, com segurança e facilidade. E se precisar de dinheiro em espécie, pode realizar saques nos caixas eletrônicos que aceitam a bandeira Visa®.
E os benefícios não param por aí. Clientes Nomad têm acesso a descontos e cashback na compra de passagens aéreas, reserva de hospedagem, aluguel de veículos, contratação de seguro de viagem, ingressos para atrações e muito mais no Nomad Shop.
E para deixar a sua viagem para a Colômbia perfeita, no Nomad Trips você pode comprar passagens aéreas, reservar hotéis, alugar veículos e garantir ingressos para atrações no Brasil e no mundo. Uma plataforma completa para você planejar o seu passeio, monitorar preços e criar roteiros personalizados com o poder da inteligência artificial!
Quer ficar conectado durante a sua viagem? Quem é cliente Nomad pode contratar o Nomad Chip e acessar a internet com praticidade e velocidade nos EUA, Europa e América Latina. Tudo direto no app e sem complicações!
E na hora do embarque, aproveite para descansar no Nomad Lounge, a sala VIP da Nomad no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O lugar perfeito para uma pausa para o café, recarregar o celular, aproveitar um milk-shake e descansar com conforto.
A Nomad também te ajuda a construir ou fortalecer o seu patrimônio. Com apenas US$ 1, você já pode começar a investir no exterior em ativos de renda fixa em dólar, como bonds e CDS (em breve), ETFs, REITs, ações de empresas globais e fundos de investimento selecionados.
Além disso, a conta Nomad é assegurada por órgãos americanos de proteção ao investidor, garantindo mais segurança para você. E você economiza nas suas movimentações com taxa zero de corretagem e ainda recebe relatórios completos para declarar seu imposto de renda com facilidade.
Abra a sua conta internacional Nomad agora!
{{cta-component}}