Conheça o Nasdaq 100, um dos maiores índices dos Estados Unidos

Conheça um dos maiores índices de ações do mundo, o Nasdaq 100, sua importância no mercado financeiro e quais empresas fazem parte.

por

Time Nomad

-

Publicado em

22/4/2025

Analisar indicadores financeiros relevantes é essencial para compreender a saúde econômica de um país e identificar oportunidades de investimento. 

Nos Estados Unidos, um dos índices mais significativos é o Nasdaq-100, que reflete o desempenho das 100 maiores empresas não financeiras listadas na bolsa Nasdaq. Entender sua composição e funcionamento é fundamental para investidores que desejam diversificar internacionalmente.​

O que é um índice da Bolsa de Valores?

Um índice é um indicador criado para demonstrar o desempenho do mercado de renda variável ao longo do tempo.

Para alcançar esse objetivo, os índices não precisam reunir todos os papéis disponíveis na Bolsa. Em vez disso, podem utilizar apenas um grupo representativo. Assim, um indicador financeiro é composto por uma carteira teórica de ativos e suas oscilações acompanham a volatilidade de preços desses investimentos.

O Ibovespa, por exemplo, é o principal índice da Bolsa brasileira (B3). Ele se baseia em um grupo de ações formado pelos papéis das empresas mais negociadas e representativas do mercado acionário do Brasil.

Logo, quem analisa os movimentos do índice pode entender se o ambiente de ações no Brasil apresentou subida ou queda no período avaliado. Então, mesmo sendo composto por apenas uma parte das ações do mercado, o Ibovespa funciona como um termômetro desse cenário da Bolsa.

Dependendo do caso, os índices podem restringir a avaliação de cenário para um grupo específico de ativos. Por exemplo, há índices que reúnem apenas empresas de menor capitalização da Bolsa de Valores (small caps), bem como índices de sustentabilidade, de setores específicos e outros.

Vale ressaltar que os indicadores da Bolsa não precisam se restringir ao mercado de ações. Também existem índices para outras modalidades de investimentos. Uma opção é o IFIX, cuja carteira teórica é formada apenas por fundos imobiliários.

{{cta-investments}}

Para que servem os índices da Bolsa?

Além de medir o desempenho geral do mercado, os índices servem como referência (benchmark) para avaliar a performance de carteiras de investimentos e fundos. 

Por exemplo, um fundo que investe em empresas de tecnologia pode ser comparado ao Nasdaq-100 para verificar se está superando ou não o mercado nesse setor. 

Além disso, índices como o Nasdaq-100 inspiram a criação de ETFs (Exchange Traded Funds), que buscam replicar o desempenho desses indicadores, oferecendo aos investidores uma maneira prática de se expor a um conjunto diversificado de ativos.​

O que é o Nasdaq 100?

O Nasdaq-100 é um índice composto pelas 100 maiores empresas não financeiras listadas na bolsa Nasdaq, a segunda maior bolsa de valores do mundo, fundada nos EUA em 1971. 

Este índice é conhecido por sua forte concentração em empresas de tecnologia e inovação, mas também inclui companhias dos setores de saúde, consumo e indústria. 

Sua composição é revisada anualmente para refletir as mudanças no mercado e assegurar que ele represente as empresas mais relevantes do momento.​

O processo de seleção completo pode ser encontrado aqui.

Quais são os critérios do Nasdaq 100?

Para chegar aos 100 papéis que compõem o indicador, o Nasdaq 100 estabelece critérios específicos, assim como acontece com outros índices. Nesse caso, o índice seleciona principalmente empresas que:

  • estejam listadas na Nasdaq;
  • não pertençam ao segmento financeiro;
  • tenham liquidez de, pelo menos, 200 mil negociações diárias;
  • não estejam em processo de recuperação judicial.

Além disso, a participação de cada empresa na carteira teórica do indicador depende do seu valor de mercado. Logo, quanto maior for a capitalização, maior será o peso da companhia na composição do Nasdaq 100.

Qual a relevância do Nasdaq 100 para investidores internacionais?

O desempenho do índice ajuda a balizar as movimentações do mercado norte-americano e dos demais mercados mundiais.

Isso porque a economia norte-americana influencia outros países, e o dólar americano é considerado a moeda mais forte e importante do mundo atualmente. Os EUA também são conhecidos pela força do seu setor de tecnologia — que abriga algumas das principais companhias do segmento.

Logo, as movimentações das ações das empresas representadas pelo índice Nasdaq 100 podem ajudar o investidor a acompanhar o movimento da economia e projetar cenários e estratégias de investimento.

Como investir na Nasdaq 100?

É possível se expor ao desempenho do índice ao investir diretamente no mercado norte-americano. Isso pode ser feito investindo diretamente nas ações das empresas que compõem o Nasdaq 100, ou via ETFs que repliquem a carteira teórica do índice.

Dessa forma, você mantém uma parcela do seu capital investido nos Estados Unidos e diversifica a carteira de investimentos.

Não se esqueça de avaliar se a decisão faz sentido para o seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros.

{{cta-investments}}

Time Nomad

Um time de produtores de conteúdo que são completamente baseados em dados e análises fundamentadas. Nossos conteúdos são norteados pela experiência do mercado financeiro da Nomad.

No items found.