O que fazer em Barcelona: conheça as atrações da cidade

Por:
Clara Dalanora
9/12/2024
|
Atualizado em
9/12/2024
15 min de leitura

A Espanha é mais do que vinhos, jamóns e siestas. A prova disso é Barcelona, considerada a grande capital do modernismo catalão e um dos destinos turísticos mais movimentados da Europa. Desde 2013, Barcelona figura na lista das 10 cidades mais visitadas do mundo.

E não faltam motivos para isso. Para saber onde vale a pena investir o seu tempo, continue lendo e saiba o que fazer em Barcelona!

Qual a melhor época para visitar Barcelona?

Antes de entrar para o roteiro de viagem propriamente dito, você precisa decidir quando visitar Barcelona.

Primeiramente, garanta que você tenha todos os seus documentos obrigatórios para viajar para a Europa preparados. Em seguida, vale a pena entender como as estações do ano influenciam o calendário de eventos e turismo.

Que tal economizar até 10% na sua próxima viagem para Barcelona? Com a Nomad, você compra dólar comercial, paga apenas 1,1% de IOF, tem acesso a um cartão de débito aceito em mais de 180 países e ainda ganha descontos e cashback em compras com parceiros selecionados.

Abra a sua conta internacional Nomad sem taxa de abertura e manutenção mensal!

{{cta-component}}

Clima em Barcelona

Barcelona é uma cidade com clima mediterrâneo. Isso significa que os invernos não são tão intensos, e as temperaturas no verão são bem altas e secas. 

No verão europeu, países com clima mais ensolarado e praias próximas da cidade ficam mais cheias. Nesse sentido, Portugal e Espanha são o destino de escolha para outros europeus que querem fugir do verão frio de seus países de origem.

Por esse motivo, os meses de junho a agosto em Barcelona são bem cheios (e caros). Porém, é também nesse período que festivais de verão com música e exposições acontecem.

Entre o final e início do ano, quando acontece o inverno no hemisfério norte, os preços são mais amigáveis e a cidade está menos cheia. Mas o clima frio não faz jus à vibração agitada e colorida da segunda maior cidade da Espanha.

Por isso, a melhor época para visitar Barcelona é entre março e início de maio; e, no segundo semestre, entre setembro e início de novembro

São as épocas do ano em que você pode aproveitar tudo o que Barcelona tem a oferecer, mas sem disputar espaço com muitos turistas.

Como aproveitar ao máximo a visita a Barcelona?

Assim como em qualquer viagem internacional, existem alguns cuidados que facilitam a vida de quem está viajando para a Espanha e quer evitar dor de cabeça.

Confira quais são e atualize seu checklist de viagem para Barcelona!

Quais as atrações imperdíveis em Barcelona?

Quando estiver planejando seu roteiro para Barcelona, vale a pena entender os pontos fortes da cidade. Dessa forma, você pode adaptar seu roteiro de acordo com seus interesses!

Barcelona é uma cidade riquíssima em termos de arquitetura, gastronomia e artes. Quando estiver escolhendo o que fazer em Barcelona, considere que:

  • Você está em uma cidade repleta de museus dedicados à artistas espanhois históricos;
  • A arquitetura da cidade vai muito além de prédios, e projetos aclamados no mundo todo podem ser vistos de perto também na forma de igrejas e parques;
  • E que você tem uma ampla escolha de tapas (pequenas porções de comida) para experimentar na cidade enquanto aprecia um vinho espanhol.

Veja, a seguir, algumas das atrações mais imperdíveis de Barcelona.

O que fazer em Barcelona: roteiros para 3, 5 e 7 dias

Definir o que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem para Barcelona é uma tarefa difícil – especialmente se seu tempo na cidade for reduzido.

Ainda assim, existem alguns passeios e locais que não podem ficar de fora da sua lista. Confira o melhor que Barcelona tem a oferecer para seus visitantes!

O que fazer em Barcelona em 3 dias?

Se o seu tempo em Barcelona é curto, priorize as atrações mais emblemáticas da cidade.

Sagrada Família

Foto: Giulia Angotti (Unsplash)

O Templo Expiatório da Sagrada Família foi idealizado pelo catalão Antoni Gaudí, um dos arquitetos mais relevantes da história. Ele previu que o mundo todo iria até Barcelona para ver a magnitude da Sagrada Família de perto, e o arquiteto estava certo.

Trata-se de um templo que combina diferentes estilos – gótico, medieval e modernista. Além disso, é um dos poucos templos que ainda estão em construção, apesar de sua relevância internacional.

