Como abrir uma conta internacional? Passo a passo e como escolher um banco

Por:
Nomad
14/10/2024
|
Atualizado em
14/10/2024
15 min de leitura

Vivemos em um mundo globalizado, o que significa viajar para fora do país, comprar de sites internacionais, fazer investimentos em dólares ou outra moeda, enviar dinheiro para parentes fora do país, entre outros. Por isso, ter uma conta internacional abre suas possibilidades, seja para viajar ou para trabalhar para empresas internacionais. Com esse tipo de conta, é mais fácil receber dinheiro e permite que você tenha muito mais opções, seja para comprar ou investir.

Então, se já passou pela sua mente como abrir uma conta no exterior, este é o seu artigo! Vamos mostrar as vantagens, além de mostrar o passo a passo e até dar algumas dicas extras. Continue a leitura!

Vale a pena abrir uma conta internacional?

Vale a pena, sim. Ainda mais para as pessoas que precisam fazer transferências bancárias, querem começar a investir, viajam com frequência, vão morar em outro país ou pretendem ter uma reserva financeira na moeda local.

A conta internacional não precisa ser algo obrigatório para todo mundo, mas se você está em um dos casos que citamos acima, vai se dar bem tendo uma conta no exterior.

Isso porque ainda existem algumas vantagens envolvidas; Veja quais são:

Diversificação de moeda

Uma conta internacional permite que você mantenha fundos em moedas estrangeiras, o que pode ser útil se você viaja frequentemente ou precisa lidar com várias moedas.

Para fazer suas viagens, por exemplo, você tem mais segurança, já que não precisa sair do Brasil com uma grande quantia de dinheiro em espécie.

Facilidade de transações internacionais

Com uma conta internacional, você pode realizar transações internacionais com mais facilidade e rapidez, evitando taxas de câmbio desfavoráveis e simplificando pagamentos e transferências internacionais.

Também consegue comprar de sites internacionais, o que permite ter mais variedade de escolha e até ter mais opção de negócios, pensando em quem faz revenda de produtos.

Investimentos internacionais

Para quem busca investir em mercados estrangeiros ou adquirir ativos em outros países, ter uma conta internacional pode ser vantajoso, pois facilita as transações e reduz a necessidade de conversões de moeda frequentes.

Privacidade e segurança

Dependendo da jurisdição e do banco escolhido, uma conta internacional pode oferecer maior privacidade e proteção dos ativos, bem como recursos de segurança adicionais.

Existe desvantagem em ter conta internacional?

O principal ponto é ter atenção em relação às variações de câmbio. Se você mantém fundos em moedas estrangeiras, é natural que se exponha ao risco cambial. As flutuações nas taxas de câmbio podem afetar o valor dos seus ativos e podem resultar em perdas financeiras.

Para minimizar riscos, a dica é acompanhar a variação do câmbio e optar por investimentos em moedas mais seguras, como Dólar e Euro.

Outro item para analisar: alguns bancos internacionais cobram taxas mais altas para serviços bancários internacionais, como transferências de fundos, conversões de moeda e manutenção de contas. É importante considerar esses custos extras ao decidir abrir uma conta internacional.

Alguns bancos internacionais podem exigir um depósito mínimo considerável para abrir uma conta, o que também pode ser uma barreira para algumas pessoas.

Então, antes de abrir sua conta, não deixei de ler letras miúdas de bancos e garantir que a opção escolhida é mais sensata para seus objetivos, ok?

Como abrir uma conta internacional no Brasil

Abrir uma conta internacional estando no Brasil pode envolver passos distintos dependendo do banco escolhido. De qualquer forma, os principais passos são os seguintes:

Pesquise a melhor opção

Faça uma pesquisa em relação aos bancos no Brasil que oferecem serviços de conta internacional. Aqui cabe entender quais vantagens ele oferece, como cartão de débito internacional físico e digital, possibilidades de cashback, etc.

