Viña del Mar atrai muitos turistas que vão para o Chile, seja pelo requinte da cidade, pela beleza das praias, pela arquitetura moderna ou pela movimentação de gente.
Se você quer saber um pouco mais sobre o que fazer em Viña del Mar, continue lendo e descubra onde fica e como chegar até a cidade, quais as melhores atrações turísticas, onde se hospedar e muito mais.
Onde fica Viña del Mar?
Viña del Mar fica localizada a 120 quilômetros de Santiago, a capital do Chile, e é uma cidade muito visitada por turistas de todo o mundo. Em cerca de 1h30 de viagem, é possível chegar ao Oceano Pacífico e conhecer a “cidade das flores”.
Ao lado de Viña del Mar, fica Valparaíso, que também é um refúgio litorâneo do país. As duas cidades são ótimas opções para quem quer fazer um bate e volta rápido.
Quer conhecer Viña del Mar com até 10% de economia? Com a Nomad, você compra dólar comercial, tem acesso a um cartão de débito aceito em mais de 180 países e ainda ganha descontos e cashback em compras com parceiros selecionados.
Abra a sua conta internacional Nomad sem taxa de abertura e manutenção mensal!
{{cta-institucional}}
Como chegar em Viña del Mar
Você já sabe onde fica Viña del Mar, mas como chegar até lá?
Para quem sai do Brasil, a única opção é ir de avião para Santiago e, de lá, partir para a costa chilena. A viagem até o litoral pode ser feita de carro ou de ônibus e dura cerca de 1h30.
O trajeto de carro é muito tranquilo e, consequentemente, o mais rápido. Mas quem quiser economizar pode optar pelo ônibus e chegar facilmente a Viña del Mar. Em Santiago, há duas linhas coletivas que fazem o percurso e saem a cada 15 minutos.
Viña del Mar fica próximo de Valparaíso e é possível conhecer as duas cidades viajando de carro, de ônibus ou de metrô. Os três completam o percurso entre 15 e 20 minutos e há partidas frequentes saindo dos dois pontos.
Ah, e se você resolver conhecer Viña del Mar dirigindo, alugue um carro no Nomad Trips e garanta as melhores condições de pagamento.
Como é o clima em Viña del Mar
O clima em Viña del Mar é, praticamente, de primavera o ano todo! Quase todas as manhãs, a neblina surge e, conforme o sol vai saindo, a temperatura fica agradável.
De dezembro a março, o verão deixa a cidade um pouco mais quente, mas nada muito excessivo. Nesse período, o clima fica mais seco e, por isso, é ideal para quem quer curtir as praias de Viña del Mar sem se preocupar com a chuva.
Já quem gosta de curtir um friozinho pode optar por viajar entre julho e setembro, quando o inverno chileno se faz presente. Em junho, as chuvas tomam conta da cidade, então é um período mais complicado para quem quer turistar.
O que fazer em Viña del Mar: 5 atrações imperdíveis
Opções sobre o que fazer em Viña del Mar não faltam! E separamos cinco atrações imperdíveis na cidade, que vão desde pontos turísticos a experiências únicas.
Relógio de Flores
O famoso Relógio de Flores fica no portal da cidade. Ele é um grande monumento circundado por flores, que são trocadas a cada três meses, e reflete o cuidado que Viña del Mar tem com a natureza e com esse emblemático cartão-postal.
O relógio costuma ficar lotado de turistas e é considerado parada obrigatória para quem vai a Viña del Mar. Ele foi um presente da Suíça para a cidade.
Por causa das praças, Viña del Mar é conhecida também como a Cidade das Flores do Chile e o relógio só reforça esse título que é orgulho do país.
Jardim botânico
A Cidade das Flores tem um Jardim Botânico deslumbrante, que existe desde a década de 1930 e conta com uma enorme área verde, mais de 3 mil espécies de plantas, um grande rio, um lago, espaços para prática de atividades e muito mais.
Para quem vai passar uns dias em Viña del Mar, o Jardim Botânico é, com certeza, uma das atrações imperdíveis da cidade. Não só para os amantes da natureza, mas também para quem quer relaxar e apreciar as belas paisagens do local.
Castelos
Viña del Mar tem dois castelos medievais, que foram construídos no século 19. O Castillo Wuff e o Castillo del Mar são dois pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer durante a sua viagem para a cidade.
Com vista privilegiada para o mar, o Castillo del Mar é hoje um famoso restaurante da região de Viña del Mar. Além da boa gastronomia, o local oferece uma das vistas mais bonitas da cidade litorânea, além de permitir uma experiência histórica.
O mesmo acontece com o Castillo Wuff, que tem um terraço com um mirante de brilhar os olhos. Cercado por rochas e banhado pelas águas do Oceano Pacífico, o castelo é um cenário icônico da cidade e, com certeza, vale a visita!
Museus
Os quatro museus de Viña del Mar são majestosos e bem diversificados. Cada um deles tem um tema e uma arquitetura peculiar, o que deixa a visita ainda melhor.
O Museo Artequim é um museu interativo, lúdico e educativo, que aproxima as crianças das artes. Com sedes em outras quatro cidades pelo mundo, o local conta com reproduções de pinturas e esculturas de grandes artistas da história.
As visitas são guiadas e as crianças podem conhecer, em um percurso de cerca de 1h30, obras renomadas. Durante a visita, elas são incentivadas a criar suas próprias peças. Por isso, além de um passeio cultural, o museu é educativo.
Já o Museo Palacio Rioja foi construído em 1907 para ser a morada do banqueiro Don Fernando Rioja. Por isso, a casa se assemelha às construções da fase neoclássica francesa e tem um arquitetura magnífica.
O museu abriga o Museo de Artes Decorativas, que existe no local desde 1979 e exibe um acervo de mais de 300 peças entre mobílias, decorações e tecidos sofisticados usados pelos aristocratas chilenos no início do século 20.
O terceiro museu da cidade é o Museo Bellas Artes, que é o mais conhecido e frequentado de Viña del Mar. O Palácio Vergara, onde o museu foi construído em 1870, foi inspirado no estilo neogótico de Veneza e se tornou a casa de um dos fundadores da cidade, don José Francisco Vergara Echevers.
Adquirido pelo governo da cidade em 1941, o local se tornou abrigo para o museu e a Escuela de Bellas Artes de Viña del Mar. Nele, estão expostas obras nacionais do período colonial do Chile até obras internacionais dos séculos 16 e 17.
Por fim, o Museo Francisco Fonck, que foi aberto em 1937, preserva fósseis encontrados não só na região de Viña del Mar, mas também nos Andes e na Ilha de Páscoa. Ele é uma homenagem ao primeiro investigador arqueológico do país.
Praias
A região de Viña del Mar tem belas praias, mas é difícil competir com a Playa Reñaca, dona da vista mais bela do pôr do sol da cidade, ela se destaca pela orla enorme, cercada por rochedos paradisíacos e animais marinhos fantásticos.
Apesar da água gelada, a Playa Reñaca vale a visita nem que seja para tomar um pouco de sol. Ali por perto, também dá para conhecer outras praias chilenas, como a Caleta Abarca e a Los Enamorados, que são bem movimentadas e muito bonitas.
Roteiro de viagem para Viña del Mar
O acesso para Viña del Mar é bem fácil, partindo de várias cidades do Chile e, por isso, é possível aproveitar a Cidade das Flores em um dia, ou até mesmo em cinco. Para facilitar o seu planejamento, fizemos um roteiro de 1, 3 e 5 dias de viagem:
O que fazer em Viña del Mar em 1 dia
Viña del Mar é conhecida pelas belas praias. Por isso, se você só tem um dia na cidade, a dica é ir para o litoral. A Playa Reñaca é imperdível, mas há outras por perto que também valem a visita. Seja para tomar um banho de mar e sol, apreciar a vista ou entrar em contato com a natureza, as praias são parada obrigatória.
O que fazer em Viña del Mar em 3 dias
Se você vai estender a viagem, pode aproveitar para fazer um tour pelos quatro museus de Viña del Mar no segundo dia. Cada um deles tem uma temática diferente e envolvem arte, arquitetura, natureza e história. Com certeza, valem a pena.
No terceiro dia, você pode conhecer os castelos da cidade. A vista do mirante do Castillo Wuff é deslumbrante. E o Castillo del Mar, que abriga um renomado restaurante, é uma ótima parada para uma refeição em meio ao pôr do sol.
O que fazer em Viña del Mar em 5 dias
No quarto dia, a dica é apreciar as belezas naturais da cidade. Uma parada no Relógio das Flores, seguida de um passeio até o Jardim Botânico são uma ótima pedida para quem quer conhecer um pouco mais da Cidade das Flores.
No quinto dia, a dica é fazer um bate e volta até Valparaíso, que fica a 20 minutos de Viña del Mar. A cidade portuária também tem praias deslumbrantes e uma arquitetura fenomenal. Assim, você vai fechar a viagem com chave de ouro.
Onde ficar em Viña del Mar
Algumas regiões de Viña del Mar são mais indicadas para a hospedagem de turistas, seja pela proximidade com as atrações, seja pela segurança, seja pela facilidade em se deslocar pela cidade, e até mesmo pelo custo-benefício.
O ideal é procurar acomodações no centro histórico de Viña del Mar. Assim, você consegue acessar todas as regiões com mais facilidade. Mas os bairros de Reñaca e Población também são indicados, pois têm atrações próximas.
Se você tiver dúvidas, pode acessar o Nomad Trips, a plataforma de viagens da Nomad, onde você compra passagens aéreas, reserva hospedagem, aluga veículos e garante ingressos para passeios – tudo em um só lugar.
Você consegue salvar roteiros e viagens para acompanhar o preço e garantir as melhores ofertas. E, com ajuda da inteligência artificial, você cria roteiros personalizados em poucos segundos e pode reservar tudo sem sair do site!
Viaje para Viña del Mar com a Nomad
Sabia que ter uma conta na Nomad torna a sua viagem para XPTO ainda mais vantajosa? Com a conta internacional Nomad, você pode economizar até 10% em compras e viagens internacionais.
Na Nomad, você compra dólar com a cotação comercial, mais barato que em bancos tradicionais e casas de câmbio.
E, com o cartão de débito internacional, você faz compras e realiza pagamentos na moeda local, com conversão automática para dólar. E você confere tudo direto no app da Nomad, com segurança e facilidade. E, se precisar de dinheiro em espécie, pode realizar saques nos caixas eletrônicos da rede MoneyPass.
E os benefícios não param por aí. Clientes Nomad têm acesso a descontos e cashback na compra de passagens aéreas, reserva de hospedagem, aluguel de veículos, contratação de seguro-viagem, ingressos para atrações e muito mais no Nomad Shop.
E, para deixar a sua viagem perfeita, no Nomad Trips você pode comprar passagens aéreas, reservar hotéis, alugar veículos e garantir ingressos para atrações no Brasil e no mundo. Uma plataforma completa para você planejar o seu passeio, monitorar preços e criar roteiros personalizados com o poder da inteligência artificial!
Quer ficar conectado durante a sua viagem? Quem é cliente Nomad pode contratar o Nomad Chip e acessar a internet com praticidade e velocidade nos EUA, na Europa e na América Latina. Tudo direto no app e sem complicações!
E, na hora do embarque, aproveite para descansar no Nomad Lounge, a sala VIP da Nomad no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O lugar perfeito para uma pausa para o café, recarregar o celular, aproveitar um milk-shake e descansar com conforto.
A Nomad também te ajuda a construir ou fortalecer o seu patrimônio. Com apenas US$ 1, você já pode começar a investir no exterior em ativos de renda fixa em dólar, como bonds e CDS (em breve), ETFs, REITs, ações de empresas globais e fundos de investimento selecionados.
Além disso, a conta Nomad é assegurada por órgãos americanos de proteção ao investidor, garantindo mais segurança para você. E você economiza nas suas movimentações com taxa zero de corretagem e ainda recebe relatórios completos para declarar seu Imposto de Renda com facilidade.
Abra a sua conta internacional Nomad agora!
{{cta-institucional}}