Vale a pena usar cartão de débito para viagem internacional?

Por:
Marcos Pereira
20/12/2024
|
Atualizado em
20/12/2024
15 min de leitura

Se você está planejando sair do país, seja a passeio, intercâmbio ou trabalho, já deve ter se questionado sobre a melhor maneira de levar dinheiro. Nesse caso, seremos bem diretos: o cartão de débito para viagem internacional é a forma mais segura e econômica de bancar seus gastos.

O dinheiro em espécie em viagens internacionais é interessante em pequenas quantidades, para aqueles gastos rápidos, como uma passagem de ônibus ou uma água mineral. Porém, em grandes quantias, ele deixa de ser seguro e faz com que você se preocupe durante todo o passeio.

Quanto ao cartão de crédito internacional, na hora das compras, ele quebra muitos galhos. Mas, quando chega a fatura, vem também o susto! São tantas taxas que suas compras internacionais deixam de compensar.

A seguir, contamos as vantagens de usar o cartão de débito internacional em uma viagem para o exterior e também mostramos qual é a melhor opção.

10 vantagens do cartão de débito em uma viagem internacional

Está planejando viajar para fora do Brasil? Então, você precisa entrar no detalhe das vantagens de usar um cartão de débito internacional!

1. IOF reduzido

Uma das primeiras vantagens de usar cartão de débito para viagem é o IOF reduzido. Enquanto em 2024 os cartões de crédito internacionais contam com taxa de IOF de 4,38%, os cartões de débito têm IOF reduzido, porque se trata de um meio de pagamento bem mais direto — sem risco de inadimplência ou financiamento de longo prazo.

2. Câmbio competitivo

Quando você vai viajar, precisa comprar a moeda do país de destino, e o câmbio nada mais é do que a troca de uma moeda por outra. Por exemplo, de real para dólar. Ao comprar dólar em espécie, você paga o valor do dólar turismo, que é mais caro.

Em compensação, ao usar o cartão de débito, consegue câmbios mais favoráveis graças às negociações da operadora do seu cartão. Além disso, como o pagamento no débito envolve menos intermediários, suas compras saem com preço reduzido quando comparadas a dinheiro ou crédito.

Ao colocar saldo na sua conta em dólares da Nomad, você paga o câmbio comercial, muito mais baixo que o praticado pelas casas de câmbio ou operadoras de cartão de crédito.

3. Taxas reduzidas

Já falamos de IOF e câmbio reduzido, mas há ainda outras taxas que influenciam na preferência por cartão de débito para viagens internacionais.

Em geral, as instituições cobram tarifas menores por transações feitas no débito, afinal, o processo de autorização e pagamento é mais simples e rápido, sem envolver o risco de inadimplência.

Além disso, não existem juros, e as taxas de transação no exterior podem ser mais baixas que no crédito, especialmente para saques.

4. Segurança

Imagine só a situação: você calculou que vai precisar levar 4.000 dólares para sua viagem aos Estados Unidos. Carregar essa quantia em dinheiro vivo é pouco seguro — há o risco de perder, esquecer em algum lugar ou até mesmo sofrer um imprevisto. Fora o desconforto de ficar pra lá e pra cá com porta-dólar na roupa.

Dessa maneira, o cartão de débito é uma mão na roda. Tendo o dinheiro na conta do seu banco, você não precisa carregar dinheiro por aí e, caso perca o cartão, pelo próprio aplicativo consegue bloqueá-lo. Simples assim!

E com o cartão de débito internacional da Nomad, você garante ainda mais segurança e praticidade. Você pode realizar pagamentos por aproximação ou usar a sua wallet de preferência para compras presenciais e online.

5. Controle de gastos

Quantas vezes você não se perdeu nas contas de suas compras internacionais? Achou que ia gastar um valor, mas, por ter passado a maior parte no crédito, quando a fatura chegou percebeu que gastou duas vezes a quantia.

Com o cartão de débito isso não acontece, porque você tem mais controle e vai gastando exatamente o proposto para a viagem. Além disso, consegue acompanhar os gastos pelo aplicativo sem ter sustos quando a fatura chegar.

