Tarifas recíprocas: pior que o “pior Cenário” | Gráfico da Semana

Gráfico da Semana é uma série em que tratamos de um tema de relevância para o mercado global, com um breve comentário do nosso time de análise.

por

Nickolas Lobo

3min

-

Publicado em

4/4/2025

Navegue pelo conteúdo

Fonte: Nomad Research & Tax Foundation. Acesso em 04/04/2025.

As ações dos EUA e ativos de risco de maneira geral apresentaram uma queda significativa nesta semana, com o anúncio das tarifas de Trump. O governo americano trouxe medidas duras, com um mínimo de 10% de tarifas para todos os países que possuem relações comerciais com os EUA e tarifas mais altas proporcionais aos maiores déficits comerciais para a balança americana. Com isso a União Europeia taxada em 20% e a China em 54% no total (34% anunciados ontem em adição aos 20% previamente aplicados), por exemplo. O resultado final preocupa. A Tax Foundation, uma organização de pesquisa global apartidária, ajustou sua estimativa para a média de tarifas de importação do país após as medidas, passando de uma projeção de 13% (que assumia a aplicação de todas as tarifas ventiladas nos discursos do presidente até então - ou seja, o pior cenário) para 16,5% após o anúncio de quarta-feira, o maior valor desde 1937, durante a grande depressão. 

Embora o anúncio tenha como objetivo estimular e expandir a indústria doméstica, o mercado observa potenciais pressões inflacionárias e aumentos nos custos, podendo gerar choques negativos para a atividade. Como reflexo, o mercado aumentou a expectativa de desaceleração do crescimento do PIB, aumentando as probabilidades implícitas para um cenário de recessão, com a queda de aproximadamente 20 pontos-base nos juros de 10 anos, desde o anúncio. A situação se agravou ainda mais quando os países mais afetados passaram a anunciar retaliações, especialmente a China, o que indica o início de uma guerra comercial mais generalizada. Neste cenário, os próximos movimentos ainda são imprevisíveis, a volatilidade deve seguir sendo a tônica do mercado enquanto acompanhamos novos desdobramentos das medidas.

Nickolas Lobo

Analista de Research da Nomad, com 5 anos de experiência no mercado financeiro, com passagem pela Spectra, Banco Modal e mais de 3 anos trabalhando em equities globais, principalmente no mercado americano, na RXZ Investimentos. É graduado em Economia pelo Insper

newsletter

Junte-se a mais de 2 milhões de investidores no exterior

Veja a última newsletter

Inscrição enviada!

Agradecemos seu interesse em receber nossos conteúdos.

Ops! Algo deu errado em sua inscrição. Por favor, tente novamente.

No items found.