Ah, não se esqueça de se informar sobre taxas e possibilidades de investimentos. Além disso, verificar recomendações e avaliações na internet pode ajudar, como avaliar a nota da instituição no Reclame Aqui.

Leitura recomendada: Conta internacional C6 vale a pena? Confira taxas, como abrir e mais

Entenda se você cumpre os requisitos

Entre em contato com o banco escolhido ou analise via site se você cumpre os requisitos para abrir uma conta internacional.

Em geral, é necessário fornecer documentos como sua identidade ou seu passaporte, comprovante de endereço, comprovante de renda, informações sobre sua atividade profissional e referências bancárias.

Faça a abertura da conta

Quando você escolhe bancos digitais, nem precisa sair de casa para abrir sua conta internacional. Então, considere o tempo disponível para esse propósito.

Realize o depósito inicial

Alguns bancos podem exigir um depósito inicial para abrir a conta. Certifique-se de estar ciente do valor necessário e tenha o montante disponível, se esse for o seu caso.

Aguarde a verificação de informações

O banco irá verificar as informações fornecidas, bem como realizar uma análise de risco. Isso pode levar algum tempo, dependendo do banco e de seus procedimentos. Na sequência, você já pode ativar a conta.

Leitura extra: Como comprar com cartão americano estando no Brasil?

Melhor banco para abrir uma conta internacional

A Nomad traz um checklist para você conferir antes de fechar com um banco. Analise com cuidado!

  • O banco escolhido oferece cartão de débito internacional, seja físico ou virtual?
  • Como fica o IOF e as demais taxas quando você faz compras fora do Brasil?
  • Existem opções de cashback para passagens, passeios e hotéis?
  • Qual é o nível de segurança do seu banco escolhido? Como ele é avaliado pelos usuários?
  • É possível fazer saques no exterior com sua opção de conta internacional?
  • Como é a transparência do câmbio do banco escolhido?
  • Quão aceito é o cartão do banco? Qual é a bandeira utilizada?
  • Como é a central de atendimento do banco? Funciona em português?

Esses são os pontos mais importantes que você deve validar antes de abrir sua conta internacional, além de pesar os prós e contras das opções analisadas.

Conta internacional Nomad: o que você precisa saber

Se você está pesquisando sobre como abrir uma conta internacional no blog da Nomad, certamente está considerando abrir uma conta com a gente, certo?

A boa notícia é que a conta global da Nomad tem muitas vantagens:

  • Nosso câmbio é transparente, com a cotação comercial do dólar e apenas 1,1% de IOF
  • Nosso cartão de débito internacional, que você tem acesso ao abrir a conta, é aceito em mais de 180 países e 35 milhões de estabelecimentos, com bandeira VISA
  • Não cobramos taxa de abertura, de manutenção, saldo mínimo, transações no cartão Nomad e anuidade
  • Você tem acesso a tudo em português
  • Pode usar cartão físico ou virtual
  • Consegue fazer saques ilimitados nos caixas eletrônicos da rede MoneyPass
  • Tem muitas opções de cashback e descontos usando o cartão de débito Nomad
  • Não tem burocracia para abrir a conta, você só precisa ser maior de 18 anos e ter passaporte, CNH ou identidade válidos

Além disso, a Nomad é super bem avaliada no Reclame Aqui, com nível ótimo na experiência dos clientes.

Claro que há mais benefícios em ser Nomad:

Quem é cliente Nomad conta com um cartão de débito internacional físico ou virtual para fazer compras na moeda local em mais de 180 países. Os pagamentos são convertidos automaticamente para dólar americano e você confere tudo direto no app, com total transparência.

Além disso, com a Nomad você pode economizar até 10% em compras e viagens internacionais graças ao dólar comercial, além de pagar IOF de apenas 1,1% nas operações de câmbio e taxa operacional de até 2%.

E para aproveitar ainda mais as compras, a Nomad oferece descontos e cashback em de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, chip internacional, ingressos para atrações e muito mais no Nomad Shop.

Abra a sua conta agora!

{{cta-component}}

Compartilhe: