por
Time Nomad
7 min.
-
Publicado em
19/3/2025
Na hora de fazer operações de trading, que são focadas no curto prazo, a análise técnica é uma das ferramentas disponíveis. Isso porque ela indica quais são as tendências dos ativos nos próximos minutos, horas ou dias, tentando antecipar se o preço vai subir ou descer.
Utilizada no mercado de ações — a também chamada análise grafista — pode ser um tanto complexa para iniciantes e não é indicada para todos os perfis, mas compreendê-la pode ajudar traders e investidores de curto prazo. A seguir, explicamos como investir utilizando esse embasamento para suas tomadas de decisão.
A análise técnica de ações é uma metodologia de identificação da tendência dos preços dos ativos do mercado financeiro. Mais utilizada para operações de curto prazo, também pode ser usada para médios e longos períodos. Em qualquer um dos casos, utiliza os preços e os volumes de cada título para você buscar oportunidades de investimento na bolsa de valores e no mercado de balcão.
Utilizado tanto para analisar as ações da B3 quanto outros mercados ao redor do mundo, esse método utiliza a lei de oferta e demanda para verificar o comportamento dos ativos e indicar sua tendência. Esse é o objetivo perseguido, porque é por meio dessa informação que o investidor identifica o melhor momento de comprar ou vender.
Para identificar esses cenários, são utilizados gráficos que apresentam visualmente as tendências de mercado.
Isso permite sugerir quais são as ações mais indicadas para comprar ou vender no momento, já que a volatilidade da renda variável é muito elevada. É por isso, aliás, que a análise técnica é bastante usada para o curto e o curtíssimo prazo, mas também está sujeita a erros, já que não é possível garantir que os padrões passados se repetirão nas operações futuras.
Com o gráfico dos preços e volumes das operações, você identifica as tendências para buscar comprar durante movimentos de alta e vender quando a projeção for de queda. Esses são os propósitos do day trade e do swing trade, duas estratégias de investimento que focam a negociação em poucos minutos, horas ou dias.
Abra a sua conta Nomad em instantes e invista no exterior sem taxa de corretagem, de abertura ou de manutenção mensal. Tenha acesso a ativos de renda fixa, renda variável e fundos de investimento em moeda forte e fortaleça o seu patrimônio investindo no exterior.
{{cta-investments}}
A análise técnica de ações funciona pela visualização de gráficos, que sinalizam as tendências de preços dos ativos a partir de padrões. A linha segue o comportamento do mercado, sendo um reflexo histórico da interação dos investidores na bolsa de valores. Em outras palavras, os especialistas identificam as repetições ao longo do tempo e conseguem prever os próximos movimentos do mercado.
Na prática, o histórico de dados é muito utilizado para identificar as tendências futuras. Essa análise segue 3 principais princípios:
Isso significa que, para saber o que é análise técnica, é preciso entender que as variações dos preços dos ativos são estudadas para identificar movimentos futuros. Todas essas projeções baseadas em padrões são sinalizadas por meio de diferentes tipos de gráficos.
A análise técnica serve para verificar os potenciais caminhos a serem seguidos pelos preços dos ativos. Os movimentos do mercado são verificados para favorecer as decisões de curto e médio prazo. Isso visa aumentar a chance de atingir uma rentabilidade maior tanto no day trade (operações que começam e terminam no mesmo pregão) ou swing trade (dura alguns dias ou semanas).
Ainda que possa ser utilizada para o longo prazo, a análise grafista não considera as operações das empresas e seu potencial de geração de retorno na economia real.. Se o seu propósito é investir para o longo prazo, é mais interessante optar pela análise fundamentalista.
O volume financeiro é o montante negociado em certo período na bolsa de valores. Quando este indicador da análise técnica de ações está alto, significa que a tendência é de valorização. O contrário também é válido.
Fundos e topos são padrões de tendência dos diferentes tipos de ações. Os primeiros representam a baixa e os segundos, a alta. É a sequência deles que representa o potencial de valorização ou desvalorização.
Suporte e resistência indicam a dificuldade de um preço cair (primeiro caso) ou aumentar (segundo indicador). Na prática, esses fatores são pontos de reversão, ou seja, eles são espécies de barreiras que concentram uma grande quantidade de ordens de compra ou venda.
Por suas características, o suporte indica que a demanda é maior do que a oferta, o que impede a queda do preço do ativo. Há uma grande quantidade de ordens de compra de ações, portanto.
Já a resistência é o oposto, sendo que a oferta é maior do que a demanda. Com isso, o preço do ativo tem dificuldade de aumentar: trata-se de uma boa oportunidade de adquirir o papel na baixa para vender posteriormente, quando subir.
Quando suporte e resistência são ultrapassados, há uma forte impulsão do preço do ativo para cima ou para baixo. A partir disso, eles impactam de forma contrária, o que significa que o suporte pode virar resistência e vice-versa.
O indicador de Fibonacci utiliza a sequência criada pelo matemático de mesmo nome para identificar níveis de resistência e suporte. Essa análise permite saber até que ponto o preço pode chegar na alta e na baixa.
A média móvel apresenta o valor médio dos ativos negociados em certo período. Seu objetivo é chegar ao equilíbrio dos preços e sinalizar a tendência de alta, baixa ou de movimento lateral, buscando indicar o melhor momento de compra.
As Bandas de Bollinger mostram a volatilidade do ativo analisando a relação entre os preços atual e médio. Por meio deste indicador da análise técnica de ações, você entende a diversificação do valor da ação e percebe se pode haver uma reversão de movimento quando ele está muito afastado da linha central (média móvel).
O IFR tem o propósito de identificar a aceleração do movimento dos preços de ativos e potenciais reversões. O cálculo traz um resultado de 0 a 100. Se ficar acima de 70, a ação está supervalorizada, o que indica pouco espaço para crescimento e mais chance de queda. Caso fique abaixo de 30, há uma subvalorização, o que indicaria potencial de alta.
Com esse conhecimento sobre a análise técnica, você pode investir em ações no exterior. Com a Nomad, você tem acesso ao mercado acionário norte-americano na palma da mão com uma conta internacional 100% digital e sem taxa de abertura e manutenção mensal.
Além disso, a conta Nomad é assegurada por órgãos americanos de proteção ao investidor, garantindo mais segurança para você. E você economiza nas suas movimentações com taxa zero de corretagem e ainda recebe relatórios completos para declarar seu imposto de renda com facilidade.
Abra a sua conta internacional Nomad agora!
{{cta-investments}}
Time Nomad
Um time de produtores de conteúdo que são completamente baseados em dados e análises fundamentadas. Nossos conteúdos são norteados pela experiência do mercado financeiro da Nomad.