por
Caio Fasanella
Bruno Shahini
Paula Zogbi
-
Publicado em
11/4/2025
O S&P500 subiu 9,5% na quarta-feira (09), no terceiro melhor desempenho diário para o índice desde a Segunda Guerra Mundial, em meio a um grande sentimento de aversão a risco que contaminou todo o restante da semana. Movimentos como este exemplificam por que a melhor forma de navegar os mercados, mesmo em cenários incertos, é ser fiel a uma estratégia e não tomar decisões em momentos de grande estresse.
No Gráfico da Semana, mostramos o desempenho do S&P500 nos últimos 20 anos, em alguns cenários. Quem permaneceu "Sempre Investido" obteve um retorno acumulado de 379%. Perdendo apenas os 10 melhores dias de negociação nesse período reduziria esse retorno para 101%. E, por fim, ficar de fora nos 30 melhores dias resultaria em uma perda de 21%.
Mesmo com alta volatilidade, o foco no longo prazo, com uma alocação adequada ao seu perfil, compensa.
Caio Fasanella
Diretor Executivo e Head de Investimentos da Nomad. Profissional com 15 anos de experiência no mercado de investimentos. Iniciou a carreira na área de investment banking, assessorando empresas em processos de M&A, captação de recursos (IPOs, FOs e dívidas) e reestruturações, pelo bancos americanos Bank of America e Moelis. Em 2019 fundou a Balko, plataforma de ativos alternativos focada no varejo alta renda. No final de 2021 se juntou a Nomad para liderar a área de investimentos.
Bruno Shahini
Com 9 anos de experiência no mercado financeiro, atuou na Votorantim Asset e no Banco Daycoval, é economista formado no Insper e possui as certificações CFP® (Certified Financial Planner) e CGA (Gestão de Carteiras ANBIMA)
Paula Zogbi
Gerente de Research e Head de conteúdo na Nomad, tem mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, foi head de conteúdo na XP, analista na Rico e jornalista na InfoMoney e EXAME. É graduada em jornalismo pela USP e tem certificação CNPI pela Apimec.
Agradecemos seu interesse em receber nossos conteúdos.
Ops! Algo deu errado em sua inscrição. Por favor, tente novamente.