Conheça o Golpe do SMS, saiba como se proteger e denunciar

Por:
Marcos Pereira
19/8/2024
|
Atualizado em
20/5/2024
15 min de leitura

Não importa o canal — e-mail, SMS, ligação telefônica ou WhatsApp —, é cada vez maior o número de golpes que procuram roubar dados pessoais para acessar serviços como redes sociais e contas bancárias

O Brasil registrou 208 golpes por hora em 2023, segundo dados da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Um dos mais comuns é o golpe do SMS, em que criminosos usam mensagens de texto para se passar por empresas e roubar informações da vítima.

Quer entender mais sobre o golpe do SMS, como ele funciona e o que fazer para evitar cair nele? Continue lendo este conteúdo e confira como se proteger.

O que é o golpe do SMS?

O golpe do SMS é um golpe digital em que os golpistas utilizam mensagens de texto (SMS) se passando por empresas conhecidas para enganar as vítimas e obter informações pessoais, financeiras ou de acesso a contas bancárias e outros serviços.

Em geral, o golpe do SMS é caracterizado por mensagens que geram alto senso de urgência, induzindo as vítimas a não pensarem muito antes de agir. O objetivo dos golpistas é assustar as pessoas para que elas não averiguem nada antes de passar informações.

Além disso, outra característica do golpe do SMS é que os criminosos usam uma linguagem muito próxima dos bancos e instituições financeiras, confundindo ainda mais quem recebe a mensagem.

Exemplos de golpe do SMS

Existem diversos tipos de golpe do SMS. A seguir, apresentamos os principais.

Phishing ou Smishing

Nos golpes de Phishing e Smishing (estratégia de phishing utilizando mensagens de SMS), os golpistas enviam mensagens que parecem ser de uma instituição financeira legítima, empresa de serviços públicos, agência governamental ou outras entidades respeitáveis.

Os criminosos solicitam que a vítima clique em um link fornecido na mensagem para verificar informações da conta, redefinir senhas ou realizar alguma outra ação relacionada à segurança.

Entretanto, o link geralmente leva a um site falso projetado para roubar informações.

Prêmios falsos

No golpe do SMS de prêmio falso, os golpistas enviam mensagens de texto informando que a vítima ganhou um prêmio, como um sorteio, um voucher de desconto ou um presente.

Para reivindicar o prêmio, a vítima é solicitada a fornecer informações pessoais, como nome completo, endereço, número de telefone ou até mesmo detalhes bancários. Em alguns casos, os golpistas podem solicitar que a vítima pague uma taxa para receber o prêmio, que na realidade não existe.

Falsas ofertas de emprego

Os golpistas enviam mensagens de texto oferecendo oportunidades de emprego atraentes com salários altos e benefícios generosos. Eles solicitam que a vítima forneça informações pessoais, como número de seguro social, data de nascimento e até mesmo dados bancários, sob o pretexto de realizar uma verificação de antecedentes ou configurar o pagamento.

Assim como nos tipos de golpe do SMS anteriores, o objetivo real é roubar informações pessoais ou financeiras da vítima.

Alertas de segurança falsos

Nesse tipo, os criminosos enviam mensagens de texto alarmantes informando à vítima sobre atividades suspeitas em sua conta bancária, cartão de crédito ou outros serviços financeiros.

A mensagem costuma solicitar que a pessoa entre em contato imediatamente com um número de telefone fornecido na mensagem ou clique em um link para resolver o suposto problema de segurança. No entanto, o número de telefone ou link fornecido leva aos golpistas, onde eles tentam obter informações confidenciais da vítima.

Como se proteger do golpe do SMS?

O primeiro passo para se proteger do golpe do SMS é manter a calma, analisar a mensagem com frieza e desconfiar. Confira outras sugestões também ajudam na sua proteção:

1. Não clique em links suspeitos

Evite clicar em links de mensagens de texto que parecem suspeitos, especialmente se não estiver esperando o envio de um link específico.

2. Não responda a mensagens de texto suspeitas

Se receber uma mensagem de texto suspeita de um remetente desconhecido, evite responder ou fornecer informações pessoais.

3. Não compartilhe informações confidenciais

Nunca compartilhe informações confidenciais, como números de conta bancária, senhas ou números de CPF ou RG, em resposta a mensagens de texto não solicitadas.

4. Verifique a autenticidade

Se receber uma mensagem de texto que parece ser de uma empresa ou instituição, verifique sua autenticidade entrando em contato com a empresa por meio de canais oficiais, como o número de telefone fornecido em seu site oficial. Isso vale para bancos, órgãos de governo etc.

5. Pesquise na internet

Se receber uma oferta ou mensagem suspeita, faça uma rápida pesquisa na internet para verificar se outros usuários relataram o mesmo texto como um golpe.

6. Não compartilhe códigos de verificação

Não compartilhe códigos de verificação recebidos via SMS, pois esses códigos podem ser usados por golpistas para acessar suas contas.

7. Desconfie de ofertas muito boas para serem verdadeiras

Se receber mensagens de texto oferecendo prêmios ou ofertas que parecem ser muito fora do comum, é provável que seja uma tentativa de golpe.

8. Converse sobre o assunto com pessoas mais velhas

Geralmente, idosos ou pessoas com pouco conhecimento digital são vítimas mais frequentes desses golpes. Converse com elas sempre que possível para alertar do perigo.

9. Verifique o aplicativo da sua instituição financeira

Mensagens fraudulentas podem relatar uma transação ou compra suspeita em sua conta. Antes de fazer qualquer contato com o SMS recebido, verifique no aplicativo na própria instituição se a transação ou compra reportada consta por lá.

Como denunciar golpe do SMS?

Ainda que você não tenha caído em um desses golpes, é fundamental denunciá-lo para evitar que se propaguem. Confira abaixo como proceder:

Guarde a informação

Mantenha as mensagens suspeitas em seu celular, sem clicar nelas, é claro. É importante ter provas tangíveis para respaldar a denúncia.

Entre em contato com seu provedor de serviços móveis

Entre em contato com sua operadora de telefonia e relate os textos indesejados ou suspeitos. Ela pode pode ter procedimentos para lidar com esse tipo de situação e pode oferecer assistência adicional.

Denuncie às autoridades

Alguns estados brasileiros contam com delegacias especializadas em crimes cibernéticos, que oferecem atendimento adequado a esse tipo de ocorrência. O site Safernet conta com uma lista de todas as delegacias com foco em crimes virtuais no país.

Use aplicativos anti spam

Instale aplicativos em seu telefone que ajudem a filtrar e bloquear mensagens indesejadas. Esses aplicativos podem ajudá-lo a evitar tentativas futuras de fraude.

Busque informações seguras

Estar ciente dos tipos mais comuns de golpes e fraudes ajudará você a reconhecê-los e evitá-los. Você pode encontrar informações úteis em sites governamentais, de segurança cibernética ou de proteção ao consumidor.

“Caí no golpe do SMS, e agora?”

O primeiro passo é manter a calma. Na sequência, você pode:

  • Parar imediatamente de responder aos SMS ou qualquer outra forma de comunicação relacionada ao golpe. Bloqueie o remetente, se possível, para evitar mais tentativas de contato.
  • Salvar ou anotar todos os detalhes relevantes sobre o golpe, incluindo números de telefone, mensagens recebidas, datas e horários, além de quaisquer informações de transações que possam ter sido fornecidas.
  • Se o golpe envolveu informações financeiras ou pessoais sensíveis, entre em contato imediatamente com sua instituição financeira. Eles podem ajudá-lo a proteger suas contas e tomar medidas para evitar perdas financeiras adicionais. Trocar suas senhas também é importante.
  • Reportar o golpe às autoridades competentes. Isso pode incluir agências policiais locais, órgãos de proteção ao consumidor ou agências governamentais responsáveis pela investigação de fraudes.
  • Monitorar suas contas e atentar-se a qualquer atividade suspeita em relação a transferências e cartões de crédito, etc. Se notar alguma atividade incomum, entre em contato imediatamente com sua instituição financeira.
  • Também é interessante informar outras pessoas que possam estar em risco de cair no mesmo golpe e ajudá-las a prevenir possíveis tentativas.

Além disso, é importante contar com instituições financeiras preocupadas com a segurança dos clientes. 

Na Nomad, levamos a sua segurança a sério! Além de contarmos com a regulação de instituições internacionais, como o Community Federal Savings Bank, prezamos pela transparência e segurança dos nossos clientes. 

Passou por alguma situação semelhante? Entre em contato com a nossa equipe de atendimento. Temos um time disponível 24 horas, todos os dias, para te ajudar via chat no aplicativo ou na web, ou ainda pelos números:

  • Brasil: (11) 4200-0204
  • Estados Unidos (linha gratuita): +1 (689) 220-6078
  • Outros países: +1 (888) 998-2261

Compartilhe: