Guia de viagem para o Uruguai: tudo o que você precisa saber

Por:
Marcos Pereira
12/12/2024
|
Atualizado em
12/12/2024
15 min de leitura

O Uruguai é um dos melhores países para você fazer sua primeira viagem internacional ou para conhecer um pouco melhor a América do Sul. Com belas praias, cidades históricas e uma rica cultura, o país é perfeito para diferentes estilos de viagem, seja em um final de semana estendido ou férias completas.

Para te ajudar a planejar uma viagem para o Uruguai, preparamos este guia completo e com todas as informações que você precisa saber antes de comprar sua passagem e arrumar as malas. Confira todas as informações sobre o país a seguir!

Como chegar no Uruguai

Chegar ao Uruguai é simples e acessível, com diversas opções de transporte para atender a diferentes preferências e orçamentos.

Via aérea

Ao planejar uma viagem internacional, a forma mais comum é começar procurando por passagens aéreas. E para o Uruguai, não faltam opções de voos.

O principal ponto de entrada aérea no Uruguai é o Aeroporto Internacional de Carrasco (MVD), localizado próximo a Montevidéu, que recebe voos diretos de várias cidades brasileiras, operados pelas companhias:

  • GOL Linhas Aéreas: tem voos diretos de São Paulo (GRU) para Montevidéu.
  • LATAM Airlines: opera rotas diretas de São Paulo (GRU) para Montevidéu.
  • Azul Linhas Aéreas: disponibiliza voos diretos de Porto Alegre (POA) para Montevidéu. 

Via terrestre

Caso não queira pegar um dos voos para o Uruguai, você pode optar por outras formas, como:

  • Ônibus: empresas como a TTL e a EGA operam linhas regulares do Brasil para o Uruguai, partindo de cidades como São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis, com destinos em Montevidéu e Punta del Este.
  • Carro: o Uruguai possui rodovias em boas condições, facilitando o acesso por diversas fronteiras terrestres. Além disso, por ser um dos países que não exigem visto para brasileiros, é possível entrar no país através de pontos como Chuí/Chuy, Jaguarão/Rio Branco e Santana do Livramento/Rivera.

Caso você escolha viajar de carro, será necessário tirar a Carta Verde, o seguro obrigatório para veículos que ingressam no país.

Que tal economizar até 10% na sua próxima viagem para o Uruguai? Com a Nomad, você compra dólar comercial, paga apenas 1,1% de IOF, tem acesso a um cartão de débito aceito em mais de 180 países e ainda ganha descontos e cashback em compras com parceiros selecionados.

Abra a sua conta internacional Nomad sem taxa de abertura e manutenção mensal!

{{cta-component}}

 

Como é o clima no Uruguai

Mesmo sendo um país vizinho, ao preparar sua viagem para o Uruguai, você encontrará um clima bem diferente do Brasil, especialmente no inverno.

Verão (21 de dezembro a 20 de março)

Durante o verão, as temperaturas oscilam entre 18°C e 28°C, podendo ultrapassar os 30°C em algumas regiões. É a estação mais quente e úmida, então se você está à procura de um dos melhores destinos para viajar com amigos, as praias uruguaias podem ser uma excelente opção.

Outono (21 de março a 20 de junho)

O outono no Uruguai apresenta temperaturas mais amenas, variando entre 12°C e 20°C. Durante essa estação, as folhas das árvores mudam de cor, criando paisagens deslumbrantes, especialmente nas áreas rurais.

Inverno (21 de junho a 20 de setembro)

No inverno, as temperaturas médias ficam entre 6°C e 14°C, com possibilidade de geadas e, raramente, neve em regiões como Montevidéu. Os ventos frios vindos das pampas argentinas podem intensificar a sensação de frio. 

Primavera (21 de setembro a 20 de dezembro)

Por fim, temos a primavera, que é caracterizada por um clima agradável, com temperaturas entre 15°C e 22°C. No entanto, é uma estação volátil, com mudanças climáticas súbitas e ventos frequentes.

Como escolher o melhor pacote de viagem para o Uruguai

Escolher um pacote de viagem para o Uruguai, assim como arrumar a mala para uma viagem internacional, requer um bom planejamento e atenção aos detalhes. Para isso, leve sempre em consideração os tópicos abaixo:

  1. Roteiro: desde a capital Montevidéu até as praias de Punta del Este e a histórica Colônia do Sacramento, o que não faltam são opções de passeios. Decida quais cidades e atrações deseja visitar para que o pacote inclua esses locais.
  2. Duração da viagem: determine quantos dias pretende ficar no país e escolha um pacote de viagem para o Uruguai que possa ser ajustado ao seu cronograma.
  3. Época do ano: os preços de passagens e hospedagens podem variar conforme a temporada. No verão, o movimento aumenta devido às praias, tornando-se alta temporada, enquanto o inverno oferece uma experiência mais tranquila.

E para facilitar ainda mais seu roteiro, acesse o Nomad Trips, a plataforma de viagens da Nomad! Com ela, você tem tudo para a sua viagem em um só lugar, como:

  • Compra de passagens aéreas
  • Reservas de hospedagem
  • Aluguel de veículos
  • Compra de passeios e pacotes turísticos

Sem falar que, com a inteligência artificial, você pode criar roteiros personalizados para seu pacote de viagem para o Uruguai, considerando o destino, duração da viagem, orçamento e preferências específicas.

O que fazer no Uruguai

Em sua viagem para o Uruguai, você terá inúmeras opções de passeios e locais para visitar, desde cidades históricas até lindas praias.

Para não ficar perdido, dê uma olhada em algumas sugestões com o que fazer no Uruguai:

Ciudad Vieja em Montevidéu

A parte histórica da capital é cheia de charme, com ruas de pedra, construções antigas e um clima que lembra o passado. Passe no Mercado del Puerto para provar os pratos típicos e conhecer mais da cultura local.

Rambla de Montevidéu

A longa orla da cidade será perfeita caso você goste de caminhar ou pedalar enquanto aprecia uma boa vista. Sem falar que, ao entardecer, o pôr do sol será um espetáculo à parte.

Colônia do Sacramento

Com ruas de paralelepípedos e arquitetura colonial, a cidade é Patrimônio Mundial da UNESCO. Subir o Farol de Colônia de Sacramento garante uma vista impressionante da região.

Praias de Punta del Este

Esse balneário é famoso por sua beleza e movimentação. Visite a Playa Brava, onde está a escultura La Mano, ou a Playa Mansa, que é mais tranquila e ideal para relaxar.

Cabo Polônio

Esse refúgio natural é um destino único e que se encaixa perfeitamente em qualquer roteiro de viagem para o Uruguai. Sem energia elétrica na maior parte da área, o local garante uma experiência diferente. Está cercado por leões-marinhos e paisagens preservadas.

Vinícolas de Canelones

A região é referência na produção de vinhos, especialmente os feitos com a uva Tannat. Este é um destino romântico para curtir uma viagem de casal, especialmente se gostarem de vinho, pois os produtores locais oferecem degustações especiais.

Casapueblo em Punta Ballena

Esse antigo ateliê do artista Carlos Páez Vilaró virou um dos símbolos do Uruguai. Com arquitetura muito específica e uma vista deslumbrante para o mar, é um lugar inesquecível.

Parque Nacional de Santa Teresa

Localizado em Rocha, o parque combina natureza e história. Além das praias, há trilhas e uma antiga fortaleza que vale a pena conhecer.

Dicas de roteiro de viagem para o Uruguai

Agora que você já sabe o que fazer no Uruguai, separamos um roteiro de até 15 dias para você aproveitar ao máximo e curtir os principais pontos turísticos da região.

O que fazer no Uruguai em 3 dias

Em três dias, Montevidéu é o ponto de partida perfeito. Dedique o primeiro dia à Ciudad Vieja, onde as ruas de pedra e construções históricas revelam o charme da capital. 

E quando o assunto é o Turismo Gastronômico, o Mercado del Puerto é a escolha ideal para almoçar e experimentar pratos típicos do país. No final da tarde, caminhe pela Rambla e aprecie o pôr do sol no Rio da Prata para fechar a noite.

No segundo dia, vá para Punta del Este e conheça a icônica escultura La Mano, na Playa Brava. Passeie pelo porto e termine a noite na badalada região de La Barra. 

Já no terceiro dia de sua viagem para o Uruguai, visite Colônia do Sacramento. Explore o encantador bairro histórico, suba no farol para apreciar a vista e finalize o dia com um jantar à beira do Rio da Prata.

O que fazer no Uruguai em 4 dias

Com mais um dia, vale a pena voltar a Montevidéu e conhecer o Parque Rodó, um espaço que mistura lazer e cultura. Caminhar por seus jardins e visitar o Museu Nacional de Artes Visuais, localizado na região, é uma ótima pedida para conhecer belas obras de arte e, claro, descansar um pouco. 

À noite, aproveite a música tradicional, com apresentações de tango ou candombe, que dão vida à história musical do país.

O que fazer no Uruguai em 5 dias

Caso queira adicionar mais um dia em sua viagem para o Uruguai, inclua Carmelo no roteiro. Essa cidade é famosa por suas vinícolas, onde é possível participar de degustações e aprender mais sobre o vinho Tannat, uma das joias do Uruguai. 

O que fazer no Uruguai em 7 dias

Com uma semana à disposição, inclua a vila litorânea Punta del Diablo no roteiro. Apesar do nome, por lá você encontrará praias lindas e uma vida mais simples e tranquila. 

O que fazer no Uruguai em 10 dias

Com mais dias de férias, cidades como La Paloma e José Ignacio podem fazer parte de sua viagem para o Uruguai

La Paloma é sinônimo de tranquilidade, com praias serenas e um ambiente acolhedor. Já José Ignacio combina sofisticação e exclusividade, sendo conhecido por seus restaurantes de alto nível e paisagens que encantam qualquer visitante.

O que fazer no Uruguai em 15 dias

Tem duas semanas disponíveis para passear pelo Uruguai? Então é possível conhecer regiões menos visitadas, aproveitando ao máximo a cultura do país. Comece incluindo Rivera, cidade localizada na fronteira com o Brasil, famosa pelas lojas duty free. Use um cartão de crédito internacional e aproveite bons preços.

De lá, siga para Tacuarembó, conhecida como a capital do tango no Uruguai. Essa cidade garante experiências culturais únicas, como apresentações de dança e o Museu Carlos Gardel, que homenageia uma das maiores figuras desse estilo musical.

Precisa de visto para o Uruguai?

Ao viajar para o Uruguai, você não precisará de visto, e o país é, inclusive, um dos destinos que dispensa passaporte para brasileiros. No entanto, algumas condições podem variar dependendo do propósito da sua visita.

Turismo

Para viagens turísticas, brasileiros podem entrar no Uruguai apenas com o RG (em boas condições e com foto atualizada), sem a necessidade de visto ou passaporte.  A permanência máxima é de 90 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90 dias.

Trabalho

Se a intenção é trabalhar no Uruguai, embora você não precise de visto para entrar no país, será necessário obter uma autorização de residência temporária ou permanente, dependendo da duração da sua estadia.

Para isso, você precisará apresentar os seguintes documentos:

  • Passaporte válido
  • Contrato de trabalho
  • Carta de promessa de emprego emitida por uma empresa uruguaia registrada

Estudo

Para estudar no Uruguai, também não é exigido visto prévio. No entanto, ao chegar, é necessário solicitar a residência temporária para estudantes. Os documentos requeridos incluem:

  • Passaporte válido
  • Comprovante de matrícula em instituição de ensino uruguaia reconhecida
  • Comprovante de recursos financeiros para se manter durante o período de estudos

Documentos para entrar no Uruguai

Por ser um país pertencente ao Mercosul, os documentos para sua viagem para o Uruguai são simplificados. Como brasileiro, você pode entrar no país apresentando um dos seguintes documentos:

  • Passaporte: deve estar válido por pelo menos seis meses a partir da data de entrada no país. Saiba como renovar o passaporte clicando aqui.
  • Carteira de identidade (RG): precisa estar em bom estado de conservação e ter sido emitida há menos de 10 anos, com uma foto que permita sua identificação clara. Documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteiras profissionais não são aceitos para entrada no Uruguai. 

Dicas adicionais

  • Menores de idade: devem apresentar passaporte ou RG próprios. Certidões de nascimento não são aceitas.
  • Entrada com veículo próprio: se você pretende entrar no Uruguai com seu veículo, é obrigatório ter o Seguro Carta Verde, que cobre danos pessoais e materiais a terceiros em países do Mercosul.

Seguro viagem para o Uruguai

Atualmente, você não precisa de um seguro viagem para o Uruguai. Entretanto, é altamente recomendável que você adquira um plano que cubra eventuais despesas médicas, hospitalares e situações imprevistas, como extravio de bagagem ou cancelamento de voos. Isso garante maior tranquilidade durante sua estadia.

O que vale a pena comprar no Uruguai

Existem alguns itens que você não pode deixar de aproveitar para comprar no Uruguai. Confira os principais:

Alfajores

Se você gosta de tradicional doce, os alfajores uruguaios precisam ser uma prioridade em sua lista. Marcas como Punta Ballena e Alfajores de las Sierras de Minas são as mais conhecidas e fáceis de encontrar em supermercados, farmácias e lojas especializadas. 

Doce de leite

O doce de leite uruguaio é famoso por sua cremosidade e sabor único. Marcas como Conaprole, Lapataia e Narbona garantem produtos de alta qualidade. Você pode encontrar em supermercados e lojas de produtos locais. 

Vinhos

Como você viu acima, o Uruguai é reconhecido por seus vinhos, especialmente os produzidos com a uva Tannat. Visitar vinícolas como a Bodega Garzón ou a Bodega Bouza pode ser uma ótima oportunidade para degustar e adquirir rótulos exclusivos. 

Artesanatos

Aproveite e compre artigos de couro, cerâmicas e tecidos nas feiras, como a Feria de Tristán Narvaja, em Montevidéu.

Roupas de Lã

Devido ao clima frio em algumas regiões, o Uruguai produz roupas de lã de alta qualidade. Casacos, ponchos e mantas são encontrados em lojas especializadas e feiras de artesanato.

Leia também: Vale a pena ter um cartão de débito internacional? Descubra aqui!

Quanto custa uma viagem para o Uruguai

A estimativa de quanto custa uma viagem para o Uruguai é uma das principais questões a ser considerada. Afinal, não tem a menor graça fazer uma viagem e ficar contando as moedas, não é mesmo? Ao planejar seu roteiro, leve em consideração:

Passagens para o Uruguai

Os preços dos voos para o Uruguai variam conforme a cidade de origem e a época do ano. Em média, uma passagem de ida e volta do Brasil para Montevidéu custa entre R$ 1.200 e R$ 1.500. Já a passagem de ônibus tem um custo médio de R$ 390.

Hospedagem no Uruguai

Como na maioria dos países, as opções de hospedagem no Uruguai são bem variadas, desde hostels até hotéis de luxo. Para uma estadia confortável em hotéis de 3 ou 4 estrelas, o custo diário por pessoa fica em torno de R$ 200 a R$ 300. 

Alimentação no Uruguai

Considerando refeições em restaurantes de médio padrão, você gastará em torno de R$ 150 a R$ 200 por dia. 

Transporte no Uruguai

O transporte público em cidades como Montevidéu são bem eficientes, já no interior é mais comum usar aplicativos como Uber, Cabify e táxis, mas sempre cheque o valor antes de iniciar a viagem.

Passeios turísticos no Uruguai

O Uruguai tem diversas atrações turísticas, algumas gratuitas e outras pagas. Reservar cerca de R$ 500 para ingressos e atividades ao longo da viagem é uma estimativa razoável.

Seguro viagem para o Uruguai

Embora não seja obrigatório, é altamente recomendável contratar um seguro viagem. Clientes Nomad podem usar o Nomad Shop e ter acesso a benefícios e descontos em seguros de viagem. Os valores variam conforme a cobertura escolhida, mas é possível encontrar opções a partir de R$ 100 para uma semana de viagem.

Chip internacional para o Uruguai

Para não ficar dependendo do Wi-Fi do hotel e de locais públicos, é extremamente importante você adquirir um chip internacional durante sua viagem para o Uruguai.

Clientes Nomad têm acesso ao Nomad Chip, um eSIM internacional que oferece planos de dados para diversos países, incluindo o Uruguai. E quem estiver a partir do nível 1 do Nomad Pass e já ter realizado ao menos uma operação de câmbio, ganha 1 GB grátis por 7 dias.

Quanto dinheiro levar para o Uruguai

Considerando os valores mencionados acima, em uma viagem de 7 dias para o Uruguai, o gasto por pessoa ficaria entre R$ 2.000 e R$ 5.300. Lembrando que os valores podem sofrer pequenas variações devido à flutuação cambial e ao seu estilo de viagem.

Como cada viajante tem seu roteiro e orçamento, considere as estimativas a seguir para sua viagem:

  • Viagem econômica: R$ 200 a R$ 300 por dia
  • Viagem confortável: R$ 370 a R$ 600 por dia

Como levar dinheiro para o Uruguai

Para levar dinheiro em uma viagem internacional, seja para o Uruguai ou qualquer outro país, é preciso tomar alguns cuidados. As opções mais comuns incluem:

Dinheiro em espécie

Levar quantias em espécie em uma viagem para o Uruguai pode ser uma boa pedida, especialmente se você for viajar para o interior.

No entanto, é mais vantajoso trocar reais por pesos em casas de câmbio locais, onde as taxas geralmente são mais favoráveis. Evite trocar dinheiro no Brasil, pois as cotações tendem a ser menos interessantes.

E embora o Uruguai seja um dos países mais seguros da América do Sul, essa forma de pagamento é mais arriscada, dada a possibilidade de perda ou roubo.

Cartão de crédito

Os cartões de crédito internacionais são amplamente aceitos no Uruguai, sendo especialmente úteis para parcelar compras ou em situações de emergência. Contudo, as transações estão sujeitas ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 4,38%, além de possíveis variações cambiais até o fechamento da sua fatura.

Cartão de débito internacional

O melhor jeito de levar dinheiro para o Uruguai é o cartão de débito internacional, como o Cartão Nomad. Esse meio de pagamento oferece diversas vantagens, como:

  • Taxas menores: ao contrário do cartão de crédito, o cartão de débito internacional pode oferecer taxas mais baixas.
  • Controle financeiro: como os gastos são debitados diretamente da conta bancária, é mais fácil gerenciar o orçamento da viagem, evitando surpresas na fatura.
  • Segurança: levar grandes quantias em espécie pode ser arriscado. Com o cartão de débito internacional, é possível realizar saques conforme a necessidade, minimizando o risco de perdas ou roubos. E caso seja necessário, é possível solicitar o bloqueio do cartão pelo app ou pela central de atendimento.
  • Facilidade de uso: cartões de débito são amplamente aceitos e permitem realizar saques no exterior e, em alguns casos, realizar pagamentos por aproximação ou com carteiras digitais.

No geral, é recomendável combinar uma quantia moderada em espécie para despesas imediatas com o uso de um cartão de débito internacional para gastos maiores e saques. Dessa maneira você terá conveniência, segurança e economia, permitindo que você aproveite sua viagem ao Uruguai com tranquilidade.

Viaje para o Uruguai com a Nomad e economize!

Agora que você já sabe o que fazer no Uruguai, escolha os seus destinos preferidos e monte o seu roteiro de viagem.

E na hora de embarcar, conte com a conta internacional Nomad para tornar a sua viagem ainda mais vantajosa, com economia de até 10%!

Na Nomad, você compra dólar com a cotação comercial, mais barato que em bancos tradicionais e casas de câmbio. E você só paga 1,1% de IOF nas operações.

E com o cartão de débito internacional, você faz compras e realiza pagamentos na moeda local, inclusive peso uruguaio, com conversão automática para dólar. E você confere tudo direto no app da Nomad, com segurança e facilidade. E se precisar de dinheiro em espécie, pode realizar saques nos caixas eletrônicos da rede MoneyPass.

E os benefícios não param por aí. Clientes Nomad têm acesso a descontos e cashback na compra de passagens aéreas, reserva de hospedagem, aluguel de veículos, contratação de seguro de viagem, ingressos para atrações e muito mais no Nomad Shop.

E para deixar a sua viagem para o Uruguai perfeita, no Nomad Trips você pode comprar passagens aéreas, reservar hotéis, alugar veículos e garantir ingressos para atrações no Brasil e no mundo. Uma plataforma completa para você planejar o seu passeio, monitorar preços e criar roteiros personalizados com o poder da inteligência artificial!

Quer ficar conectado durante a sua viagem? Quem é cliente Nomad pode contratar o Nomad Chip e acessar a internet com praticidade e velocidade nos EUA, Europa e América Latina. Tudo direto no app e sem complicações!

E na hora do embarque, aproveite para descansar no Nomad Lounge, a sala VIP da Nomad no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O lugar perfeito para uma pausa para o café, recarregar o celular, aproveitar um milk-shake e descansar com conforto.

A Nomad também te ajuda a construir ou fortalecer o seu patrimônio. Com apenas US$ 1, você já pode começar a investir no exterior em ativos de renda fixa em dólar, como bonds e CDS (em breve), ETFs, REITs, ações de empresas globais e fundos de investimento selecionados.

Além disso, a conta Nomad é assegurada por órgãos americanos de proteção ao investidor, garantindo mais segurança para você. E você economiza nas suas movimentações com taxa zero de corretagem e ainda recebe relatórios completos para declarar seu imposto de renda com facilidade.

Abra a sua conta internacional Nomad agora!

{{cta-component}}

Compartilhe:

No items found.