A Itália é um dos países da Europa mais procurados pelos turistas brasileiros, seja pela gastronomia ímpar, paisagens belíssimas ou povo hospitaleiro. Ao descobrir o que fazer em Florença, é bem provável que esse se torne seu próximo destino de viagem.
Com diversas alternativas de passeios, a cidade oferece atrativos para estadia curta ou mais longa. Sua riqueza cultural, pautada no Renascentismo, é um convite a refazer o caminho da história.
Ficou interessado em saber mais sobre a capital italiana da arte? Vem com a gente conhecer os principais pontos turísticos com dicas de roteiro para aproveitar os dias em Florença!
Onde fica e como chegar em Florença
Sub-capital e maior cidade da região da Toscana, Florença (ou Firenze) é referência mundial em moda, arte e história. De aspecto medieval, é parada obrigatória para quem viaja à Itália em busca de memória dos acontecimentos de séculos passados.
Com seus pouco mais de 358 mil habitantes, está localizada às margens do rio Arno, a 270 km de Roma e a 310 km de Milão.
A cidade mais parece um museu a céu aberto, e para chegar até lá partindo do Brasil é preciso buscar voos com aterrissagem no aeroporto mais próximo, Peretola (FLR), que fica a cerca de 8km do centro da cidade.
No aeroporto há serviços de ônibus e táxi, mas é possível alugar um carro para se locomover até Florença. A escolha entre as opções de transporte vai depender do roteiro traçado e necessidade de locomoção para regiões próximas da cidade.
Que tal economizar até 10% na sua próxima viagem para Florença? Com a Nomad, você compra dólar comercial, paga apenas 1,1% de IOF, tem acesso a um cartão de débito aceito em mais de 180 países e ainda ganha descontos e cashback em compras com parceiros selecionados.
Abra a sua conta internacional Nomad sem taxa de abertura e manutenção mensal!
{{cta-component}}
7 pontos turísticos de Florença que você precisa conhecer
Florença oferece pelo menos 7 atrações imperdíveis que todo viajante deve conhecer. A cidade é repleta de memórias do período Renascentista, ou seja, um lugar que inspira passeios, visitas e registros.
Veja quais são esses pontos turísticos:
1. Piazzale Michelangelo
Um dos cartões postais de Florença, a praça tem uma vista panorâmica incrível de toda a cidade e do rio Arno. O projeto pertence ao arquiteto florentino Giuseppe Poggi, com homenagem a Michelangelo, um dos mais respeitados artistas renascentistas, responsável por boa parte da história da arte do ocidente.
2. Galeria Uffizi e Galleria dell’Accademia
As galerias do Ofício e da Academia são referência de arte na Itália e no mundo inteiro, com acervos impressionantes, com salas organizadas por ordem cronológica e por artistas.
A Galeria Uffizi foi construída pelo arquiteto Giorgio Vasari, entre 1560 e 1581, enquanto a Galleria dell’Accademia foi fundada em 1784, sendo palco da formação acadêmica de diversos artistas e escultores.
3. Piazza della Signoria
Localizada no coração da cidade, a Praça Senhoria é um importante monumento florentino. Por ela é possível acessar outros pontos turísticos, como museus e basílicas, além da Ponte Velha.
4. Ponte Vecchio
Atravessando o rio Arno, a Ponte Velha entrou para a história como a primeira e única construída durante a época romana. Também se destaca por ser a única ponte que não foi destruída pelos bombardeios alemães durante a Segunda Guerra Mundial, na retirada de 1944.
5. Palazzo Pitti
O Palácio Pitti é uma obra-prima renascentista, com sua estrutura que abriga atrativos que valem a pena visitar, como os Jardins de Boboli, o Teatro Rondò de Baco, a Fonte da Alcachofra, a Gruta de Moisés, a Fonte do Leão e a Praça Pitti.
6. Basilica de Santa Croce
A Basílica de Santa Cruz, fundada em 1294 pelo arquiteto Arnolfo di Cambio, é uma igreja franciscana e um dos maiores expoentes do movimento gótico italiano. O local abriga os túmulos de figuras ilustres, como Michelangelo, Vittorio Alfieri, Ugo Foscolo, Gioacchino Rossini e Galileo Galilei.
7. Duomo de Florença
É a Catedral de Santa Maria del Fiore, com construção iniciada no final do século XIII pelo arquiteto Arnolfo di Cambio, porém, somente concluída no século XV, com a participação de diversos arquitetos e escultores ao longo desse período.
Roteiros de viagem para Florença
Em um destino com tantas possibilidades para explorar arte, cultura, história e gastronomia, é ideal planejar um roteiro de acordo com o tempo de estadia. Para ajudar, trouxemos sugestões do que fazer de 1 a 5 dias em Florença.
O que fazer em Florença em 1 dia
Pode parecer pouco tempo, mas em 24 horas é possível aproveitar a cidade, passeando por seu centro histórico, com visita a pontos turísticos como a Catedral de Santa Maria del Fiore e a Ponte Vecchio.
O que fazer em Florença em 2 dias
Com um pouco mais de tempo você pode acrescentar outros atrativos para preencher o segundo dia, como visitas à Galleria degli Uffizi e Galleria dell'Accademia, além da Basilica di Santa Croce.
O que fazer em Florença em 3 dias
Em três dias já é possível desfrutar mais do destino com calma, incluindo a visita aos palácios Pitti e Giardino di Boboli, além da praça Michelangelo.
Atravesse a Ponte Vecchio e explore a região de Oltrarno, um bairro tradicionalmente florentino onde se podem encontrar charmosos bistrôs, lojas de antiguidades, mercadinhos e até bodegas de artesãos.
O que fazer em Florença em 4 dias
Você pode aproveitar as dicas de roteiro de 1 a 3 dias e reservar o quarto dia para um passeio pelos arredores da cidade. A cerca de 30 minutos de Florença está Fiesole, pequeno vilarejo de colina, abrigo dos Etrusco, civilização evoluída da época medieval, que antecedeu os romanos como habitantes da Itália Central.
Se o orçamento permitir, não deixe de ir ao The Mall Outlet, localizado a 30 km de Florença, para fazer compras em lojas de marcas renomadas, como Gucci, Prada, Diesel, Armani, Salvatore Ferragamo, Montblanc, Burberry, Valentino, Fendi, Dior, Pucci, Roberto Cavalli e Yves Saint Laurent.
O que fazer em Florença em 5 dias
Com quase toda Florença explorada, uma boa alternativa para incluir no roteiro de 5 dias é fazer um bate-volta em cidades como Pisa, Cinque Terre ou Siena, destinos imperdíveis do país italiano.
A distância média sugere sair bem cedo, passar o dia no lugar escolhido e voltar para se despedir em grande estilo.
Você também pode inverter a programação, deixando o último dia para repetir um passeio, descansar ou ir ao Mercato Centrale experimentar as delícias da culinária italiana, desde queijos e iguarias até os pratos típicos nos diversos restaurantes do primeiro andar.
Onde ficar em Florença
Se a ideia é passar mais de um dia em Florença, você vai precisar de acomodação, preferencialmente em um lugar bem localizado para facilitar a locomoção. Aqui vão algumas alternativas de hospedagem, que englobam localização, categoria e custo-benefício:
Centro Histórico
- Hotel Brunelleschi
- Hotel Tornabuoni Beacci
- Tornabuoni Place
- FH Hotel Calzaiuoli
- Hotel Nella
- Hotel Cantoria
Santa Croce
- Baglioni Relais Santa Croce
- Benci House
- Le Stanze Di Santa Croce
- Palazzo Roselli Cecconi
- Hotel La Casa di Morfeo
- Residenza D’Epoca Historia Luxury Boutique
Lungarno (às margens do rio Arno)
- Plaza Hotel Lucchesi
- Hotel degli Orafi
- Pontevecchio Relais
- B&B La Casa dei Tintori
- Residenza Marchesi Pontenani
- Residenza Vespucci
- Hotel Cestelli
Santa Maria Novella
- Rivoli Boutique Hotel
- Adler Cavalieri Hotel
- C-hotels Ambasciatori
- Hotel Burchianti
- Hotel Lombardia
- 7Florence B&B
- Hotel Fiorita
- Hotel Anna’s
Curta Florença com a Nomad
Seja no verão, outono, inverno ou primavera, em qualquer estação do ano a Itália será um excelente destino para viajar em toda a Europa. A riqueza histórico-cultural de todo o país contrasta positivamente com as paisagens belíssimas e gastronomia ímpar.
E você sabia que ter uma conta na Nomad torna a sua viagem para Florença e o resto da Itália ainda mais vantajosa? Com a conta internacional Nomad, você pode economizar até 10% em compras e viagens internacionais.
Na Nomad, você compra dólar com a cotação comercial, mais barato que em bancos tradicionais e casas de câmbio. E você só paga 1,1% de IOF nas operações.
E com o cartão de débito internacional, você faz compras e realiza pagamentos na moeda local, com conversão automática para dólar. E você confere tudo direto no app da Nomad, com segurança e facilidade. E se precisar de dinheiro em espécie, pode realizar saques nos caixas eletrônicos da rede MoneyPass.
E os benefícios não param por aí. Clientes Nomad têm acesso a descontos e cashback na compra de passagens aéreas, reserva de hospedagem, aluguel de veículos, contratação de seguro de viagem, ingressos para atrações e muito mais no Nomad Shop.
Quer ficar conectado durante a sua viagem? Quem é cliente Nomad pode contratar o Nomad Chip e acessar a internet com praticidade e velocidade nos EUA, Europa e América Latina. Tudo direto no app e sem complicações!
E na hora do embarque, aproveite para descansar no Nomad Lounge, a sala VIP da Nomad no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O lugar perfeito para uma pausa para o café, recarregar o celular, aproveitar um milk-shake e descansar com conforto.
Abra a sua conta internacional Nomad agora!
{{cta-component}}