O clima tipicamente tropical da América do Sul favorece quem planeja viajar ao exterior, mas passar longe do frio. Sendo assim, Buenos Aires no verão se torna um destino ideal, com seus atrativos para todos os gostos e idades.
A capital argentina é encantadora em qualquer época do ano, porém, nos dias quentes, é possível aproveitar a cidade bem mais do que no inverno. Nessa época, os dias são mais longos e há muito o que fazer, mesmo com a temperatura elevada.
Quer saber o que Buenos Aires oferece de bom aos turistas no verão? Continue neste conteúdo e veja mais detalhes para planejar sua viagem!
Melhor época para ir a Buenos Aires
O clima temperado de Buenos Aires reflete em cada uma das estações do ano de uma forma diferente. A escolha entre primavera, verão, outono ou inverno para visitar a cidade determina o que colocar na mala, além dos atrativos e passeios para compor o roteiro.
Veja qual a melhor época para ir a Buenos Aires conferindo as particularidades das estações:
Primavera
Com início em setembro e término em dezembro, a primavera em Buenos Aires costuma ser a preferida dos turistas. As temperaturas são amenas, variando entre 11°C e 25°C, o que confere um clima agradável à cidade.
Os parques são mais floridos, deixando a cidade colorida e com uma vivacidade apaixonante. Nessa época, as atividades ao ar livre e os festivais são ingredientes ideais para os viajantes que podem explorar as belezas da capital argentina e mergulhar na cultura local.
Verão
De dezembro a fevereiro, Buenos Aires experimenta a efervescência do verão, com suas temperaturas elevadas, entre 25°C e 30°C, com picos que podem ultrapassar os 35°C.
Quem está acostumado com os dias quentes no Brasil não terá grandes dificuldades para lidar com a sensação térmica, porém, chove bastante nessa época, o que pode deixar o clima úmido e um pouco abafado.
Por outro lado, os dias claros, de céu sem nuvens, deixam as paisagens da cidade ainda mais bonitas. Os parques e as praças são os principais atrativos, com locais sugestivos para piqueniques, passeios de bicicleta, participação em festivais de música, teatro e dança, além de shows ao ar livre.
Outono
Com garoas e chuvas leves, o outono em Buenos Aires começa em março e vai até junho. Os dias são ensolarados e as temperaturas amenas que variam de 15°C a 22°C permitem dias agradáveis e noites incríveis, mesmo que um pouco mais frias.
Nos bosques e parques, as flores e folhas espalhadas pelo chão formam um tapete de cores, revelando todo o encantamento dessa estação. Os tons de amarelo, laranja e vermelho das folhas deixam a paisagem com aquele aspecto característico do outono.
O clima é um convite a visitas aos parques e jardins, com passeios entre as árvores, seja a pé ou de bike. Os lagos e as pontes são atrativos à parte, com belas vistas de tirar o fôlego.
Inverno
A época mais fria do ano apresenta temperaturas que oscilam entre 8°C e 15°C, com média de 11°C. À noite, o termômetro costuma registrar uma queda considerável, exigindo o uso de casacos, gorros, cachecois, luvas e calçados apropriados.
O inverno em Buenos Aires vai de junho a agosto e, com as baixas temperaturas, os passeios em ambientes fechados como museus, teatros, restaurantes e bares garantem maior conforto e sensação de aconchego.
O que vestir em Buenos Aires no verão
Se vai viajar para Buenos Aires em pleno verão, na hora de fazer as malas, é preciso dar atenção especial ao vestuário. As temperaturas são elevadas, logo, assim como no Brasil, dê preferência a roupas e calçados leves, como shorts, camisetas, regatas, vestidos, sandálias e tênis.
Com o calor, as praias urbanas localizadas no Parque de los Ninos, zona norte da cidade e no Parque Indoamericano, na zona sul, ficam repletas de nativos e turistas. Portanto, não esqueça as roupas de banho e os acessórios como chapéu, boné, óculos de sol e protetor solar para os roteiros praianos.
O ideal é priorizar os tecidos respiráveis, que absorvem o calor e o suor, sem deixar a pele desconfortável. Opte por algodão ou linho, de caimento leve e que permitam maior frescor, tanto durante o dia quanto à noite.
Esteja preparado para possíveis mudanças climáticas que surpreendem com as famosas chuvas de verão. Pesquise as previsões do tempo no período de estadia para se precaver com capas ou guarda-chuvas.
O que fazer em Buenos Aires no verão: 5 atividades imperdíveis
Se tratando de alternativas de passeios e entretenimento, Buenos Aires no verão é imperdível com sua variedade de atrativos. A cidade oferece uma lista de possibilidades para dia e noite.
Aqui vão algumas sugestões para se divertir ao máximo em Buenos Aires no verão:
1. Celebração do Natal
As decorações tipicamente natalinas podem ser vistas pelas ruas e bairros de Buenos Aires para comemorar uma das datas mais significativas do ano. Entre as tradições natalinas de Buenos Aires, estão as visitas aos mercados de Recoleta e San Telmo.
Os passeios guiados são recomendados para conhecer mais sobre a cultura, os hábitos e a gastronomia da cidade. Os restaurantes e bares ficam abertos até tarde e muitos habitantes escolhem um local para a troca de presentes, uma excelente oportunidade para provar comidas típicas e interagir com novas pessoas.
2. Parque de la Costa
O Parque de la Costa é um dos lugares favoritos dos buenairenses ou portenhos, como são chamados os nativos da cidade. Com atrativos para todas as idades, está no topo da lista de preferência e diversão do país.
Durante o verão, o Parque Aquafan, com seus longos tobogãs, piscinas, jogos aquáticos e restaurante, conta com uma estrutura completa de entretenimento. A viagem em família será inesquecível, sobretudo para quem tem crianças.
3. Feira de San Telmo
Fazer compras de artesanatos e antiguidades, assistir a apresentações de música e dança flamenca ou degustar a culinária local. A Feira de San Telmo faz parte de um roteiro clássico aos domingos em Buenos Aires.
Durante todo o dia, a praça principal é tomada de barraquinhas com grande variedade de objetos e iguarias, vendedores e visitantes. É uma atividade dinâmica e divertida, em um local tradicional e atmosfera boêmia da cidade.
4. Carnaval Porteño
As murgas, tradicionais bandas carnavalescas, ditam o ritmo e as cores do carnaval porteño. Com cartolas, fraques e vestidos coloridos, os participantes protagonizam a animação que toma conta das ruas e avenidas centrais de Buenos Aires nos finais de semana de fevereiro.
Para quem gosta do carnaval brasileiro, essa é uma maneira de não se distanciar da festividade anual e, ao mesmo tempo, uma forma divertida de conhecer a capital argentina seguindo as murgas em cortejo.
5. Parques e bosques
As áreas verdes de Buenos Aires são lindas e bem preservadas dentro dos parques e bosques espalhados pela cidade. Entre os mais populares, estão:
- Reserva Ecológica Costanera Sur
- Jardim Botânico de Buenos Aires
- Jardim Japonês
- Parque Tres de Febrero
- Bosques de Palermo – Jardim El Rosedal
Vai para a Argentina? Abra uma conta internacional Nomad
Agora que você já sabe tudo para aproveitar o verão em Buenos Aires, tenha ainda mais tranquilidade na viagem com a Nomad na Argentina.
Com a conta internacional Nomad, você economize até 10% na viagem para a Argentina. Na Nomad, você compra dólar com a cotação comercial, mais barato que em bancos tradicionais e casas de câmbio. E você só paga 1,1% de IOF nas operações.
E com o cartão de débito internacional, você faz compras e realiza pagamentos com segurança e facilidade. O valor é convertido automaticamente em pesos argentinos e você confere tudo direto no app com total transparência e segurança! E se precisar de dinheiro em espécie, pode realizar saques nos caixas eletrônicos da rede MoneyPass.
E os benefícios não param por aí. Clientes Nomad têm acesso a descontos e cashback na compra de passagens aéreas, reserva de hospedagem, aluguel de veículos, contratação de seguro de viagem, ingressos para atrações e muito mais no Nomad Shop.
E na hora do embarque para a Argentina, aproveite para descansar no Nomad Lounge, a sala VIP da Nomad no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Abra a sua conta internacional Nomad agora!
{{cta-component}}