6. Comodidade

Muitos cartões de débito trazem mais comodidade para sua viagem. Você pode colocá-los em wallets do celular e nem precisa levar o cartão físico — eis aí mais um risco que evita: perder o cartão. A dica é conferir se sua operadora traz esse tipo de facilidade, ok?

7. Programas de fidelidade

Dependendo da sua operadora de cartão, os programas de fidelidade oferecem ainda mais benefícios exclusivos. Clientes têm acesso a descontos especiais em hotéis, passagens, aluguel de carro, compras de passeio, entre outros.

Conforme vai usando o cartão, consegue reduzir ainda mais as taxas e acumular pontos para mais descontos. Então, antes de fechar com uma instituição para ter seu cartão de débito internacional, avalie bem quais as vantagens oferecidas.

Com o Nomad Pass, por exemplo, você garante descontos nas taxas de câmbio, acesso ilimitado ao Nomad Lounge, internet no Nomad Chip e muito mais.

8. Acesso a salas VIP em aeroportos

Outra vantagem do cartão de débito internacional é que, dependendo da operadora, você pode ter acesso a salas VIPs de aeroportos e esperar com mais tranquilidade, seja tomando um drink, comendo ou relaxando num espaço mais confortável.

Quem é cliente Nomad, pode descansar antes do embarque no Nomad Lounge, em Guarulhos, tomar um milk-shake, se deliciar com o Buffet Charlô e muito mais, 24h por dia e 7 dias por semana.

9. Facilidade de acesso ao dinheiro no exterior

Além de ser usado para compras, o cartão de débito internacional também permite o saque em caixas eletrônicos no exterior. Quase sempre com taxas mais baixas do que as cobradas por cartões de crédito.

Isso proporciona uma maneira conveniente de acessar dinheiro local quando necessário, sem ter que recorrer a casas de câmbio antes da viagem.

Com o cartão de débito internacional Nomad, você pode realizar saques em qualquer ATM que aceite a bandeira VISA em qualquer país do mundo. E ao viajar para os EUA, tem saques gratuitos e ilimitados na rede MoneyPass.

10. Sem necessidade de aprovação de crédito

Para obter um cartão de débito internacional, não é necessário passar por uma análise de crédito, já que ele está vinculado à sua conta bancária e ao saldo disponível nela. Isso facilita o acesso ao cartão, mesmo para quem não tem histórico de crédito.

Qual é o melhor cartão de débito para viagem internacional?

Ficou bem claro que compensa ter um cartão de débito para viagem internacional, mas qual? Nossa dica é que você tenha o cartão de débito internacional Nomad. Todos esses benefícios que citamos fazem parte da vida dos clientes Nomad.

Dá uma olhada no quanto vale a pena:

Prático e sem burocracia

Com nosso cartão virtual, não é necessário avisar sobre a viagem com antecedência para conseguir fazer compras internacionais. Seu cartão Nomad já funciona internacionalmente e você pode bloquear e desbloquear o cartão pelo app quando quiser.

Para ter um cartão Nomad, não tem burocracia. Você cria uma conta com a gente e pode fazer isso rapidinho pelo nosso app.

Saques em caixas e facilmente aceito

Você também pode usá-lo para sacar dinheiro em caixas eletrônicos e desfrutar de um cartão com bandeira Visa aceito em mais de 180 países e cerca de 35 milhões de estabelecimentos. São dois saques gratuitos a cada 30 dias para você aproveitar!

E ao viajar para os Estados Unidos, você tem direito a saques gratuitos e ilimitados na rede MoneyPass.

Várias vantagens

A Nomad ainda traz vantagens como cashback e descontos em parceiros selecionados no Nomad Shop, programa de fidelidade Nomad Pass e acesso ao Nomad Lounge, nossa sala VIP em Guarulhos, que torna sua experiência de viajar bem mais gostosa.

A Nomad também te ajuda a construir ou fortalecer o seu patrimônio. Com apenas US$ 1, você já pode começar a investir no exterior em ativos de renda fixa em dólar, como bonds e CDS (em breve), ETFs, REITs, ações de empresas globais e fundos de investimento selecionados.

Abra sua conta e aproveite!

{{cta-component}}

Compartilhe:

No items found.