Barcelona é uma cidade repleta de obras de Gaudí, então você provavelmente vai se deparar com esse sobrenome por lá!

Parque Güell

Foto: D Jonez (Unsplash)

Outra atração urbana com a assinatura de Gaudí. Assim como a Sagrada Família, o parque é uma verdadeira ode à imaginação do arquiteto: o parque é cercado de mosaicos de azulejos e obras arquitetônicas inspiradas na natureza. 

O Parque Güell é repleto de esculturas e referências ao Modernismo Catalão.

Apesar de ser um parque todo aberto, existe um número limite de visitantes permitidos por vez. Por isso, garanta com antecedência seu ingresso para entrar no Parque Güell.

La Rambla

Uma parte bem mais turística da cidade, mas que ainda vale a visita. Além de estar próxima de algumas das atrações mais importantes da cidade, La Rambla tem uma grande concentração de lojas, restaurantes, mercados – e ótimas opções para baladas noturnas.

Mercado de la Boqueria

Foto: Martijn Vonk (Unsplash)

Quando estiver por La Rambla, vale uma visita a um dos mercados mais famosos de Barcelona. A visita ao La Boqueria te aproxima um pouco mais da culinária e da cultura espanhola.

Barceloneta

Essa é uma das regiões mais populares de Barcelona. É nessa região que se encontram várias opções de restaurantes de frutos do mar, bares e uma das praias mais populares de Barcelona.

As ruas têm muito pouco trânsito de automóveis, então passeios a pé e de bicicleta são populares por Barceloneta. A praia mais famosa, também conhecida como Barceloneta, tem a reputação de ser bem cheia! Para quem quiser sossego, vale explorar as praias em regiões mais afastadas.

Bairro Gótico e Cidade Velha

No entorno de Barceloneta, você também está perto de regiões que contam muito da história de Barcelona. 

O melhor é que o passeio em si já é incrível, então conhecer essas regiões é uma boa pedida para quem quer programas gratuitos em Barcelona.

O que fazer em Barcelona em 5 dias

Ganhou mais dois dias de viagem? Não faltam lugares incríveis para visitar e acrescentar ao seu roteiro de viagem! 

Além dos locais indicados para 3 dias de viagem em Barcelona, inclua mais esses. Prepare-se para uma imersão cultural e arquitetônica!

Camp Nou

Visita obrigatória para pessoas que curtem esportes como um todo: como deixar de lado a casa de um dos times de futebol mais importantes do mundo? Camp Nou é o estádio do FC Barcelona, e as opções de visitação do local incluem tanto tours guiados – que apresentam a história do clube, jogadores mais importantes, e outras experiências imersivas – quanto aproveitar um dia de jogo para sentir toda a energia do Camp Nou.

O local estava em reformas, então não deixe de acompanhar a programação no site oficial e adequar sua visita as atrações disponíveis.

Gràcia

Considerado um dos bairros mais autênticos de Barcelona: vale muito a visita para quem quer sair um pouco de perto das regiões mais populares e cheias de "tourist traps" (armadilhas de turistas).

Além de explorar praças e restaurantes em Gràcia, vale a pena visitar outras atrações que ficam pela região: a Casa Vicens (também idealizada por Gaudí) e o Parque Güell (caso não tenha visto nos dias anteriores!).

La Pedrera

Foto: Stephan van de Schootbrugge (Unsplash)

O nome oficial é Casa Milà. Foi o último projeto feito por Gaudí antes de ele dedicar o restante da sua carreira (e vida) à construção da Sagrada Família.

Essa é uma mansão que desafia padrões arquitetônicos e se destaca pela paisagem. Ocupa cerca de duas quadras e surpreende visitantes. Não deixe de visitar o telhado e ver de perto o alcance da imaginação de Gaudí.

Casa Batlló

Localizada na Ruta del Modernisme (um itinerário combinando obras de artistas como Gaudí, Domènech i Montaner e Puig i Cadafalch). Outra obra idealizada por Gaudí. É reconhecida por sua aparência excêntrica.

Vale aproveitar a visita a Casa Battló e fazer uma caminhada rápida até outros ícones da arquitetura espanhola.

Quarteirão da Discórdia

Embora o nome de Gaudí seja um dos mais reconhecidos quando se trata de arquitetura em Barcelona, ele não foi o único arquiteto com trabalhos marcantes na cidade.

Prova disso é o chamado Quarteirão da Discórdia (Manzana de la Discordia). Bem ao lado da Casa Batlló, outras duas residências foram construídas e são importantes símbolos do modernismo: a Casa Lleó Morera, projetada por Domènech i Montaner. E a Casa Amatller, de Puig i Cadafalch.

A "afronta" de ter casas tão significativas posicionadas uma ao lado da outra gerou a ideia de disputa e discórdia, e daí veio o nome do local.

O que fazer em Barcelona em 7 dias?

Montserrat

Foto: Corentin Largeron (Unsplash)

Você teve tempo de explorar todas as atrações listadas para 3 e 5 dias em Barcelona. Nessa altura do campeonato, já escolheu alguns dos seus restaurantes favoritos e deve ter aprendido a dominar o transporte público de Barcelona. Ainda sobrou tempo? Temos mais uma dica imperdível! 

Quer ver uma Black Madonna autêntica? Sair um pouco do agito de Barcelona e se embrenhar nas montanhas serradas? Conhecer um monastério centenário? Ou apenas mudar de ares e ainda ver trabalhos de artistas espanhois renomados como Picasso e Dalí?

Apenas 50 km separam Barcelona das montanhas de Montserrat, mas para quem curte um passeio no estilo bate-volta, vale a pena incluir a visita à Montserrat e aproveitar a estadia prolongada em Barcelona.

O que fazer em Barcelona à noite?

  • City tour noturno: conheça as regiões mais pitorescas da cidade sob uma luz diferente – literalmente! Alguns roteiros podem incluir uma taça de vinho durante a visita a bares e restaurantes.
  • Fonte Mágica: um show de luzes e jatos de água coreografados. Informe-se sobre o funcionamento e horários das apresentações.
  • Show de flamenco: embora o flamenco não tenha suas origens em Barcelona, mas no sul da Espanha, ainda vale aproveitar a visita à Barcelona para ver de perto essa apresentação de dança envolvente.
  • La Xampanyeria: o nome oficial do bar de vinhos é Can Paixano, e sua fama é simples: bebida com preço justo, autenticamente espanhola, e muito popular entre visitantes. Vale a pena beliscar alguns tapas, mas atente-se: é um lugar para quem não se importa de ficar em pé.

O que fazer de graça em Barcelona

Você já deve ter percebido que Barcelona é um museu espanhol a céu aberto. Por isso, uma das melhores opções para aproveitar a cidade e não gastar seus euros é apenas caminhar.

Veja aqui as regiões e atrações que valem a pena incluir na sua rota.

Ciutat Vella

Como você pode imaginar, o centro histórico e as raízes de Barcelona ficam na região conhecida como Cidade Velha. Enquanto estiver por lá, visite os bairros que integram este distrito: Bairro Gótico, Centro Antigo, Raval e Barceloneta.

Museu Picasso

Para entender a relevância do trabalho de um dos maiores artistas espanhois, nada melhor que mergulhar na profundidade de Picasso. No site oficial, você confere datas e horários para entrar de graça no museu. De pronto, já vale programar a visita no primeiro domingo de todo mês!

El Born

Se escolher visitar o Museu Picasso, aproveite o fôlego e explore El Born! Essa é uma das regiões favoritas de quem gosta de caminhar sem pressa, apreciando diferentes tipos de arte urbana.

El Born também é uma região recomendada para comprar souvenirs – não somente de lojinhas tradicionais, mas também de artesãos e pequenos produtores que estão por lá.

Barcelona é uma cidade que pode surpreender: você nunca sabe se no próximo quarteirão vai encontrar um prédio residencial, ou uma obra de arte deixada por arquitetos espanhois. Além disso, a cultura vibrante e as opções gastronômicas fazem dela uma cidade imperdível.

Agora que você sabe o que fazer em Barcelona, seu roteiro de viagens para a Europa está ainda mais completo! Para facilitar ainda mais a sua viagem, saiba como usar a Nomad na Europa e economizar dinheiro!

Posso usar minha conta Nomad na Europa?

Você pode utilizar o seu cartão Nomad em Barcelona e em toda a Europa sem preocupações. Suas compras são convertidas de Euro para Dólar automaticamente, e você confere tudo direto no app. Simples e sem burocracia.

  • Use seu cartão de débito Nomad de forma física ou virtual. Cadastre também na sua Wallet de preferência, como Apple Pay, Samsung Pay ou PayPal.
  • Você pode sacar também dinheiro em espécie em um caixa eletrônico (ATM) que aceite Visa. Faça saques gratuitos na rede MoneyPass e aproveite até dois saques gratuitos por mês em outras redes.
  • Ganhe desconto na reserva de hospedagens e locação de veículos utilizando seu cartão Nomad.

{{cta-component}}

Compartilhe:

No items found.