Guia completo de viagem para Sicília, na Itália

Por:
Clara Dalanora
22/11/2024
|
Atualizado em
15/10/2024
15 min de leitura

Você já viu nos mapas ou ouviu falar do “formato de bota” da Itália, certo? Se sim, saiba que a ilha da Sicília forma “os dedos” da figura. Localizada a três quilômetros do extremo sul do país, o local é repleto de belezas naturais.

Desde o imponente vulcão Etna até o doce sabor do Cannoli, descubra a Sicília neste guia completo de viagem. Saiba onde fica a ilha, a melhor época do ano para viajar e o que fazer na região. Continue a leitura e aproveite as dicas!

Onde fica a Sicília

Cercada pelos mares Jônico e Tirreno, a Sicília é a maior e a principal ilha do Mar Mediterrâneo. É um lugar tão influente que conta com um estatuto especial, o que permite que a ilha tenha maior autonomia, quase como um país separado da Itália.

Palermo é a capital da Sicília e fica localizada em uma província de mesmo nome, sendo a maior da região, com mais de um milhão de habitantes, representando cerca de 25% da população da ilha.

Dentre os povos que ocuparam a região durante os períodos da história, estão os gregos e romanos, os normandos e os árabes. E essas culturas milenares influenciaram a gastronomia e arquitetura siciliana.

Que tal economizar até 10% na sua próxima viagem para a Itália? Com a Nomad, você compra dólar comercial, paga apenas 1,1% de IOF, tem acesso a um cartão de débito aceito em mais de 180 países e ainda ganha descontos e cashback em compras com parceiros selecionados.

Abra a sua conta internacional Nomad sem taxa de abertura e manutenção mensal!

{{cta-component}}

Como chegar na Sicília

Se você está se perguntando como chegar na Sicília, saiba que é possível fazer isso por terra, céu e mar. A ilha tem cinco aeroportos, sendo os principais o de Palermo e o de Catânia, que são atendidos pelas companhias de baixo custo.

Uma dica importante é programar com antecedência as datas de chegada e de partida. Isso porque tem jeito de conseguir ótimos preços de passagens aéreas com as companhias Ryanair e Volotea. Há voos também pela Alitalia.

Nos aeroportos de Palermo e Catânia existem conexões de trens e ônibus para todas as regiões principais da ilha. Acessando o site dos aeroportos, você consegue informações de todas as empresas disponíveis e os horários de embarque.

É possível também chegar até a Sicília de trem. A viagem é bem longa, mas o custo é menor, e as rotas existentes são inúmeras, sendo as principais pelas vias Gênova, Civitavecchia (Roma) e Nápoles.

E você ainda consegue chegar à Sicília a partir da ferry (balsa), que sai de outras partes da Itália e da Europa como um todo.

Melhor época do ano para visitar Sicília

A melhor época do ano para fazer a sua viagem para a Sicília vai depender muito do que você deseja fazer por lá. A ilha tem um clima mediterrâneo, garantindo um longo período de sol o ano todo.

O inverno, que vai de dezembro a março, costuma ser ameno, mas a chuva pode aparecer durante os primeiros meses do ano. De toda forma, você pode esquiar, fazer visitas culturais e curtir alguns programas de relaxamento.

Na primavera, que acontece entre março e junho, as paisagens ficam cobertas de relva verde e flores multicoloridas, especialmente as das laranjeiras, que além de ter uma linda vista, exalam um aroma espetacular.

Entre julho e agosto, a temperatura chega facilmente aos 35 graus, pois é verão na Itália. Mas entre os meses de maio e outubro, um banho de mar é perfeitamente possível nas praias da Sicília, porque as temperaturas permanecem altas.

Dessa forma, se você prefere um período mais fresco para a viagem e quer curtir os pontos turísticos sem muito calor ou aglomeração de pessoas, pode optar pelos meses de abril, maio, outubro e novembro, e aproveitar melhor o local.

No outono, entre setembro e novembro, você ainda pode desfrutar dos prazeres balneares e também das belezas das florestas coloridas, que oferecem esplêndidas oportunidades para alguns passeios bucólicos.

O que fazer na Sicília: 5 atrações imperdíveis

A Sicília é um destino repleto de possibilidades. Por isso, pode ter certeza que você não vai ficar sem o que fazer na Sicília. Abaixo, separamos cinco atrações que você não pode deixar de conhecer na ilha italiana.

O Vulcão Etna e toda sua imponência

O vulcão Etna está dentro do parque de mesmo nome. Ele fica situado entre duas  cidades da Sicília, Taormina e Siracusa, e pode ser acessado de carro ou de ônibus.

A trilha que leva às crateras do vulcão tem em torno de cinco quilômetros e é considerada de nível fácil a médio. Equipamentos especiais são dispensáveis, mas é aconselhável um guia para ajudar durante o percurso.

Por lá, a paisagem lunar é incrível! Esse, sem dúvidas, é um programa perfeito para todos os amantes de aventura e apreciadores da natureza.

O Teatro Antigo de Taormina e toda a sua majestade

Taormina é uma cidade que fica no topo da colina da Sicília, a 55 quilômetros do Etna. Tem como atração principal o Teatro Grego, o antigo teatro grego-romano que ainda está em funcionamento.

Perto do teatro, os penhascos formam grutas com praias arenosas. Além disso, lá perto tem a Isola Bella, uma pequena e maravilhosa ilha e reserva natural que se liga ao continente por uma estreita faixa de areia.

Cefalú e toda a sua história

Cefalú é um local histórico e praticamente imperdível. Fica a 70 quilômetros da cidade de Palermo e é fácil de acessar por meio de carro, de trem ou de ônibus.

A cidade da Sicília é muito charmosa, com uma história milenar, perfeita para visitar as ruazinhas, com ótimos restaurantes, lojinhas de artesanato, bares e cafés. Além disso, você pode aproveitar a praia ou subir até a parte alta para ver o pôr do sol.

Os Sítios Arqueológicos de Agrigento e toda sua arquitetura

Agrigento é uma cidade perfeita para um bate-volta, já que fica a cerca de duas horas de Palermo. Assim, você pode aproveitar bastante o local durante o dia e voltar para a cidade de hospedagem em pouco tempo.

O Vale dos Templos é a principal atração da região, que é um dos maiores sítios arqueológicos do mundo – e o principal da Sicília. Por lá, as ruas, apesar de pequenas, contam com uma belíssima arquitetura.

San Vito Lo Capo e suas águas hipnotizantes

San Vito é considerada não só uma das praias mais lindas da Sicília, mas também de toda a Itália, de modo geral. A praia conta com areias brancas e um oceano que varia entre o transparente e o mais belo azul safira.

Além de toda maravilha natural, o local oferece uma ótima infraestrutura e um centro muito animado. Se você tiver a oportunidade, vale ficar mais de um dia para aproveitar tudo. Esse é um cenário perfeito, que você não vai se arrepender.

Viaje para a Sicília com a Nomad e economize!

Sabia que ter uma conta na Nomad torna a sua viagem para a Sicília ainda mais vantajosa? Com a conta internacional Nomad, você pode economizar até 10% em compras e viagens internacionais..

Na Nomad, você compra dólar com a cotação comercial, mais barato que em bancos tradicionais e casas de câmbio. E você só paga 1,1% de IOF nas operações.

E com o cartão de débito internacional, você faz compras e realiza pagamentos na moeda local, com conversão automática para dólar. E você confere tudo direto no app da Nomad, com segurança e facilidade. E se precisar de dinheiro em espécie, pode realizar saques nos caixas eletrônicos da rede MoneyPass.

E os benefícios não param por aí. Clientes Nomad têm acesso a descontos e cashback na compra de passagens aéreas, reserva de hospedagem, aluguel de veículos, contratação de seguro de viagem, ingressos para atrações e muito mais no Nomad Shop.

E na hora do embarque, aproveite para descansar no Nomad Lounge, a sala VIP da Nomad no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O lugar perfeito para uma pausa para o café, recarregar o celular, aproveitar um milk-shake e descansar com conforto.

Abra a sua conta internacional Nomad agora!

{{cta-component}}

Compartilhe: