por
Time Nomad
5 min.
-
Publicado em
2/1/2025
Analisar as empresas antes de investir é um cuidado fundamental para fazer escolhas mais acertadas para a sua carteira de investimentos. Para fazer avaliações completas é necessário conhecer os indicadores que refletem a saúde financeira da companhia.
Os índices ajudam a encontrar oportunidades, entender as perspectivas das companhias para o futuro e aprofundar seus conhecimentos sobre a situação do negócio.
Confira o que são índices financeiros e conheça 6 entre os indicadores mais relevantes para os investidores da Bolsa de Valores.
Índices financeiros ou contábeis são cálculos e métricas utilizados para obter informações sobre uma companhia ou mercado. No mercado acionário, eles têm como objetivo apoiar a análise do investidor sobre a empresa antes do investimento em uma ação na Bolsa.
São ferramentas que ajudam a conhecer o desempenho passado e a saúde financeira do negócio. Eles também fornecem parâmetros para o investidor planejar seus aportes.
Muitos indicadores estão presentes nas demonstrações contábeis das empresas listadas na Bolsa, e as companhias devem divulgar esses documentos periodicamente, em geral de forma trimestral.
Ao avaliar esses índices, as estratégias de investimentos poderão ser adequadas às eventuais mudanças do mercado para otimizar sua carteira.
Abra a sua conta Nomad em instantes e invista no exterior sem taxa de corretagem, de abertura ou de manutenção mensal. Tenha acesso a ativos de renda fixa, renda variável e fundos de investimento em moeda forte e fortaleça o seu patrimônio com opções a partir de 1 US$.
{{cta-component}}
Ao montar uma carteira de ações, analisar esses indicadores pode ajudar na tomada de decisão. Isso porque, entre outros fatores, eles ajudam a encontrar o valor justo de um ativo.
Logo, você poderá identificar se o preço das ações está sub ou supervalorizado, e projetar o potencial de valorização de um negócio, a solidez da empresa, entre outros pontos.
Com isso, as suas decisões poderão ser mais adequadas aos seus objetivos financeiros. Se a análise revelar que uma companhia está endividada, por exemplo, o risco de fazer o investimento tende a ser maior.
Conheça 6 indicadores que podem ser úteis na avaliação de fundamentos das empresas — tanto no mercado brasileiro quanto no mercado internacional.
É importante destacar que nenhum desses indicadores deve ser considerado individualmente. Leve sempre em consideração fatores variados antes de tomar uma decisão de investimento para evitar análises superficiais ou incompletas, que podem levar a conclusões equivocadas.
Ebitda é a sigla em inglês para “earnings before interest, taxes, depreciation and amortization”. Em português, o termo pode ser entendido como Lajida, ou “lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.
Esse é um dos indicadores mais utilizados na análise de uma empresa. Isso porque o seu objetivo é mensurar o lucro de uma companhia antes de descontar juros, impostos e perdas com depreciação e amortização.
Dessa forma, é possível medir a produtividade do negócio, eliminando os efeitos de financiamentos e outros fatores contábeis.
O preço/lucro é um indicador que ajuda a avaliar o retorno que o investimento nas ações pode trazer. Para isso, ele relaciona o valor atual do papel na Bolsa e o lucro projetado para a companhia, dividido pelo número total de ações.
P/L = Preço da ação / Lucro por ação
Esse índice é útil para comparar empresas e identificar aquelas com melhores perspectivas de retorno. Também permite avaliar se o preço de uma ação está caro ou barato em relação ao mercado e ao seu histórico em um determinado momento.
O return on investiment (ROI), ou retorno sobre investimento, mede o ganho obtido em relação ao investimento realizado. Ele é calculado utilizando a seguinte fórmula:
ROI = ((Ganho - Custo do investimento) / Custo do investimento) * 100
Esse índice permite avaliar o retorno das operações da empresa, ajudando a entender se as iniciativas e os investimentos realizados estão gerando resultados positivos. Também é uma ferramenta para determinar se a empresa faz investimentos eficientes. tem capacidade de cobrir seus custos e despesas.
O P/VPA compara o preço a mercado de uma ação com seu valor patrimonial, ou seja, a soma de todo o patrimônio da companhia. O preço de mercado refere-se à cotação atual da ação, enquanto o valor patrimonial é calculado dividindo o patrimônio líquido da empresa pelo número total de ações emitidas. A fórmula do P/VPA é:
P/VPA = Preço da ação / Valor patrimonial por ação
Esse índice ajuda a determinar se uma ação está cara ou barata em relação ao patrimônio da empresa, auxiliando na escolha de alocação de investimentos conforme a estratégia do investidor.
O Dividend Yield é um indicador que mostra, em percentuais, quanto uma empresa distribuiu em dividendos nos últimos 12 meses, ou a expectativa para o pagamento dos próximos 12 meses, em relação ao preço de sua ação. A fórmula para calcular o DY é:
Dividend Yield = (Dividendo anual por ação / Preço da ação) * 100
Embora um bom DY possa indicar uma oportunidade atrativa para quem busca renda passiva, é importante lembrar que resultados passados não garantem rendimentos futuros, e que nem sempre a distribuição de dividendos significa a melhor oportunidade na Bolsa. Por isso, assim como os demais índices que estamos tratando, o DY deve ser analisado em conjunto com outros indicadores.
O Enterprise Value (EV), ou valor do empreendimento, é uma métrica que reflete o valor teórico de uma empresa caso ela fosse vendida no momento da análise.
Para calcular o EV, considera-se a dívida líquida da companhia e os recursos disponíveis em caixa. A fórmula do EV é:
EV = Valor de Mercado + Dívida Líquida
O valor de mercado é calculado multiplicando-se a cotação atual da ação pelo número total de papéis em circulação. O resultado pode ser útil para embasar a análise de fundamentos da companhia, por exemplo.
Com esses 6 índices financeiros, você poderá analisar melhor as empresas antes de investir. Lembre-se de que é interessante utilizá-los em conjunto para avaliar um cenário amplo e ter conclusões mais precisas sobre as ações que você deseja adquirir.
Quer saber como diversificar seus investimentos? Leia nosso post e confira como começar e por que é algo importante para todo investidor.
Com a Nomad, você tem acesso ao mercado acionário norte-americano na palma da mão com uma conta internacional 100% digital e sem taxa de abertura e manutenção mensal. E com apenas US$ 1, você já pode começar a construir o seu patrimônio em uma moeda forte.
Além disso, a conta Nomad é assegurada por órgãos americanos de proteção ao investidor, garantindo mais segurança para você. E você economiza nas suas movimentações com taxa zero de corretagem e ainda recebe relatórios completos para declarar seu imposto de renda com facilidade.
Abra a sua conta internacional Nomad agora!
Time Nomad
Um time de produtores de conteúdo que são completamente baseados em dados e análises fundamentadas. Nossos conteúdos são norteados pela experiência do mercado financeiro e câmbio, exclusivos da Nomad.
28
artigos