Guia de viagem para o Canadá: roteiros, atrações, dicas e mais

Por:
Marcos Pereira
9/12/2024
|
Atualizado em
9/12/2024
15 min de leitura

O Canadá é conhecido pela sua rica beleza natural. E o país desperta curiosidade não só nos amantes de aventuras, mas também em quem quer conhecer de perto a cultura, a arquitetura e a culinária desse país da América do Norte.

Pensando nisso, separamos um guia completo com dicas sobre o que fazer por lá, quanto dinheiro levar, quais as melhores atrações e um roteiro completo para até 10 dias de viagem para o Canadá. Continue lendo e faça seu planejamento!

Como chegar ao Canadá

Diferentemente do que muita gente pode pensar, Toronto não é a capital do Canadá, mas é a maior cidade do país, seguida por Montreal. A capital, na verdade, é Ottawa. E essas três cidades são as principais portas de entrada de turistas ao país.

E não é difícil saber como chegar ao Canadá. A companhia aérea Air Canada é a única que realiza voos diretos do Brasil para o Canadá. Diariamente, há voos partindo do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. E, semanalmente, há voos partindo do Galeão, no Rio de Janeiro.

Mas também é possível fazer uma viagem para o Canadá com conexão. Empresas como United Delta, American Airlines e Copa Airlines têm linhas para o país.

Que tal economizar até 10% na sua próxima viagem para o Canadá? Com a Nomad, você compra dólar comercial, paga apenas 1,1% de IOF, tem acesso a um cartão de débito aceito em mais de 180 países e ainda ganha descontos e cashback em compras com parceiros selecionados.

Abra a sua conta internacional Nomad sem taxa de abertura e manutenção mensal!

{{cta-component}}

Como é o clima no Canadá

O clima no Canadá é bem diverso, com temperaturas que podem variar de 35ºC no verão a -30ºC no inverno. E as estações do ano são bem demarcadas.

Porém, pelo tamanho do país, que é o segundo maior do planeta, também é possível vivenciar diferenças climáticas entre as regiões. Em Vancouver, onde o clima é oceânico, o inverno é menos rigoroso. Já no norte do país, as temperaturas caem bastante no período do frio. Por outro lado, as chuvas são mais distribuídas ao longo do ano em Toronto, enquanto em Vancouver o inverno é mais chuvoso.

Como escolher o melhor pacote de viagem para o Canadá

O Canadá tem várias cidades turísticas, como Toronto, Montreal, Vancouver e Ottawa e, por isso, possibilita muitas opções de pacotes de viagem.

Por causa disso, o valor das passagens para o Canadá também pode variar bastante, dependendo do local de partida e de destino e da época do ano escolhida para a viagem. Por isso, é importante definir com antecedência o roteiro do passeio.

No geral, o pacote de viagem deve incluir passagens, hospedagem e transporte. E, para garantir os melhores preços e vantagens, o Nomad Trips te ajuda na hora de fazer as reservas e definir o roteiro de viagem para o Canadá. Em nossa plataforma de viagens, você encontra tudo para o seu passeio, desde passagens aéreas e hospedagem até ingressos para atrações. E ainda pode criar roteiros personalizados com ajuda de inteligência artificial!

O que fazer no Canadá

Traçar o roteiro e escolher o que fazer no Canadá pode ser complexo, uma vez que o país é grande e muito diversificado. Mas separamos 5 atrações imperdíveis!

Cataratas do Niágara (Niagara)

Foto: Pixabay (Pexels)

Considerada uma das sete maravilhas do mundo, as Cataratas do Niágara estão localizadas a pouco mais de 500 km de Ottawa, a capital do país, e são um dos pontos turísticos mais conhecidos do Canadá. Por lá, os principais passeios incluem a “Journey Behind the Falls”, que te leva para bem pertinho das quedas d’água, e os observatórios, que oferecem uma visão privilegiada das cataratas.

Ponte Suspensa de Capilano (Vancouver)

Foto: Tim Trad (Unsplash)

A Ponte Suspensa de Capilano tem 70 metros de altura e 137 metros de extensão, ligando os dois lados do Rio Capilano. Ela fica em um parque de mesmo nome, em Vancouver, e é uma das maiores pontes suspensas do mundo. O local também é um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados do Canadá e um passeio inesquecível para os fãs de aventura e de natureza.

Catedral de Notre Dame (Montreal)

A Catedral de Notre Dame é um dos maiores símbolos da história do Canadá, considerado o maior lugar para a prática religiosa durante o século XIX na América do Norte. Além da questão espiritual, a arquitetura da igreja é o que mais chama a atenção, com detalhes impecáveis da estrutura.

CN Tower (Toronto)

Foto: Ark Films (Pexels)

A CN Tower fica localizada em Toronto e tem 553,33 metros de altura, sendo a terceira maior torre do mundo. Por causa de toda essa altura, ela permite uma visão deslumbrante da cidade, a partir dos diversos mirantes presentes nela. Além disso, há um chão de vidro perto dos observatórios, que permite uma sensação de voo.

Jasper National Park (Alberta)

O Jasper National Park é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Nele, há inúmeros lagos e trilhas em que é comum a prática de esportes aquáticos, como stand up paddle, e também a realização de piqueniques. O parque fica na província de Alberta, na região central do Canadá.

Roteiro de viagem para o Canadá

Como o Canadá é um país continental, um roteiro de viagem para lá precisa ser muito bem planejado. Por isso, separamos dicas para viagem de 5, 7 e 10 dias!

O que fazer no Canadá em 5 dias

Em 5 dias, dá pra conhecer duas das cidades mais populares do Canadá: Toronto e Ottawa, que ficam próximas. O trajeto entre elas pode ser feito de carro ou de ônibus e leva cerca de quatro horas de viagem. De quebra, você ainda aproveita as belíssimas paisagens da região.

No primeiro dia, você pode passar por alguns pontos turísticos de Toronto, como a CN Tower, onde é possível almoçar com a vista da cidade. Depois do almoço, ainda na região, você pode ir até o Ripley’s Aquarium of Canada e visitar a maior coleção de tubarões da América do Norte. Para finalizar o dia, a sugestão é ir até o Rogers Centre, que fica na região conhecida como Entertainment District, e ver as atrações.

No segundo dia, ainda em Toronto, você pode conhecer o Royal Ontario Museum, que é o maior museu de culturas mundiais e história natural do Canadá. De lá, você pode seguir para o Queen’s Park e admirar algumas das construções mais bonitas da cidade. Por fim, você pode fazer compras e comer na Younge-Dundas Square.

No terceiro dia, a dica é ir até a Casa Loma, que é um castelo em estilo medieval, com 98 cômodos e 20 mil metros de jardim, no coração de Toronto. Também dá tempo de passar pelo High Park, que é o maior parque da cidade. E, depois, se preparar para pegar a estrada e conhecer Ottawa, a capital do Canadá.

No quarto dia, comece indo até a Colina do Parlamento, onde há três edifícios em estilo gótico, que são cartão-postal de Ottawa. Você pode almoçar na região e seguir para um dos primeiros lugares da cidade a entrar na lista dos patrimônios da Unesco, o Rideau Canal. E pode finalizar o dia jantando no ByWard Market.

No quinto dia, você pode finalizar a visita a Ottawa passando pela National Gallery of Canada, que é a maior galeria de artes do país. Bem perto de lá, está a Catedral de Notre Dame, que é a maior e mais antiga da cidade. Finalize o dia por lá.

O que fazer no Canadá em 7 dias

No sexto dia, você pode sair de Ottawa e partir para Montreal, que fica a cerca de duas horas de distância e faz parte da região francófona do país. Comece o passeio por lá conhecendo o Complexo Olímpico de Montreal, que é um dos símbolos da cidade. Depois, a dica é ir até a região da Velha Montreal e conhecer a arquitetura e a culinária local.

No sétimo dia, ainda em Montreal, vá até o Oratório de Saint Joseph, que foi construído em 1900 e é considerado um dos patrimônios do Canadá. Depois, você pode caminhar pelo Parque Mont Royal, que foi projetado pelo mesmo designer do famoso Central Park, nos EUA. Finalize o dia por lá, apreciando a natureza.

O que fazer no Canadá em 10 dias

No oitavo dia, saia de Montreal com destino às Cataratas do Niágara. A viagem é de cerca de seis horas e, por isso, o ideal é descansar assim que chegar.

No nono dia, vá para as cataratas. Por lá, além de apreciar as belezas naturais, é possível fazer passeios de barco, admirar a vista dos mirantes, andar no funicular, degustar vinhos regionais, conhecer um observatório de borboletas e fazer compras.

No décimo dia, é hora de se programar para retornar. A dica é voltar para Toronto, que fica a cerca de duas horas de distância, e pegar o voo de volta por lá.

O que precisa para viajar para o Canadá

Uma grande questão de todo turista é: o que precisa para viajar para o Canadá? Primeiramente, o visto é necessário para todos os brasileiros que desejam visitar o Canadá e deve ser solicitado com antecedência de, no mínimo, seis semanas.

O processo de emissão do visto canadense é bem simples e a taxa de rejeição é bem pequena, porém o prazo de duração do visto canadense é de apenas seis meses.

Além do visto, é preciso apresentar o passaporte com validade mínima de seis meses a partir da data de entrada no país, uma foto 3x4 e um comprovante de renda atualizado, que varia de acordo com o tempo de estadia da viagem.

Por fim, como em qualquer viagem internacional, é ideal fazer um seguro-viagem para o Canadá, para garantir mais tranquilidade durante os dias de passeio.

O que vale a pena comprar no Canadá

Além de visitar lugares incríveis, quem viaja para o Canadá pode aproveitar para fazer compras de produtos a preços bem melhores que no Brasil. Geralmente, compensa comprar itens de higiene, eletrônicos, chocolates, vinhos e roupas.

Porém, é sempre bom se atentar à cotação da moeda e às taxas de transação durante as compras. Em novembro de 2024, quando este artigo foi escrito, 1 dólar canadense equivale a R$ 4,15.

Uma maneira de economizar na compra de moeda é planejando a viagem com antecedência. E com o Dólar Nomad, você garante muito mais economia.

Com o Dólar Nomad, você compra dólares americanos com a melhor cotação do mercado,  economizando até R$ 0,15¹ por dólar na cotação do dia e, após 1 ano, você recebe o valor automaticamente em sua conta internacional para usar como quiser.

Lembrando que usando a Nomad, você realiza pagamentos no Canadá na moeda local, com conversão automática para dólar canadense!

E não importa qual a cotação do dólar no dia em que você comprar o Dólar Nomad. A economia será de R$ 0,15¹ por dólar comprado. Assim, você garante mais economia e previsibilidade para a sua viagem, além de se proteger das flutuações cambiais!

E caso você queira utilizar o valor antes desse prazo de 1 ano, pode receber os seus dólares sem a economia oferecida pelo Dólar Nomad, com a cotação do câmbio da data de contratação original, ou seja, sem a bonificação de R$ 0,15 por dólar comprado.

Baixe o app e compre Dólar Nomad!

O Dólar Nomad é a compra de dólar com bonificação, para entrega após 1 ano da contratação, cf. regulamentação. Em caso de liquidação antecipada, uma nova operação será feita para a devolução da bonificação inicialmente concedida, de modo que o valor em dólar recebido pelo cliente se adeque ao valor que teria sido recebido se tivesse optado pela contratação à vista. Produto oferecido pela Nomad como correspondente do Ouribank. Para mais informações, acesse a nossa FAQ.

¹Valor do bônus sujeito à alteração pela Nomad.

Quanto custa uma viagem para o Canadá

Para saber quanto custa uma viagem para o Canadá, é preciso pesquisar os valores das passagens, da hospedagem, da alimentação, do transporte, dos passeios e do seguro-viagem. E nós fizemos um levantamento para facilitar a sua viagem!

Passagem aérea para o Canadá

O valor das passagens para o Canadá pode variar dependendo da época do ano escolhida para a viagem, da antecedência da reserva e da rota do voo.

Em novembro de 2024, uma passagem aérea direta, saindo de São Paulo com destino a Toronto, está custando cerca de R$ 9 mil, por pessoa, ida e volta. Já uma passagem saindo do Rio de Janeiro com destino a Toronto, com conexões, está custando cerca de R$ 6 mil, por pessoa, para o trecho de ida e volta.

Hospedagem no Canadá

O preço da hospedagem no Canadá também varia dependendo da época do ano e da cidade de destino. Em Toronto, por exemplo, uma diária em hotel de 2 estrelas ou menos tem valor médio de R$ 200 por pessoa; já em hotel 3 estrelas, pode custar R$ 600; e em hotel de 4 estrelas ou mais, pode chegar a até R$ 1.000.

Alimentação no Canadá

O custo da alimentação no Canadá pode variar de acordo com o tipo de restaurante e da refeição escolhida. Em Toronto, um prato em um restaurante popular pode valer, em média, a partir de R$ 50; já num restaurante de nível médio, pode subir para R$ 80; e em um restaurante sofisticado, custar cerca de R$ 200. Já o fast-food pode ter valor a partir de R$ 50.

Transporte no Canadá

Os ônibus e o metrô são as melhores opções para se deslocar dentro das cidades no Canadá. Em Toronto, o sistema PRESTO pode ser usado avulso, semanal ou mensalmente. O valor da passagem, individual, é de cerca de R$ 13,50.

Já entre as cidades, o aluguel de carro é o mais indicado. O preço médio de um carro por uma semana é de cerca de R$ 2.300. E a boa notícia é que a carteira de habilitação brasileira é válida no Canadá.

Seguro-viagem no Canadá

Geralmente, um seguro-viagem para o Canadá custa entre R$ 30 e R$ 40 para sete dias de viagem, por pessoa. E, mesmo não sendo obrigatório, o seguro é essencial para quem quer garantir uma viagem tranquila e sem percalços.

Quanto levar para o Canadá

Conforme elencamos acima, os gastos básicos de uma viagem para o Canadá incluem a passagem aérea, a hospedagem, a alimentação, o transporte e o seguro. Mas, afinal, quanto custa uma viagem para o Canadá?

Levando em consideração o que foi apresentado, vamos estipular os valores para uma viagem de sete dias para uma pessoa. A passagem custa R$ 9 mil, ida e volta. Já a hospedagem, em hotel três estrelas, fica em R$ 4.200, se a diária for R$ 600.

Com alimentação, é necessário separar, pelo menos, R$ 700, se o café da manhã estiver incluído na hospedagem. Já para o transporte, é preciso cerca de R$ 100 para andar de ônibus ou metrô dentro das cidades. Mais o aluguel do carro para visitar as cidades vizinhas, vamos acrescentar R$ 2.300.

Portanto, levando em conta os custos básicos, é preciso separar cerca de R$ 16.300 para fazer uma viagem individual para o Canadá, em novembro de 2024.

Como levar dinheiro para o Canadá

A maneira mais comum é levar dinheiro em espécie para uma viagem internacional. A principal vantagem da moeda em papel é que você não paga o IOF, o Imposto Sobre Operações Financeiras, que é cobrado para transações em cartões de crédito.

Porém, ao optar pelo dinheiro vivo, você fica refém da cotação da moeda nas casas de câmbio ou bancos, além de correr risco de perda ou roubo.

Outra opção bastante popular são os cartões de crédito internacionais. Eles oferecem mais segurança e praticidade, já que não é necessário carregar grandes quantias de dinheiro, além de poder pagar por aproximação ou com carteiras digitais.

O problema é que, usando esse método de pagamento, você paga IOF de 4,38% por cada transação realizada, além de ficar refém de flutuações na cotação no momento da compra e possíveis taxas.

A forma de pagamento que reúne praticidade, segurança e economia é o cartão de débito internacional, como o Cartão Nomad! Quem tem conta na Nomad tem direito a um cartão de débito aceito em mais de 180 países, compra dólar comercial e paga apenas 1,1% de IOF somente ao adicionar saldo na conta.

Viaje para o Canadá com a Nomad

Sabia que a sua viagem para o Canadá pode ser mais tranquila se você tiver uma conta na Nomad?

Com a conta internacional Nomad, você pode economizar até 10% em compras e viagens internacionais.

Na Nomad, você compra dólar com a cotação comercial, mais barato que em bancos tradicionais e casas de câmbio. E você só paga 1,1% de IOF nas operações.

E com o cartão de débito internacional, você faz compras e realiza pagamentos na moeda local, com conversão automática para dólar. E você confere tudo direto no app da Nomad, com segurança e facilidade. E se precisar de dinheiro em espécie, pode realizar saques nos caixas eletrônicos da rede MoneyPass.

E os benefícios não param por aí. Clientes Nomad têm acesso a descontos e cashback na compra de passagens aéreas, reserva de hospedagem, aluguel de veículos, contratação de seguro-viagem, ingressos para atrações e muito mais no Nomad Shop.

E, para deixar a sua viagem perfeita, no Nomad Trips você pode comprar passagens aéreas, reservar hotéis, alugar veículos e garantir ingressos para atrações no Brasil e no mundo. Uma plataforma completa para você planejar o seu passeio, monitorar preços e criar roteiros personalizados com o poder da inteligência artificial!

Quer ficar conectado durante a sua viagem? Quem é cliente Nomad pode contratar o Nomad Chip e acessar a internet com praticidade e velocidade nos EUA, na Europa e América Latina. Tudo direto no app e sem complicações!

E, na hora do embarque, aproveite para descansar no Nomad Lounge, a sala VIP da Nomad no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O lugar perfeito para uma pausa para o café, recarregar o celular, aproveitar um milk-shake e descansar com conforto.

A Nomad também te ajuda a construir ou fortalecer o seu patrimônio. Com apenas US$ 1, você já pode começar a investir no exterior em ativos de renda fixa em dólar, como bonds e CDS (em breve), ETFs, REITs, ações de empresas globais e fundos de investimento selecionados.

Além disso, a conta Nomad é assegurada por órgãos americanos de proteção ao investidor, garantindo mais segurança para você. E você economiza nas suas movimentações com taxa zero de corretagem e ainda recebe relatórios completos para declarar seu imposto de renda com facilidade.

Abra a sua conta internacional Nomad agora!

{{cta-component}}

Compartilhe: