Entre os melhores destinos do Brasil estão lugares para atender a todos os gostos e preferências, do inverno ao verão, da praia à montanha. Seja para os mais aventureiros ou para quem não abre mão do conforto, o que não faltam são opções em todo o território brasileiro.
Para você que quer viajar, mas ainda não sabe aonde ir, fizemos uma lista dos 10 melhores destinos do Brasil com localização e principais atrativos, além de dicas de planejamento. Acompanhe!
Por que escolher uma viagem nacional?
Há muitos lugares no Brasil para viajar que são realmente fascinantes e verdadeiros paraísos, atraindo turistas locais e estrangeiros. Tanta diversidade, beleza e hospitalidade justificam o fato de o país estar no topo de preferência da América Latina.
A riqueza histórico-cultural se une a uma natureza exuberante, povo acolhedor e paisagens que mais parecem um cartão-postal. Nas regiões turísticas é possível aproveitar ao máximo os atrativos em roteiros que podem durar um ou mais dias. Parte inferior do formulário.
De norte a sul, de leste a oeste, muitos estados e cidades brasileiras estão preparados para receber os turistas e proporcionar uma experiência incrível. Por isso, em qualquer época do ano, motivos não faltam para conhecer e desfrutar do que o Brasil tem de melhor.
Quais os melhores lugares para viajar no Brasil? 10 destinos incríveis
Em um país tão grande, não faltam sugestões de lugares para viajar, porém, alguns se destacam por suas características e singularidades. Veja nossa seleção Top 10 de destinos mais procurados do Brasil e que valem a pena considerar como alternativa para a sua próxima viagem.
1. Fernando de Noronha, PE
O famoso arquipélago localizado em Pernambuco é ideal para dias de férias ou para um feriado prolongado de Carnaval. A beleza do lugar é surreal com suas praias de águas cristalinas em tons mesclados entre azuis e esverdeados, além de rara fauna marinha.
Toda área é preservada pela restrição de acesso, que evita aglomerações em grande escala, o que permite aos visitantes experimentarem uma paz indescritível. Você pode fazer passeios de barco, praticar mergulhos profundos ou optar pelo uso de snorkel no raso.
Para chegar em Noronha você vai precisar de um voo com duração de uma a duas horas, saindo dos aeroportos de Recife, Fortaleza ou Natal. Já a melhor época depende da sua disponibilidade e do seu propósito de viagem.
Os meses de agosto e setembro são ideais para curtir a praia e mergulhar, enquanto nos meses de dezembro a março, os surfistas e entusiastas do esporte podem ter experiências fantásticas com a predominância do swell, as ondas criadas pela ação do vento.
Se a ideia é participar das tradicionais festas que acontecem na ilha, programe sua virada de ano por lá. Para gastar menos, os meses de abril a junho e de outubro à primeira quinzena de dezembro costumam ser mais baratos.
Confira algumas opções de hospedagem em Fernando de Noronha:
2. Gramado e Canela, RS
Duas cidades vizinhas da região serrana gaúcha, Gramado e Canela são conhecidas por sua baixa temperatura e prediletas pelos amantes do frio. Com um charme peculiar e gastronomia única, é possível unir os dois destinos em uma mesma viagem.
Como são apenas 8 km de distância, você pode se hospedar em Gramado, por exemplo, alugar um carro para facilitar a locomoção e percorrer cerca de 16 minutos em roteiro planejado para um dia em Canela.
Para chegar em Gramado é preciso um voo até Porto Alegre e em seguida um meio alternativo de transporte até a cidade que pode ser ônibus, transfer, carro alugado ou táxi/Uber, percorrendo uma média de 2 horas em rodovias.
O outono é, certamente, uma das melhores épocas para visitar a região, que é quando o clima ameno está mais agradável sem aquela sensação de congelamento. Mas, se preferir uma vivência gelada e emocionante, vá durante o inverno, entre junho e agosto, aproveite para usar as roupas próprias da estação e conferir o famoso Festival de Natal.
Confira algumas sugestões de hospedagem em Gramado e Canela:
- Hotel Casa Montanha - Gramado
- LOCAR-IN GRAMADO - Homelland II - Gramado
- Pousada Vila 505 - Canela
- Pousada Doce Canela - Canela
3. Lençóis Maranhenses, MA
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma área protegida na costa atlântica norte do Brasil. Sua vasta paisagem desértica é formada por grandes dunas de areia branca e pelas lagoas sazonais de água de chuva.
São mais de 10 mil anos em que areia, vento e água se misturam para moldar a paisagem desse lugar de rara beleza. Se você tem crianças em casa, vale muito a pena planejar as férias de julho e deixar os pequenos se divertirem nas muitas lagoas de águas quentinhas e rasas.
O parque fica na região de Barreirinhas, um pequeno município de onde partem as balsas com os veículos de tração que levam até o ponto de acesso.
No único aeroporto que opera na cidade, os voos têm um custo elevado, por isso, a melhor forma de chegar é partindo da capital São Luís usando os serviços de vans fretadas das empresas especializadas em roteiro de um dia, ou se hospedar em Barreirinhas para aproveitar mais do atrativo.
Confira sugestões de hospedagens próximas aos Lençóis Maranhenses:
- Pousada Vida Nova Barreirinhas - Barreirinha
- Porto Preguiças Resort - Barreirinha
- Edifício Creta - São Luís
- Brisamar Hotel & SPA São Luís - São Luís
4. Bonito, MS
O nome faz jus à cidade sul-mato-grossense, como centro do ecoturismo do estado, devido às águas cristalinas que brotam das nascentes, abastecem as cachoeiras e dão um ar de mistério às cavernas com lagos de coloração azulada.
Um cenário indescritível, repleto de atrativos de aventura, como nadar com peixes de espécies variadas(você vai se sentir em um aquário), praticar rapel em grutas, fazer trilhas, cavalgar, tomar banho de cachoeira ou apenas observar as aves e animais silvestres.
Não há uma época específica recomendada para visitar Bonito, já que o destino é incrível em todas as estações. Mesmo no verão, quando chove, as cachoeiras ficam mais cheias e os poços mais convidativos.
Já no outono e primavera, com meia estação, você pode aproveitar mais os passeios e ampliar as opções de atividades ao ar livre. O acesso a Bonito se dá pelo voo direto até o aeroporto da cidade ou aterrissagem em Campo Grande, seguindo pela rodovia usando alternativas de transporte como ônibus, carro alugado, uber ou táxi.
Confira algumas sugestões de hospedagem em Bonito:
5. Jericoacoara, CE
Um dos melhores destinos do nordeste, Jeri, como também é chamada a cidade, é famosa por suas belíssimas praias e atmosfera boêmia. Localizada na costa oeste do Ceará atrai milhares de turistas e viajantes o ano inteiro, especialmente os praticantes de windsurf e kitesurf.
Distante cerca de 300 km de Fortaleza, o pequeno vilarejo oferece uma boa infraestrutura com hoteis, restaurantes e bares dançantes. Sem asfalto, as ruas de areia são ornadas por árvores floridas e pequenos prédios com tetos de telha ou palha, o que deixa o lugar ainda mais charmoso.
Para chegar a Jericoacoara você pode voar até o aeroporto localizado na cidade vizinha de Cruz, distante cerca de 30 km ou aterrissar em Fortaleza e usar uma alternativa de transporte, normalmente em carros 4x4, já que boa parte do percurso é feita de areia — como não é possível entrar na vila de carro, será preciso deixar em um estacionamento e seguir a pé.
Confira abaixo algumas opções de hospedagem em Jericoacoara:
6. Chapada dos Veadeiros, GO
Nos últimos anos, as cidades de Alto Paraíso de Goiás, Vila de São Jorge e Cavalcante, ganharam os holofotes como destinos-base para explorar as belezas da Chapada dos Veadeiros, em meio ao cerrado do estado goiano.
Qualquer adjetivo será pouco para descrever a emoção causada por esse pedacinho de paraíso, seja nas trilhas ou nas cachoeiras de quedas d’água energizantes. São milhares de alternativas de ecoturismo perfeitas para quem deseja se reconectar com a natureza, descansar e recarregar as baterias.
Nas cidades você vai encontrar uma boa infraestrutura com opções de hospedagem, restaurantes, bares, lojas de artesanatos e mais. As melhores épocas para visitar a Chapada dos Veadeiros são entre maio e setembro, no período mais seco, sem o risco de chuvas e tromba d’água nas cachoeiras.
A chegada mais fácil se dá pelo Aeroporto Internacional Brasília para quem vem de outros estados, de onde é possível alugar um carro e seguir até uma das cidades. De modo geral, os viajantes preferem ficar em Alto Paraíso e montar roteiros para outros lugares, de acordo com o tempo de estadia.
Conheça algumas opções de hospedagem na Chapada dos Veadeiros:
7. Paraty, RJ
A histórica Paraty é uma cidade charmosa e interessante com suas ruas de pedras e ar interiorano. As viagens em família podem ser divertidas, sobretudo, nas atividades que envolvem as belas praias da região.
A Praia do Sono, por exemplo, mais parece um refúgio particular com sua pequena extensão e acesso somente por trilha ou embarcação. Se você é do tipo que não dispensa uma boa aventura, pode trilhar por cerca de 3km até a Cachoeira do Saco Bravo, uma pequena queda d’água com poço de onde é possível apreciar o mar.
Voltando para a cidade, vale a pena vivenciar a rica memória do lugar, com passeios a pé pelo centro histórico, conferir os museus de arte e cultura da região ou participar dos festivais literários e provar da deliciosa culinária local.
Em Paraty não há aeroporto, mas a cidade está bem próxima da capital Rio de Janeiro, cerca de 3 horas, partindo tanto do Aeroporto Santos Dumont quanto do Aeroporto Internacional do Galeão.
Confira opções de hospedagem em Paraty:
8. Alter do Chão, PA
O “Caribe Amazônico” ou Alter do Chão é repleto de trilhas, praias e rios, em uma composição natural de tirar o fôlego. A Floresta Nacional do Tapajós (FLONA), a trilha Floresta Encantada e as trilhas ao longo das praias são atrativos imperdíveis.
As águas amazônicas parecem mágicas e revigoram quem se encoraja a um banho, mesmo em temperaturas geladas. A areia branquinha das praias permite registros lindos de frente para o mar e um detalhe interessante, é que as práticas de mergulho são feitas em água doce.
O verão amazônico é considerado o melhor período para ir a Alter do Chão, ou seja, em temporada seca, entre os meses de agosto e dezembro. Porém, se você quiser fazer passeios de barco em meio à floresta, prefira o inverno amazônico, na temporada de chuvas que vai de janeiro a julho.
A distância entre a vila de Alter do Chão e o aeroporto mais próximo que fica na cidade de Santarém é de 34 km, com voo chegando todos os dias de cidades como Manaus, Belém e Brasília.
Confira sugestões de hospedagem em Alter do Chão:
9. Ilhabela, SP
No litoral norte de São Paulo está o arquipélago de Ilhabela, um destino litorâneo querido por muitos brasileiros, não apenas de quem vive no estado. São quatorze ilhas e ilhotas com mais de trinta praias distribuídas em cerca de 340 km² de área.
Dentro do Parque Estadual de Ilhabela que é uma região protegida estão a Praia de Castelhanos, Praia do Bonete e Cachoeira do Gato, com acesso por barco ou veículo 4x4.
A infraestrutura de Ilhabela atende bem aos turistas, com boas opções de hospedagem, restaurantes e bares. As noites são animadas por uma agenda cultural diversificada e intensa, repleta de eventos para todos os gostos.
Como se trata do litoral a melhor época para visitar o arquipélago é no verão, mas, atenção, os feriados podem ser bastante congestionados, com praias cheias e longas esperas. Por isso, se a intenção é descansar e curtir o lugar com calma, evite esses períodos.
A melhor forma de chegar a Ilhabela é por meio da balsa que sai de São Sebastião, sendo o único meio de transporte público que liga o continente e o arquipélago.
Distante 90 km de Ubatuba, 200 km de São Paulo e 170 km de Paraty, você pode escolher transportes alternativos — no caso de carro alugado ou próprio, os moradores costumam alugar seus estacionamentos durante o tempo que você permanecer na ilha.
Confira sugestões de hospedagem em Ilhabela:
10. Jalapão, TO
Imagine entrar em uma grande piscina de água natural e cristalina, tentar mergulhar e não conseguir afundar. Assim são os fervedouros do Jalapão que devido à pressão que jorra a água do lençol freático para a nascente mantêm os banhistas em constante flutuação.
A sensação de leveza e bem-estar faz com que o mundo “lá fora” seja esquecido por alguns momentos, gerando um relaxamento instantâneo. Além do fenômeno aquático, atrativos como paisagens exclusivas, dunas douradas e cachoeiras de quedas revigorantes fazem parte do pacote de viagem ao Jalapão.
Os meses de maio a setembro, com destaque para maio, junho e julho, são os melhores para visitar o destino. As chuvas ocorrem a partir de outubro e vão até abril, o que pode comprometer alguns passeios.
Localizado na região leste do Tocantins em meio ao cerrado, não é difícil chegar ao Parque Estadual do Jalapão, embora não exista aeroporto na região.
Para quem vai de outros estados, os voos chegam no aeroporto da capital Palmas, distante 200 km, e de lá é possível seguir, de preferência, em um veículo 4x4 para locomoção no asfalto e nas pistas de terra e areia até o final.
Confira opções de hospedagem próximas ao Jalapão:
Viaje e hospede-se com o Nomad Trips
Agora que você já sabe quais são os melhores destinos do Brasil para viajar em 2025, conte com o Nomad Trips para tornar as suas férias inesquecíveis.
O Nomad Trips é a plataforma de viagens da Nomad, onde você encontra, em um só lugar, passagens aéreas, hospedagem, aluguel de carros e ingressos para atrações no Brasil e no exterior.
Além disso, a plataforma também conta com pacotes completos de viagem para centenas de destinos com as melhores condições de pagamento.
E para tirar a sua viagem dos sonhos do papel, o Nomad Trips ainda conta com a criação de roteiros personalizados com ajuda de inteligência artificial!
Conte com a ajuda do Nomad Trips no planejamento e aproveite as promoções, descontos e pacotes disponíveis na plataforma.